Monjardim

NOTA GERAL: 3.6/5

Rua Curitiba, 2076 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2555-2076
 

Localização e Ambiente: 4/5

O Monjardim está muitíssimo bem localizado, numa rua extremamente abarrotada de bares e restaurantes, e igualmente cheia de carros. Os dois lados da rua ficam lotados, assim como todo o entorno da região, tornando frequente algumas boas voltas no quarteirão para encontrar uma vaga. O ambiente tem uma fachada bonita, limpa e em tons de marrom e verde, o que passa uma impressão bem bucólica que é complementada pelo nome do estabelecimento, Monjardim. Seu ambiente, totalmente externo, não foi muito bem preparado para a chuva, e ainda que lindo e extremamente bem posicionado, basta uma branda queda d’água para reduzir em mais de terço a área livre e possível de ser habitada por clientes.

Atendimento: 2/5

Em se tratando de agilidade é bom. Requisitamos e recebemos os pedidos rapidamente, o que mostra que, ao menos para o terço das mesas ocupadas (já que chovia), a cozinha é bem capaz de entregar todos os pratos com uma boa qualidade. Porém não há uma interação real com o cliente, é como se os garçons fossem somente transportadores de cardápios, pratos e contas. Quando se faz um pedido, não há sugestões, sorrisos ou comentários. Quando se recebe um pedido também não, os pratos são apenas deixados na mesa como se aquilo fosse um favor prestado. E assim segue o atendimento, do balcão para a mesa e da mesa para o balcão. Há de se considerar que, graças ao ambiente pouco adaptado  para a chuva, o humor dos atendentes não poderia estar dos melhores, já que eles ficavam transitando entre partes cobertas e descobertas, e já tinham os sapatos e uniformes bastante encharcados.

Gastronomia: 4/5

Mussarela na brasa: 5/5 

Também conhecida como amor na chapa. O queijo é levado na brasa por tempo suficiente para tostar suavemente uma de suas faces, atribuindo um gostinho de cinza sensacional. Logo em seguida ele é colocado numa chapa pra lá de quente que, além de mantê-lo fervendo ate a última garfada, dá uma fritada extra no queijo e o deixa no ponto perfeito para o consumo. De modo geral, o queijo era delicioso, estava bem derretido porém não molengo demais, saboroso, salgadinho, e se manteve quente o tempo todo, graças à chapa onde é disposto. Um prato simples feito com cuidado que sem sombra de dúvidas deve ser experimentado.

Mandioca prensada frita: 4/5

Gostosa, bem feita, simples e com gosto de mandioca. Graças a Deus não era – ou pelo menos não parecia – uma mandioca industrializada, com alguns toques que a transformavam em algo bastante artesanal. Seu cerne era macio e quente (temperatura que é definitivamente um marco em todos os pratos) e sua casquinha extremamente crocante. Seu sabor era bom ao ponto de vir o questionamento se, por acaso, ela teria sido frita na gordura animal, detalhe que entristece os mais saudáveis mas que certamente confere ao alimento um gosto verdadeiramente diferenciado.

Costela no bafo e brasa (delicioso corte de costela bovina, preparado em assadeira de carvão e finalizado na churrasqueira): 3/5

Boa, grande e de visual arrojado. Diferentemente das costelas tradicionais que, por serem de porco e não de boi, são pequenas e cheias de ossos para serem removidos. Sua carne era simplesmente maravilhosa, desfiando a cada corte, com partes muito macias, casquinha muito crocante, e uma capa de gordura bem definida. O sabor da brasa não era muito presente e o defumado ignorável, mas o ponto obtido pelo preparo deixa a carne tenra e com gosto de uma verdadeira carne assada. Dos acompanhamentos a cebola ganha destaque pela sua textura suave, seu sutil gosto de conserva e sua combinação estrondosa com a carne. Porém, em contraposição, o vinagrete era completamente dispensável e sem criatividade, enquanto a farofa parecia ter sido comprada pronta no supermercado, arruinando o gosto de tudo aquilo que tocava. Uma tristeza algo de valor agregado tão alto, considerado o carro chefe da casa, pecar de forma tão gritante nos acompanhamentos.

Custo Benefício: 4/5

O preço é válido, mas não se assustem com os valores do cardápio! As porções são bem servidas e alimentam grupos de 4 a 5 pessoas, diluindo bastante o montante as vezes até assombroso que você vê na carta. Seus valores são justos, e até baratos se considerarmos o ambiente, a localização e a qualidade elevada.

Dicas:

Não vá pelo título. Apesar de ser chamado de costelaria, o Monjardim tem apenas 2 opções de costela (porco ou boi) e nenhum preparo ou molhos diferenciados, apenas duas opções. Os pratos servem muitas pessoas e têm valor elevado se comparados individualmente, então visite a casa com vários amigos para que vocês dividam a comida, escolham uma boa cerveja, e petisquem eternamente. Você verá que a nota vai totalizar um valor menor do que o que você acharia justo.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres
Anúncios

2 Respostas para “Monjardim

  1. Boa noite,
    Sou um cliente fiel da costelaria Monjardim, não só o ambiente é agradavel , como o atendimento da equipe em geral dos garçons é muito bom.
    Quando forem novamente a costelaria, não deixem de provar o assado de tira, maravilhoso, e a carne de vacio, melhor que filet mignon.
    O espaço que eles criaram para nossas crianças, foi muito bem pensado pela costelaria Monjardim.

  2. Estive lá ontem, acompanhada de um amigo. A noite estava agradável, sem chuva, e o atendimento também deixou a desejar.
    Vc foi feliz quando disse que “é como se os garçons fossem somente transportadores de cardápios, pratos e contas”. Também senti isso.
    Pedimos uma caipirinha e solicitamos que preparassem com uma cachaça específica, já que a do cardápio era preparada com 51, pelo que nos informou o garçom. Mesmo assim, não estava boa. Tão diferente de diversos estabelecimentos de BH, que servem caipirinhas deliciosas!
    Pedimos uma porção de bolinhos de bacalhau, que não estava ruim, mas também não tinha nada de especial. Depois fomos de galeto com fritas. A carne não nos pareceu fresca, o sabor era comum.
    De fato, a localização é privilegiada, tem uma frequência bacana, mas eu não voltaria.
    Abraço para vcs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s