NOTA GERAL: 3.6/5
www.cafecomletras.com.br Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3225-9973Localização e Ambiente: 4/5
O Café com Letras fica quase no coração da Savassi, numa rua movimentadíssima, graças à proximidade das boates famosinhas da região. Por isso, estacionar pode levar certo tempo, o que tende a piorar à medida que vão avançando os dias da semana. Via de regra, de segunda a quarta se estaciona com mais facilidade. O ambiente é amplo, e serve de espaço cultural, sediando várias exposições, lançamentos e apresentações. Quase sempre há um DJ ou músico, e existem vários livros a sua disposição. Por isso, o Com Letras é um lugar de entretenimento, mais do que somente uma parada de almoço/jantar. A decoração simples e elegante, e a disposição de mesas internas e externas deixam o lugar agradável a qualquer hora do dia.
Atendimento: 3/5
É ok. O Café com Letras tem alta rotatividade de atendentes, o que pode piorar um pouco o atendimento, visto que garçons e garçonetes inexperientes podem falhar em alguns serviços rotineiros. Por vezes não tínhamos talheres, sal, guardanapos, ou mesmo pratinhos à mesa. Mas nada que atrapalhe a simpatia e boa vontade dos funcionários, que, sempre com um sorriso no rosto, se esforçam para estar sempre presentes. A distribuição de garçons por ambientes reduz o impacto da segmentação da antiga casa, e permite que o seu garçom esteja (quase) sempre à vista.
Gastronomia: 4.0/5
O lugar apresenta muito mais do que cafés em seu cardápio. Tem uma variedade de risotos, massas, carnes, sanduíches e crepes, que vão muito bem com os vinhos da carta da casa. Além dos tradicionais petiscos e das (por mais estranho que pareça) reduzidas opções de cafés, ainda existem várias sobremesas para fechar bem a refeição.
Tábua Pub (onion rings, batatas cajun, mussarela sticks e frango empanado, acompanham molho bbq, honey mustard e gorgonzola): 4/5
A mussarela estava deliciosa, bem derretida e macia, com a casquinha crocante como deveria ser. O frango é especial. Muito bem cortado, em iscas bem fininhas e extremamente saborosas, combinando extremamente bem o barbecue. As batatas são um pouco massudas demais, e são difíceis de beliscar, já que são bolas enormes que devem ser partidas pelo menos em 3 pedaços para caber na boca de qualquer pessoa que não seja o Steven Tyler. Tudo empanado, frito, sequinho, quente e bom, mas o destaque fica pelo empanado da cebola, que era diferente de todos os outros, mais suave e muito crocante. Quanto aos molhos, o barbecue, como sempre, combinava com tudo, porém o molho de gorgonzola era literalmente um purê de batata sem gosto algum de gorgonzola. A tábua é bem servida e dá até para 5 pessoas petiscarem tranquilamente todos os seus ingredientes deliciosos.
Salmão Grelhado (ao molho de shimeji com risoto de agrião e bacon): 3/5
Um prato lindo. Aliás vale comentar que pedimos esse prato somente por tê-lo visto sendo servido para outro cliente, o que mostra a importância da apresentação. O salmão estava simplesmente IN-CRÍ-VEL. Crocante, quentinho, vermelhinho por dentro, com uma crosta finíssima mais salgadinha, e uma maciez de pedir para repetir. O molho de shimeji que acompanhava não ficou para trás. Seu sabor muito presente conseguiu completar o peixe com maestria, trazendo seu sabor à tona e criando uma combinação deliciosa. Em meio a todas essas estrelas, o risoto foi uma infeliz decepção. Completamente sem gosto, fora do ponto, e sem a liga ideal, o arroz não passava do infeliz acompanhamento que colocava tudo a perder, dando espaço para que qualquer outro acompanhamento se tornasse algo mais apropriado.
Novo BLT (French toast, bacon, tomate, queijo cheddar e espinafre, acompanha mix de folhas ou fritas): 5/5
O pão estava crocante por fora e macio por dentro, digno de um café da manhã gourmet francês. Graças a Deus não economizaram no bacon (única carne do sanduíche), o que conferiu um sabor salgadinho e muito presente ao conjunto. O tomate – enorme – havia sido previamente tratado, deixando-o mais macio e com as temperaturas do prato equilibradas. O queijo cremoso derretia pelas camadas do pão, tornando o prato literalmente “de babar”. Minha única infelicidade foram as micro folhinhas de espinafre que diante de tamanha quantidade de bacon e queijo se tornaram completamente irrelevantes ao sabor do prato, não agregando muito ao resultado final.
Sobremesa:
Folhado de chocolate trufado (com sorvete de creme e calda de carambola na cachaça): 4/5
Uma sobremesa definitivamente linda. Seu folhado era dividido em pequenas folhinhas entre dispostas de bolas de sorvete e uma espécie de chocolate trufado delicioso! Tudo isso num prato com um molho amável de carambola com cachaça que transformava toda a experiência positivamente. Definitivamente uma sobremesa para se repetir a dose.
Custo Benefício: 3/5
O Café com Letras é uma casa que oferece, na maioria do seu cardápio, um preço aceitável que beira o elevado pelos seus pratos, e em especial, para suas bebidas. Mas ainda assim a casa mantém alguns trunfos (como a tábua pub) a preços extremamente plausíveis para uma degustação com seus amigos.
Dicas:
A casa é claramente projetada para uma ótima conversa, enquanto se escuta boa música, folheia alguns livros e petisca com amigos. Daí, se sua ideia é algo semelhante com o descrito, o Com Letras é definitivamente uma ótima opção. Afinal, é bem localizado, tem uma boa variedade de pratos e um aconchegante ambiente. Se for acompanhado de amigos ou família, busque opções para que o grupo petisque, se não, opte por algum dos sanduíches da casa. Ah! E não deixe de experimentar alguma das sobremesas do cardápio, todas parecem pra lá de apetitosas.
post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres
Deixe um comentário