D’artagnan – RW 2012, 1ª edição

Excepcionalmente nos próximos dias, entre 30 de janeiro e 19 de fevereiro, a equipe do ONDEcomo cobrirá a Restaurant Week! Confiram então o site regularmente, teremos um diferente estilo de atualização sempre que visitarmos algum estabelecimento da week. Caso você deseje que visitemos algum restaurante específico do festival, deixe seu recado ou mande um e-mail para nós, e não se esqueça de falar qual menu (noturno ou diurno) você gostaria que fosse avaliado. Nessa edição, os valores para o menu degustação com entrada, prato principal e sobremesa são R$31,90 no almoço e R$43,90 no jantar.

NOTA GERAL: 4.0/5

Menu JANTAR

Sobre o D’artagnan:

Fizemos questão de retornar ao D’artagnan depois da excelente primeira impressão que tivemos no último week. Portanto, novamente, não há o que reclamar à respeito da localização, decoração e atendimento, todos impecáveis. Confira nossa última revisão da casa aqui, e descubra um pouco mais sobre o atendimento, localização e nossa primeira experiência com o estabelecimeto.

Gastronomia:

O menu do week tem 2 opções de entrada, 2 de prato principal e 2 de sobremesa. Semelhante à edição anterior do festival, a casa prima por pratos simples, todos feitos com uma excelente execução, mas que podem muitas vezes a incomodar devido a tamanha simplicidade.

Entradas:

Crostini de queijo da Serra: 4/5

O prato era simples e eficaz, favorecendo a agilidade e facilidade no preparo de algo que será servido num menu de passos. Bastava uma mordida para se sentir o gosto único de cada um dos ingredientes, ressaltados com ocasionais picos de manjericão, numa mistura deliciosa de texturas que variava entre o pão, o queijo e os tomates minimalisticamente cortados. A entrada estava na temperatura ideal, e era servida num tamanho aceitável, satisfazendo sem deixar ninguém estufado demais a ponto de questionar o tamanho do prato principal.

Mini croquete de vitela com mostarda Dijon: 5/5

A melhor palavra seria surpreendente. Assim que ele chegou à mesa, a simpática apresentação já cria uma expectativa positiva que, no exato momento da primeira mordida, te rende aos esplêndidos mini-croquetes. Um prato novamente simples e estupidamente delicioso! Simplesmente perfeito, com uma crostinha muito (muito mesmo!) crocante e um recheio bem feito que desfiava delicadamente, a massa dava elevada abertura ao sabor notável da carne e combinava de forma assombrosa com o pequeno e maravilhoso molho de mostarda. Um prato que combinava perfeitamente em todos seus detalhes, sem exceções.

Pratos principais:

Peito de peru assado com purê de maçãs e farofa: 3/5

Um prato que começou a ser afetado pela elevada simplicidade. Sua carne estava normal, macia, desfiava ao toque do garfo, e derretia na boca, mas não era nem de perto excepcional. Ainda que os temperos e as ervas trouxessem o gosto do peito de peru mais à tona, o diferencial do prato era a combinação de todos seus itens: Da mistura dos temperos da carne e de seu molho, do adocicado do purê de maçã, do salgadinho da farofa até a neutralidade do arroz branco. Os sabores do conjunto eram algo para se degustar lentamente, e de preferência acompanhados de um bom vinho. Suas texturas também estavam bem configuradas, na leveza do purê, na presença mais firme da carne, e na suave crocância da farofa. Um prato delicioso mas de pouca criatividade, que exagerava demais na simplicidade de suas combinações.

Peixe grelhado ao leite de coco e bananas fritas: 3/5

Perfeito, no ponto ideal com molho sensacional. O gosto era quase de coco, mas lembrava mais um suco de uma casa chique do que realmente o sabor do leite de coco, por vezes mais denso e mais presente. O arroz era padrão e sem graça, como no outro prato, e a banana vinha com o mesmo intuito do purê de brincar com o seu adocicado. Mas, deixando tudo isso de lado, o destaque era a incrível combinação do peixe e de seu molho, completos nos sabores e paladares, deixando todo o resto um pouco de lado. Uma pena não poder combinar tal peixe com a combinação entre o purê e a farofa do outro prato.

Sobremesa:

Palha Italiana: 4/5

Novamente deliciosa! Do brigadeiro suave ao biscoito levemente amolecido e  ainda assim crocante, o prato, que já fez parte do menu oferecido pela casa noutra edição do festival, continuava sensacional. Com um sabor de chocolate diferenciado por algum motivo que desde o ano passado tento descobrir, o brigadeiro, que é mantido num ponto um pouco antes do de enrolar, deixa tudo cremoso na medida ideal, e combina de maneira coringa aos biscoitos de maizena.

Pavê de doce de leite: 5/5

Humm, outra sobremesa soberba que desfazia na boca! Uma delícia, especialmente quando degustado calmamente à meia luz da casa. O gosto reforçado de manteiga pode enjoar alguns, mas o sabor do conjunto era realmente algo maravilhoso. O biscoito estava embebido no recheio cremoso, fazendo-o parte integrante da sobremesa, perdendo o toque crocante, porém ganhando uma característica aerada e uma sensação mais firme às mordidas. O doce de leite era bem cremoso, e trazia o doce que faltava ao creme do pavê amanteigado, deixando – como sempre – tudo mais interessante.

Dicas:

Tente reservar, mas caso não consiga, você poderá esperar nas simpáticas mesinhas externas. Mas não tema, é certo que você será tão bem atendido que a espera será breve, e, até agradável em meio a tal ambiente. Por favor, prove os mini croquetes! A textura, o sabor, o molho. É tudo excepcional, uma experiência sensacional. Caso aprecie vinho, dê uma olhada na carta da casa e escolha um exemplar para bem acompanhar seu jantar, especialmente se na área externa, numa agradável e estrelada noite de verão.

post and review by Eduardo Boaventura e Path Tôrres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s