Chez Bastião – RW 2011, 3ª edição


Excepcionalmente nos próximos dias, entre 22 de agosto e 04 de setembro, a equipe do ONDEcomo cobrirá a Restaurant Week! Confiram então o site regularmente, teremos um diferente estilo de atualização sempre que visitarmos algum estabelecimento da week. Caso você deseje que visitemos algum restaurante específico do festival, deixe seu recado ou mande um e-mail para nós, e não se esqueça de falar qual menu (noturno ou diurno) você gostaria que fosse avaliado. Nessa edição, os valores para o menu degustação com entrada, prato principal e sobremesa são R$29,90 no almoço e R$39,90 no jantar.

NOTA GERAL: 4.0/5

Menu JANTAR

Sobre o Chez Bastião:

O restaurante se encontra bem localizado e tem fácil acesso, porém são baixas as possibilidades de se encontrar uma vaga realmente próxima. O ambiente do Chez Bastião é elegante, com pé direito duplo, janelas enormes e piano de calda, resumindo, tudo que possa exalar finésse e refino. Além de ter uma prataria toda especial. O atendimento é suficientemente atencioso, apesar de não condizer com o nível de qualidade do ambiente. Existe todo um cuidado em manter a mesa sempre limpa, o que pode chegar a ser um pouco constrangedor, porém existe uma relativa falta de atenção aos pequenos detalhes, como um talher que caiu ao chão e não foi coletado durante toda a noite.

Gastronomia:

Os pratos do Chez Bastião foram servidos num espaçamento de tempo regular, porém em demasia longos. Especialmente se levarmos em conta que o restaurante não estava cheio. Ainda assim foi, das casas visitadas até agora, o menu que mais evoluía à medida que avançavam os pratos, tendo início com uma entrada elegante e leve, passando por um prato mais sofisticado e presente, para ser finalizado com uma sobremesa saborosa que não mascarava todos os demais passos do menu. Me agrada ver quando um menu degustação é pensado como um conjunto, e não apenas como pratos isolados servidos sequencialmente.

Entradas:

Endívias ao creme de ricota e carne seca: 4/5

Todos os gostos eram muito bem misturados, gerando um sabor generalizado e um pouco complicado de distinguir. A pasta de ricota e carne seca, extremamente suave, se contrapunha às endívias mais amargas, formando uma deliciosa textura entre o crocante das folhas e o cremoso da ricota. O alho poró e o molho de pesto (que infelizmente tinha um papel mais decorativo) estavam excelentes, e a apresentação era simplesmente linda. Um prato digno de um menu degustação.

Pétalas de salmão marinado ao coentro e aneto: 3/5

Mais um prato do menu que era extremamente bem apresentado. O peixe, que estava um pouco duro, poderia ter sido melhor cortado, evitando as partes mais escuras do salmão, que têm um gosto de pescado mais elevado. A espessura das fatias, no entanto, foi mantida impecavelmente em cada pétala, demonstrando um cuidado especial no momento do preparo. As primeiras garfadas podem gerar uma impressão de certo excesso de sal, mas nada que não venha ser resolvido à medida que se desenvolve o prato. A sensação final é a de que falta alguma coisa, talvez um toque cítrico (que deveria ter ido além do enfeite) ou alguma redução para ir de encontro com o sabor do peixe.

Pratos principais:

Capeleti de coelho ao molho de mostarda em grão: 4/5

O ponto da massa estava ideal, e o seu sabor, sensacional. A carne estava gostosa, porém um pouco seca demais, não proporcionando aquela sensação de suculência esperada. Temperos à parte, a surpresa realmente desagradável foi encontrar os ossos do coelho misturados à carne, deixando a experiência um pouco decepcionante. Ainda assim o conjunto ganhava todo um patamar diferenciado quando combinado com o molho. Molho, aliás, que tinha um gosto maravilhoso, porém um cheiro não tão encantador, e vinha acompanhando o prato numa quantidade quase que decorativa, definitivamente insuficiente para todos os capeletis.

Filé de linguado ao sabor de amêndoas e purê de baroa: 5/5

Uma DELÍCIA! O peixe tinha o sabor presente com tempero maravilhoso, e estava no ponto que mantinha a textura ideal de algo um pouco crocante mas ainda suave. A batata estava super, super cremosa e completava o peixe com um sabor doce e aveludado capaz de fazer até os mais chatos tremerem de prazer. As amêndoas davam o ponto final, perfeitamente fatiadas em finíssimas folhas, dando um toque crocante e áspero, deixando todo o jogo de texturas e sabores completo.

Sobremesas:

Espuma de créme brûlèe com pêras caramelizadas: 3/5

Para quem tiver dúvidas sobre o sabor da sobremesa: Suco de sorvete de creme, servido morno, devidamente “maçaricado” após ser montado na taça. De creme brulee mesmo, nada, ou melhor, a casquinha de açúcar. Mesmo assim o sabor não era ruim, só um pouco decepcionante, especialmente quando a espuma (prometida) não era uma espuma. As pêras caramelizadas ao fundo eram maravilhosas, mantendo uma textura parecida com a da fruta porém um pouco mais fibrosa, e com um adocicado que complementava a sobremesa muito bem.

Brownie de chocolate com sorvete de creme: 5/5

Já ouviu a expressão: de comer de joelhos? Pois é. Eis aí. Fico feliz em dizer que foi um dos melhores brownies que já comi na vida. Com gosto de chocolate, devidamente queimado e crocante, com o centro ainda macio e levemente cremoso. O brownie estava quentinho e não enjoava, dando picos entre o amargo e doce e o cremoso e crocante. A bola de sorvete era dispensável, e estava lá mais pra fazer uma contra-posição quente/frio no prato, se tornando aquela figurante pouco capaz da cena que era melhor nem existir.

Dicas:

Nenhum prato chegou a decepcionar, mas a experiência do Brownie e do Linguado valem ser conferidas. O restaurante tem um ambiente requintado e um atendimento aceitável, além de uma cozinha muito cuidadosa. Detalhes sem sombra de dúvidas importantes que me fazem pensar no porque, já que durante o festival da week os preços são fixos, seu volume de clientes ainda era tão baixo.

post and review by Eduardo Boaventura e Path Tôrres 

Anúncios

2 Respostas para “Chez Bastião – RW 2011, 3ª edição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s