Macau

NOTA GERAL: 4.1/5

www.restaurantemacau.com.br
Avenida Olegário Maciel, 1767 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3337-3685

Localização e Ambiente: 4/5

Em uma movimentada avenida de Belo Horizonte, não há dúvidas que o Macau é bem localizado e tem poucas opções de vagas para qualquer horário e dia. As opções, quando em horário comercial, provavelmente envolverão uma taxa extra de algum estacionamento privado ou folha para o estacionamento rotativo, além, é claro, do pequeno esforço requerido para que seus clientes possam desfrutar de sua cozinha buscando tais vagas disponíveis. Deixando de lado o contratempo das vagas, o lugar é muito elegante e bem caracterizado com elementos chineses. Os variados caracteres dourados nas paredes, o aquário, o uniforme dos atendentes e a decoração em tons de vermelho e amarelo estão em perfeita sincronia com a defesa da casa.

Atendimento: 5/5

Existem muitas garçonetes (e ao menos durante o dia visitado, nenhum garçom), e elas se coordenam bem para atender a todos. Há em todas as mesas um tipo de campainha eletrônica que serve para chamar os atendentes, e funciona como mágica. Durante nossa visita a casa estava abarrotada de clientes e com uma fila de espera considerável, e ainda assim bastava pressionar o botão para que uma garçonete, instantaneamente, aparecesse para nos atender. Em suma, o atendimento era completamente alinhado por processos, mantendo o lugar funcionando adequada e sincronizadamente. Não importava quem te atendesse, a casa mantinha um padrão Macau de atendimento formidável, que num dia de extremo movimento como o que fomos não foi abalado em momento algum.

Gastronomia: 3.8/5

Entrada:

Rolo de primavera: 5/5

Pense num rolinho primavera, então, o do Macau é certamente diferente daquilo que veio à sua cabeça. Primeiro, pelas dimensões exageradas, deixando o “rolinho” do tamanho de um pão francês. Segundo pelo preparo dos ingredientes que o recheiam, aparentando um cozimento prévio no vapor para, depois, serem temperados juntos da carne numa chapa. E finalmente, terceiro, pela massa diferenciada do Macau. Massa que é muito crocante e bem espessa, completamente distinta do tradicional harumaki dos rolinhos por aí, criando um perfeito ponto entre os legumes e carnes deliciosos que compõem o recheio farto do rolo. Ah, obviamente outro destaque positivo fica por conta do seu molho agridoce artesanal, que além de delicioso e sem aquele cheiro enjoativo atribuído às suas versões industrializadas, combina formidavelmente bem com o rolinho.

Pratos principais:

Lombo com alho e mel: 4/5

O lombo é empanado e frito, e posteriormente acrescido do molho de mel. O molho é simplesmente uma delícia, e cria uma crosta caramelizada e crocante deliciosa sobre a carne. O sabor adocicado e a textura do molho caem pra lá de bem com o porco que, mais forte e fibroso se torna o par perfeito para um molho tão doce. Ainda que o Macau deixe livre para você escolher os corretos acompanhamentos, o lombo vai muito, muito bem com algo mais salgado, tal como um arroz temperado típico chinês, ou mesmo as não tão queridas (e um pouco deslocadas) batatas fritas.

Macarrão à moda da casa: 3/5

A massa estava muito boa, no ponto, e combinava extremamente bem com o molho. Molho que, excessivamente suave, deixava todo o conjunto ser dominado pelo sabor das carnes – quando presente nas garfadas. Ainda que os legumes estivessem firminhos e no ponto ideal para uma sensação gostosa a cada mordida, todos os paladares que deveriam aparecer nas garfadas frequentemente davam margem apenas à carne, transformando o prato numa combinação sem sentido ou graça.

Frango xadrez com legumes: 2/5

O molho estava também suave, porém dessa vez estava suave por demais, perdendo sua contribuição na composição do sabor do prato. Caiu no mal de exagerar nas quantidades, deixando pouco frango (o protagonista) para muito de todo o resto. Na verdade o prato não se destaca em sua combinação com nada, era sem graça e complicado de combinar já que, não importa com o que se misture, o gosto predominante vai ficar sendo daquilo que não fazia parte do prato e foi adicionado posteriormente. Ah, e cuidado! Existem (muitos) brotos de bambu “disfarçados” de frango! Então não se anime já salivando pelo gosto salgadinho de frango quando ver uma figura bege e quadradinha compondo sua refeição.

Sobremesa:

Banana caramelada: 5/5

Feita com o mesmo empanado diferenciado – e incrível – do rolinho primavera. Servida na temperatura perfeita, e com o empanado sensacional, a sobremesa é um arraso sobre outras sobremesas semelhantes oferecidas por aí. O empanado, extremamente leve mas infinitamente crocante, quando combinado com a banana, cria um conjunto neutro muito bem arquitetado e deixa o toque do doce por conta da cauda de açúcar derretido.

Custo Benefício: 4/5

Os ingredientes são muito bem preparados, a casa é muito bem localizada e bonita e as quantidades de todos os pratos são pra lá de satisfatórias. Adiciona-se ainda à equação a tradição e o serviço impecável do Macau, o resultado? Um preço não muito caro, mas também não muito barato pra uma comida de larga escala como a chinesa. Mas, definitivamente, um preço muito justo.

Dicas:

As opções tradicionais de entrada e de sobremesa são realmente deliciosas, e marcam a experiência gastronômica do lugar. Sendo assim, peçam o rolinho primavera e a banana caramelada, dois pedidos essenciais da sua visita ao Macau. Para os pratos principais, vá pelas suas preferências, mas busque carnes com molhos mais presentes (dica para mel ou gengibre), e não se esqueça de pedir algum acompanhamento (arroz ou batatas) para compor o conjunto. Vá com um grupo grande de amigos ou familiares, a casa dimensiona suas porções para um grupo considerável de pessoas. E vá com tempo, chegue com antecedência, para evitar uma (frequente) fila de espera.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s