Tizé Bar e Butiquim

NOTA GERAL: 3.1/5

www.bartize.com.br
Rua Curitiba, 2205 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3337-4374
 

Localização e Ambiente: 4/5

A casa se encontra em uma das mais movimentadas esquinas do bairro de Lourdes, entre vários outros – também deliciosos – estabelecimentos gastronômicos. Seu ambiente é bem simples, porém arrumado, com mesas internas e externas dispostas numa simpática casa de dois andares e na tradicional calçada logo à frente da casa. A decoração é simples e funcional, mantendo a distribuição de mesas adaptável, e o ambiente agradável. O teto do segundo andar é revestido de uma fibra entrelaçada muito curiosa, e os dois andares contam com um balcão de chopps e bebidas onde ficam aglomerados alguns garçons.

Atendimento: 3/5

O atendimento não é ruim, mas poderia ser melhor. Como é de costume nos bares da capital, ainda que se tenha alguém designado especificamente para sua mesa, você pode efetuar pedidos para qualquer garçom, facilitando a vida do cliente com uma melhor agilidade. Ficamos no segundo andar – com as chuvas de ultimamente, o ambiente externo era inexistente – e, apesar do grande fluxo de garçons, haviam curtos momentos em que todos eles desapareciam ou ignoravam os clientes por algum motivo qualquer. No geral fomos atendidos de forma simpática, e, na maioria das vezes, ágil. Houve certa inflexibilidade na alteração dos pratos que pedimos (um dos componentes da chapa que desejávamos estava em falta, e não pudemos substituí-lo por nada), o que nos fez alterar nossas opções posteriormente. Em resumo, foi um atendimento, assim como o ambiente, funcional.

Gastronomia: 2.8/5

O Tizé conta com várias opções de petiscos para acompanhar seu carro chefe: a cerveja. Encontram-se carnes vermelhas, frango, peixe, bolinhos de vários tipos, batatas, pastéis, chapas, sanduíches, e até algumas massas. Pode-se optar por pratos principais (compostos de uma carne com acompanhamentos) ou por porções para serem divididas, sendo tudo preparado com relativo cuidado e ingredientes selecionados.

Petiscos:

Iscas de frango ao molho de provolone com palitos de polenta frita: 3/5

O frango era bom, macio e com pedaços cortados em bons tamanhos. O molho de provolone era forte e bastante saboroso, e combinava muito com os cubinhos tenros da carne. Dentro de todo esse turbilhão de sabores providos pelo frango, aparecia a polenta que, sem combinar com nada, acabou se tornando um acompanhamento extremamente dispensável. Assim, a carne poderia vir servida com algo que, ao invés de simplesmente incrementar o prato em volume, sorvesse melhor o molho, criando uma combinação realmente diferenciada.

Iscas de peixe com molho tártaro: 3/5

De fato as iscas do Tizé foram feitas com tanto cuidado que me deixaram com vontade de pedir um complemento extra para meu deleite pessoal. Seu peixe era delicioso, com tamanho perfeito para as iscas, e, é claro, com seu empanado ideal que esbanjava sua textura crocante e seu sabor. Infelizmente o prato não veio acompanhado daquele tradicional limão, mas nada que um pedido à parte não solucionasse o pequeno problema.

Novamente, e para nosso desgosto, o acompanhamento do prato, aqui nomeado molho tártaro (tradicional combinação para peixe empanado), ficou só na lembrança. Aquilo que nos foi servido foi um belo pote de muita maionese com um pouco de alho. A simples menção de se chamar aquilo de molho tártaro era ultrajante, fazer isso só podia ser muita falta de noção (ou muita maldade). Porém ao questionarmos o garçom, ele, um pouco sem graça, nos disse que aquilo não passava de uma pasta de alho.

Peito de frango com catupiry: 2/5

Quente, muito quente. E bonito, numa apresentação que diferenciava do tradicional “ponha no prato e sirva” mais comum aos bares. Infelizmente, apesar das boas intenções, a decoração com as batatas coroando o frango acabava por deixar as mesmas em contato direto com o molho, murchando as simpáticas batatinhas e consequentemente tirando aquele toque crocante tão fantástico que elas poderiam acrescentar ao prato. O creme é bom, e viscoso, combinando muito com o frango, mas falta – e muito – algum tempero na carne. Da maneira que foi servido, o sabor do que deveria ser o protagonista acaba sumindo, restando apenas o gosto puro do creme. Assim como as iscas que pedimos, o frango também veio bem cortado e bem preparado, deixando-o macio e bem complementar ao cremoso do catupiry.

Iscas de filet à milanesa com molho de queijo cheddar e fritas: 4/5

A carne era boa mas de corte grande demais, o que dificultava figurar o prato como petisco, e nos fez questionar o conceito de isca. As grandes bolas que se pareciam mais com almôndegas, deveriam ser cortadas em pelo menos três pedaços para aí sim serem levadas a boca. Essa ação frequentemente descascava a casquinha à milanesa, perdendo parte to sabor projetado ao conjunto. O prato, acompanhado de pouco molho, acabou gerando uma frequente e desgastante raspagem do fundo da panela. As batatinhas, primeiro e único acompanhamento vitorioso da noite, estavam muito boas e combinavam extremamente bem com a carne, salgando o conjunto perfeitamente e deixando-o verdadeiramente crocante.

Sobremesa:

Brigadeiro de colher: 2/5

Bonito, simples e ordinário. Tinha gosto de brigadeiro enlatado e consistência de brigadeiro enlatado. Tinha uma certa liga, mas não o suficiente para se ganhar uma textura aveludada, parecendo mais uma calda do que um brigadeiro de colher. O granulado era exagerado, e, como de costume dos granulados, de chocolate com qualidade inferior. Enfim, era uma sobremesa que deixava a desejar, e que possivelmente não deve ter muito enfoque da casa. Afinal, ela deve ser pouco pedida devido ao foco “beer-only” do local.

Custo Benefício: 3/5

É em conta, nada extremamente caro nem barato. Os petiscos são bem preparados, e valem a pena o preço pago, já que servem um grupo e podem ser pedidos em quantidade. As iscas variavam de R$30 a R$40, a cerveja e o chopp também não são caros, e acompanham bem qualquer um dos pedidos da casa.

Dicas:

Vá com amigos! A casa é alegre e divertida, além de se manter cheia durante todo seu período de funcionamento, proporcionando um ambiente bastante descontraído para seus frequentadores. O Tizé se preocupa em servir pratos que, de certa forma, acompanham muito bem a bebida, portanto escolha a cerveja ou chopp que melhor lhe agradar e tenha certeza que estarão estupidamente gelados e muito bem acompanhados.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres
Anúncios

Uma resposta para “Tizé Bar e Butiquim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s