Domenico Pizzeria

NOTA GERAL: 4.4/5

www.domenicopizzeria.com.br
Rua Cláudio Manoel, 583 – Funcionários – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2516-2969

Localização e Ambiente: 5/5

O local é muito bonito, e fica bem próximo de tudo da Savassi, sem estar, no entanto, colado ao tumulto noturno da região. Com uma fachada num tom de mostarda que remete um estilo mais clássico, quebrado por vezes por um jogo de vidros mais moderno, a casa assombra pela simplicidade das suas composições, todas sempre assertivas. O ambiente interno não fica para trás, suas paredes num tom vivo de verde levam o símbolo da casa e lembram uma longa sala de uma tradicional casa de família rica, decorada pontualmente por diversos quadros de postais italianos e mobiliada com móveis num estilo moderno/vintage remetendo aos achados em canteiros de demolição.

Atendimento: 4/5

O atendimento tem seu ponto alto nas suas singularidades. Ainda que num momento conturbado e cheio, o proprietário da casa, Domenico, está sempre presente e cuida muito bem do relacionamento com o cliente. Vai sempre às mesas e tem uma constante preocupação com os pratos e com a qualidade geral da experiência que é visitar sua casa. Por outro lado determinados pontos foram negligenciados por seus funcionários que, algumas vezes, estendiam a mão com a palma virada para os clientes, num estilo antipático de se falar “espera eu ter tempo pra você”, ou até no simples detalhe de nossa mesa não ter sido, em momento algum, arrumada (com pratos, talheres e guardanapos).

Gastronomia: 4.5/5

Pizzas:

Assisi (pomodoro, mozzarella especial, prosciutto crudo, lâminas de champignon de paris, folhas de basílico): 5/5

Uma pizza sem exageros nem pontas soltas. Os cogumelos paris apenas temperavam suavemente, enquanto o parma compunha com elegância os pedaços. É complicado explicar um prato onde cada mordida tinha um sabor e cada garfada relembrava um sentimento diferente, uma pizza que se molda enquanto o processo de degustação ocorre, e que passa bem por todos os sabores de seus ingredientes. Tudo grita excelência, do leve gostinho residual dos cogumelos até o amargo mais presente do manjericão de folha larga. Definitivamente uma ótima pizza que acompanhava muitíssimo bem uma bebida mais forte.

Torino (pomodoro, mozzarella especial, parmesão, gorgonzola, catupiry): 5/5

Existe aqui, uma teoria simples sobre a qualidade das pizzas de uma casa. Na busca de definir a qualidade das pizzas de uma casa especializada, basta pedir a pizza de quatro queijos (aqui nomeada de Torino), e ver como esta se sai. Geralmente o resultado desse sabor diz muito sobre qualquer outra pizza da carta.

Na Domenico, no entanto, tive um problema – afinal, após a primeira garfada, notei que dificilmente qualquer outra pizza da carta teria a oportunidade de chegar perto do sabor aqui experimentado. Uma pizza que, do início ao fim, estava maravilhosa! Com um gosto forte do molho de tomate bastante temperado da casa, o mix de queijos sensacional e disposto nas proporções perfeitas, balanceando entre os sabores mais fortes e os mais suaves, sem deixar que nenhum deles se sobressaia além da conta dos demais. TUDO gritava a perfeição, sem sombra de dúvidas uma pizza para se pedir, repetir, repetir, repetir…

Roma (pomodoro, mozzarella especial, calabresa artesanal picante, orégano): 3/5

Na medida em que você vai desenvolvendo as mordidas, é possível se sentir o feliz ardor do “picante”. Ardor que só vai melhorando a cada mordida. Esta foi a única pizza da noite que exagerava em alguma medida. Suas fatias de calabresa, em demasio volume, estavam tostadas e temperadas demais, perdendo a suculência da linguiça e roubando todo o sabor dos demais ingredientes. Ainda assim o conjunto (simples como descrito no cardápio) combinava extremamente bem para os fãs de algo mais temperado (apimentado). A infelicidade fica mesmo por conta de um estranho gosto residual, possivelmente proveniente da carne, que recordava muito aqueles tradicionais petiscos salgadinhos embalados e industrializados, para não dar outro nome aos bois, se é que vocês me entendem.

Siena (pomodoro, mozzarella especial, carne de sol refogada na manteiga de garrafa, queijo canastra, folhas de basílico): 5/5

Mais uma pizza sensacional que me deixa até com dificuldades de comentar a respeito. Recheada com uma carne refogada que, esbanjando sabor e suculência, soltava um gosto maravilhoso às mordidas. A pizza se destacava novamente pela sua execução. A manteiga de garrafa dava a carne apenas uma leve decorada no paladar, bem ao fundo da língua, enquanto o papel principal ficava mesmo por conta do contraponto entre o sabor forte da carne, do molho de tomate (que já comentamos ser excepcional), e do queijo canastra. Queijo que, pessoalmente, acredito poderia estar melhor distribuído por toda a pizza (e não apenas no seu centro), mas que sem sombra de dúvidas dava um toque todo especial aos pedaços.

Custo Benefício: 4/5

A Domenico é um lugar que vale MUITO a pena conhecer! Suas pizzas de tamanho único (seis pedaços) tem um valor ótimo, em especial quando ponderado com toda a atenção e cuidado no preparo, isso sem deixar de lado a incrível qualidade dos ingredientes da casa.

Dicas:

Sem muitas delongas: Vá correndo e peça a pizza intitulada de Torino (quatro queijos), ou qualquer outra de sua preferência. Desfrute de um ambiente elegante, de um atendimento personalístico e de uma gastronomia sensacional.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s