A Trattoria Via Destra – RW 2011, 3ª edição


Excepcionalmente nos próximos dias, entre 22 de agosto e 04 de setembro, a equipe do ONDEcomo cobrirá a Restaurant Week! Confiram então o site regularmente, teremos um diferente estilo de atualização sempre que visitarmos algum estabelecimento da week. Caso você deseje que visitemos algum restaurante específico do festival, deixe seu recado ou mande um e-mail para nós, e não se esqueça de falar qual menu (noturno ou diurno) você gostaria que fosse avaliado. Nessa edição, os valores para o menu degustação com entrada, prato principal e sobremesa são R$29,90 no almoço e R$39,90 no jantar.

OBS:  A Trattoria Via Destra estendeu sua participação no festival até o dia 11/09.

NOTA GERAL: 3.8/5

Menu ALMOÇO

Sobre a Trattoria Via Destra:

O lugar é bem bonito, suas paredes são decoradas com arte renascentista e seu ambiente é típico de uma cantina, com janelas longas, paredes pintadas e detalhes, telhados e mesas de madeira. O atendimento foi um tanto quanto estranho, dando a impressão de que o garçom estava completamente perdido com o movimento da casa. A maneira de lidar com os pedidos de pratos, de forma individual e não de maneira conjunta, quebra a ideia de um menu degustação, onde os pratos deveriam ser servidos automaticamente à medida que você os finaliza, e não vinte minutos após o seu pedido, transformando os menus fechados do Restaurant Week apenas num estilo de promoção de almoço. No geral, mesmo corrido, ao atendente foi simpático e capaz de explicar bem os pratos servidos pela casa. Uma infelicidade foram nossos guardanapos que, sem exceções, estavam bastante molhados.

Gastronomia:

As entradas chegaram rapidamente, porém houve demora para o prato principal. Como já foi explicado, os pratos são pedidos separadamente, ficando por conta do cliente ponderar o tempo que se leva para cozinhar um prato e para terminar de comer o atual, para que assim possa efetuar o pedido ainda durante a etapa anterior (pedir o prato principal quando está comendo a entrada, ou a sobremesa durante o prato principal) a fim de evitar longas esperas.

Entradas:

Antipasti Al Italiana (jardineira de legumes, conserva de berinjela, geléia de pimentões, pasta de queijo e cesta de pães): 3/5

A conserva de berinjela estava boa, salgadinha, bastante temperada e saborosa, e a jardineira de legumes também, porém os patês de pimentão não estavam tão agradáveis, extremamente aguados e doces, servindo somente para compor a apresentação e formar a bandeira da Itália com os três molhos. Os pães eram gostosos, porém não se sobressaíam demais, tendo alguns sabores diferenciados (como um pão com figo) e outros bem padronizados. É definitivamente uma boa opção para menu degustação, afinal é uma entrada fácil de se deixar pronta, agilizando bastante o processo do menu e aliviando a cozinha para os pratos principais.

Pratos principais:

Tortelloni verde al sugo di pomodori (massa verde recheada de muçarela e manjericão ao molho sugo de tomates italianos): 5/5

Um prato bem apresentado, e em quantidade ideal. Seu molho de tomate estava excepcional, e quando digo excepcional é excepcional mesmo, com toques de alho e sabor presente do tomate, tem ser muito sólido nem muito líquido, no ponto em que um molho de tomates deveria ser. A massa verde estava num ponto ideal, mantendo-se suave e com uma textura mais aveludada, além do sabor sensacional. O recheio de queijo e manjericão estava bem suave e equilibrado, ainda que pessoalmente eu prefira mais presença do manjericão. O mix dos ingredientes e sabores maravilhosos, principalmente por permitir que os deliciosos tomates italianos tivessem um papel importante, faziam um prato realmente incrível.

Brasato Al vino rosso con linguine al burro e salvia (carne bovina ao vinho tinto, acompanhada de linguine na manteiga aromatizada com salvia): 3/5

A massa estava num ponto certo e vinha em boa quantidade. Já para a carne, é importante rezar para seu pedaço ser satisfatório, pois alguns dos pratos que vi tinham a porção em tamanho pouco maior do que o de um tubete, sendo insuficiente para compor o prato e acompanhar o linguine. Enquanto a massa não tinha preparo algum, e estava ali exclusivamente para acompanhar, a carne tinha toda uma elaboração para seu molho. Molho que estava muito gostoso, muito temperado e era bastante presente, criando uma dependência total do sabor do prato .

Sobremesa:

Pannacotta: 4/5

Infelizmente a outra opção, Dolce di limone ed arancio al gelato tinha se esgotado e sido substituída por uma bola sorvete de creme ou frutas vermelhas. Assim ignoramos o sorvete e pedimos apenas a pannacotta. Pannacotta que, devo dizer, estava sensacional! Docinha, cremosa, gostosa e… pequena. Na textura perfeita com um molho simples, nosso “pudim italiano” deixava apenas a indignação causada pela sensação de quero mais. Uma digna e deliciosa pannacotta que apesar de seu tamanho finalizou muito bem o menu da trattoria.

Dicas:

Aproveitem que A Trattoria Via Destra estendeu o menu da Restaurant Week até dia 11! Seu menu de almoço é uma delícia, ainda que tenhamos tido alguns problemas com o estilo de atendimento da casa. Não existe mais de uma opção de entrada, porém para o prato principal recomendo o Tortelloni, que é sensacional, e para a sobremesas, bom, não testamos o doce de limão, mas a pannacotta era uma delícia. É claro que você é livre para montar o seu próprio menu, aqui ficam apenas dicas da nossa experiência com os pratos que pedimos.

post and review by Eduardo Boaventura e Path Tôrres 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s