Cervejaria Brasil

NOTA GERAL: 3.4/5

Avenida Francisco Deslandes, 444 – Anchieta  Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3221-0504 

Localização e Ambiente: 3/5

A cervejaria Brasil é uma tradicional casa de Belo Horizonte, portanto quanto mais próximos do dito final da semana – por remeter a um local mais familiar e ter cara do “almoço de domingo” – mais a casa fica abarrotada de clientes. Numa rua bem movimentada no bairro Anchieta a casa se encontra num quarteirão relativamente tranquilo, gerando uma facilidade de se estacionar em qualquer horário ou dia. Seu ambiente é bem simples, buscando um padrão churrascaria funcional e não ostentosa. As mesas são quadradas com toalhas amarelas, as cadeiras de madeira, e toda a estrutura da casa é feita em madeira e pedra, relembrando bastante as casas mais conservadoras da cidade onde noutrora não se importavam muito com o design de seus ambientes, e sim com  sua funcionalidade. Existe ao fundo uma churrasqueira/chapa suficientemente grande, e estrategicamente posicionada para exalar o magnífico cheiro das carnes e petiscos por toda as suas proximidades.

Atendimento: 4/5

O atendimento foi bom, porém assumo que fomos num dia bem fora do foco de movimento, evitando que várias pessoas solicitassem os garçons ao mesmo tempo. Os atendentes estão sempre presentes, e o ambiente pouco dividido facilita visualizá-los mesmo à distância, assim como chamar sua atenção. A interação com o cliente, no entanto, não é muito íntima nem amigável, sendo sempre educada, mas não aproximando e cativando tanto o cliente. Esse cenário provavelmente se modifica drasticamente quando o cliente em questão é um dos vários frequentadores assíduos da casa, criando uma relação quase familiar (e muito comum) com os atendentes.

Gastronomia: 3.5/5

A especialidade do local são as carnes na chapa, e os acompanhamentos são só efeitos colaterais. Caso não se queira almoçar ou jantar, a casa oferece uma vasta lista de petiscos, que possivelmente vão agradar da mesma forma, porém pedir uma carne é tão essencial quanto pedir uma cerveja para acompanhá-la durante sua visita. Todas carnes acompanham vinagrete e farofa, que são levados à mesa antes mesmo de todo o resto, transformando a farofa num aperitivo para os mais ávidos.

Picanha Argentina Baby: 5/5

Muito boa, e muito boa mesmo. A carne é deliciosamente macia, tenra, quente, e (pasmem!) feita na medida que você come! O resultado? Todas as características descritas acima se mantém fieis do seu primeiro até seu ultimo pedaço, sem exceções. Pedimos uma porção pequena (400g de picanha) que fora servida em pequenos pedaços que mal conseguiam compor um prato, e, assim que o último pedaço da carne estava indo à nossa boca, um novo par de pedaços já estava saindo da chapa direto para nossos pratos. Esse detalhe se repetiu por mais três ou quatro vezes até que a carne toda fosse consumida. Tamanho cuidado do garçom em não deixar que falte carne nos pratos (e também não deixar que sejam feitos e servidos antes da carne dos pratos chegar ao fim) evita que a carne esfrie e endureça, dando aos clientes o constante prazer de um bife sempre fresco e quente. A farofa que acompanha qualquer carne é ok, longe de ser um escândalo positivo ou negativo. Serve para completar o pedido, mas não chega a se equiparar com aquela deliciosa carne.

Arroz piamontês: 2/5

O arroz é um clássico do lugar e foi um dos motivos de nossa visita. A verdade é que, no dia visitado, ele estava, apesar de aceitável, extremamente carregado no brócolis. Ainda que, ressalto, somente essa sobrecarga não incomode de verdade, o fato é que o brócolis em excesso solta água por demais, o que acaba transformando toda a mistura num estilo de sopa. Da maneira que nos foi servido, o acompanhamento perdeu sua deliciosa textura aveludada e deixou para trás a agradável liga de um piamontês, além de mascarar um pouco os demais temperos do prato que poderiam contribuir positivamente.

Bolinho de mandioca com carne: 4/5

Bem gostoso, aveludado, e com gosto de mandioca de verdade. Recheado de carne moída sem excessos, o bolinho lembrava muito aqueles salgadinhos de sítio ou de casa de vó, tudo isso graças ao seu toque artesanal. Diferente daqueles servidos por toda a cidade, um estranhamento à primeira mordida, oriundo da ausência de uma textura crocante, pode ocorrer. Porém nada que não se desfaça assim que seu gosto verdadeiro de mandioca, ponderado com o saboroso tempero da carne moída te cativem. Os bolinhos vem também acompanhados de limão, que completam muito bem o prato (na verdade limão é uma espécie de coringa da fritura), assim como um molho de pimenta também o faria.

Mussarela: 3/5

Devo admitir que o pedido é um ponto fraco meu, e de quase todos os mineiros. O queijo era bom, simples e com uma crostinha extremamente queimada e saborosa. A mussarela estava bem salgada, e com o cerne bem macio e puxento, como deveria ser. Infelizmente, devido ao seu preparo na chapa, a perda de líquido da iguaria acaba a deixando boa somente enquanto extremamente quente, transformando-a numa espécie de massa dura quando fria. Esse detalhe obriga o cliente a comê-la deveras rapidamente, ou então a desistir do quitute depois de um tempo, já que diferente da carne o queijo não ganha o tratamento especial da casa, sendo servido de uma só vez.

Custo Beneficio: 3/5

Não é uma cervejaria barata, definitivamente, então não se engane pela fachada pouco imponente ou pela decoração simplória do lugar. A tradição e exaltada qualidade do lugar também estão expressas no preço, tornando um almoço algo próximo de R$60 por cabeça, incluindo petiscos, carnes, acompanhamentos e poucas bebidas.

Dicas:

Experimente qualquer carne feita na chapa, especialmente a picanha argentina e o miolo de alcatra. Escolha um acompanhamento que possa condizer com sua intenção de refeição: caso seja almoço ou jantar, algo relacionado à um arroz com uma batata ou mandioca, e, no caso de uma reunião com amigos, uma (ou várias) porções da casa.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s