Cocana Beer – Circuito Gastrô Pampulha 2011

CIRCUITO GASTRONÔMICO DA PAMPULHA 2011 – 2ª EDIÇÃO

Entre os dias 06 de setembro e 20 de novembro, a equipe do ONDEcomo cobrirá o Circuito Gastrô da Pampulha! Visitem o site regularmente para conferirem as revisões dos restaurantes participantes. Postaremos em um estilo de atualização exclusivo de circuitos e festivais sempre que visitarmos algum estabelecimento do Circuito. Caso você deseje que visitemos algum restaurante específico, deixe seu comentário ou mande um e-mail para nós no ondecomo@gmail.com!

NOTA GERAL: 3.0/5

Sobre o Cocana Beer:

O  lugar é enorme, mostrando que a Pampulha tem realmente uma tendência  megalomaníaca no tamanho dos restaurantes, em especial para aqueles na orla da lagoa. A decoração peca em alguns aspectos, chegando a ser excessivamente mono-tom, bastante poluída e ter como papel de parede uma plotagem ampliada de um trançado de bambus de gosto infeliz. Mas nem tudo é de mal gosto, existem pontos muito simpáticos da arquitetura e do design, como uma casinha de pedra ao fundo, a aparência de chalé do lugar, e as cachoeiras distribuídas pelo ambiente. O atendimento é bom e atencioso, porém a amplitude e distribuição das mesas pode dificultar na chamada de atenção de um garçom que, uma vez fisgado, atende com eficiência e rapidez.

Gastronomia:

O Cocana surpreende na apresentação. O que parecia um enorme bar, serve pratos muito bonitos, que claramente foram cuidadosamente montados, e tudo isso num valor aceitável. Há flexibilidade para o festival, dando ao acompanhante a opção de qualquer outro “prato individual”, porém não existe grande variedade destes.

Pratos principais:

Scalope de filé (molho roty com risoto de funghi): 2/5

A carne estava simplesmente ok, dando mais margem ao sabor do molho que do escalope propriamente dito. Os finos bifes pra lá de bem passados não esbanjavam a tradicional suculência de um escalope, deixando sua textura um pouco dura à mordida. Seu risoto também estava passado, e isso pode ser notado até mesmo pela foto! O arroz já se encontrava num ponto tal que, sem nem me esforçar amassando-o, poderia ser tratado como um creme, ou purê – transformação um pouco desagradável para aqueles que apreciam um bom risoto. Embora presentes, os cogumelos do risoto acabaram dando pouco gosto de funghi no resultado final, se comportando mais como um leve toque ao fundo, e uma eventual (e agradável) textura mais firme.

Salmão ao molho de mel (com risoto de parmegiana): 4/5

Uma combinação de prato mais complexa já que, muitas vezes, a balança entre o doce e o salgado acaba pendendo apenas para um lado. Detalhe que não aconteceu aqui, graças ao molho de mel bastante doce e sensacional, fazendo o contraponto perfeito com o risoto mais salgado. A peça de salmão estava no ponto ideal para o peixe, retendo o gosto do pescado sem se tornar excessivamente enjoativa, e as finas fatias de maçã davam um agradável crocante às mordidas. O risoto, infelizmente (e novamente), tinha todos os problemas de textura daquele descrito no prato acima, mas aqui seu gosto era pra lá de agradável, e seu papel era primordial para a realização do contraste entre o doce e o salgado. Um prato que surpreendeu de forma agradável, sendo não apenas visualmente lindo, como bem pensado, com suas texturas e sabores variados e complementares.

Dicas:

O Cocana é uma boa opção para vários horários e perfis de clientes, com seu ambiente amplo e descontraído. É um lugar relativamente bonito, bastante amplo, e com uma variedade boa no cardápio. Servindo um pouco de tudo, de pratos (aqui comentados) até petiscos e pizzas da casa. Com um preço bom, que fica ainda mais atraente graças ao festival, a casa definitivamente é uma opção que deve ser aproveitada.

post and review by Eduardo Boaventura e Path Tôrres 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s