Távola Pizza & Vino

NOTA GERAL: 3.9/5

Avenida Luiz Paulo Franco, 301 – Belvedere – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3226-9277

Localização e Ambiente: 5/5

A principal rua do Belvedere tem um mix de estabelecimentos bastante variado, dentre os quais encontramos a Távola, uma linda pizzaria que, lógico, vive cheia. Existem algumas mesas logo na porta, mas considerando a estação de inverno e a altitude do Belvedere, é raro que elas sejam utilizadas, principalmente para o jantar. O restaurante fica abaixo do nível da rua e sua decoração é impecável. Sua iluminação meia luz deixa o ambiente mais intimista, além de passar uma impressão mais quente e aconchegante. A nobreza dos padrões das paredes , das mesas de canto e do balcão ao fundo fazem da pizzaria um lugar de encher os olhos, e não é a toa que é difícil encontrar um assento. De um lado, simpáticos sofás encostado à parede seduzem os casais, enquanto a cozinha entreaberta ao fundo exala cheiros de deixar qualquer cliente inebriado. O porém fica por conta do tamanho das mesas que, no exemplar de quatro lugares, não são nem capazes de comportarem a prataria de todas as pessoas, tornando complicado de se comer de maneira confortável e, certamente, impossibilitando que as pizzas fiquem à mesa. Contratempo que as obriga serem levadas de volta a cozinha, resultando num atendimento extremamente exclusivista, porém com um retrabalho de se chamar o garçom de tempos em tempos para busca-las, além de, devido a demora, resfriar excessivamente a iguaria.

Atendimento: 4/5

O atendimento é muito bom, o que é surpreendente quando comparamos a casa à sua irmã Vinícius (que colocamos no site há pouco tempo, e, sinceramente, nos decepcionou em questão de relaci0namento com o cliente). Todos os garçons são receptivos, e o maitre, que nos atendeu pessoalmente, é a simpatia em pessoa. Não faltam sugestões, opiniões e sorrisos, além da busca de extrema rapidez em levar os pedidos às mesas. Infelizmente, em se tratando de agilidade na cozinha, não foi obtido um desempenho igualmente agradável. A casa estava cheia, claro, mas nossas pizzas demoraram mais de 50 minutos para chegarem à mesa, intervalo extremamente exagerado para pedidos de rápida produção como os nossos.

Gastronomia: 3.8/5

Obviamente, a especialidade são as pizzas, mas também existem calzones e aperitivos variados. São muitas opções de sabores, alguns mais especiais, outros mais tradicionais. Existem também várias sobremesas, porém nenhuma, com exceção das pizzas doces, estava disponível no dia.

Di pollo (molho de tomate, mussarela especial, peito de frango desfiado e catupiry): 3/5

Começamos, tradicionalmente, com uma boa e velha pizza de frango com catupiry. Sua massa era um meio termo entre fina e pan, fazendo-se sensível ao paladar, porém ainda assim macia como uma focaccia bem assada. A quantidade de recheio que completava o curioso disco infelizmente decepcionava, sendo deveras ínfima, e as vezes insuficiente até para cobrir-lo de forma satisfatória. Seu sabor então era um padrão que não surpreendia, gerando apenas uma pizza como qualquer outra, sem nada para distingui-la de um exemplar proveniente de um estabelecimento deveras mais simples.

Portuguese (molho de tomate, mussarela especial, presunto cozido, ovo cozido, azeitona preta e cebola): 4/5

Outro exemplar tradicional. Compartilhando a mesma massa da casa, já descrita acima, a pizza era deveras gostosa e tinha em sua execução os pequenos toques que sua irmã falhara em obter. Acompanhada de um excelente presunto, a pizza se encontrava equilibrada e, sem sombra de dúvidas, deliciosa. Seus sabores eram fortes e leves bem dosados, seu ovo destrinchado de forma rudimentar se encontrava maravilhosamente bem temperado e por fim suas azeitonas “frescas” completavam o sabor de maneira agradabilíssima. Tudo se encontrava coordenado da maneira esperada para se formar uma boa pizza portuguesa.

Fantástica (molho de tomate, mussarela especial, queijo parmesão, lingüiça picante, presunto cozido, champignon e orégano): 5/5

Literalmente: fantástica. A linguiça estava de dar água na boca, e o presunto combinava muito bem com ela. Seus sabores se adicionavam de maneira verdadeiramente especial, do gosto mais ameno do presunto, criando a base perfeita, até os picos mais extremos da linguiça picante que curiosamente não exageravam ao ponto de encobrir qualquer outro ingrediente, mas se mantinham na medida correta para saltarem à boca criando um verdadeiro deleite momentâneo. Para completar a dupla, tanto o champignon quanto ambos os queijos acompanhavam de forma contida porém sem sair de cena, deixando claro que as carnes eram os reais atores principais do quadro. Uma pizza para se pedir sem ter qualquer medo de errar.

Esplêndida (mussarela, tomates cereja ao vinho branco, cebolas, pancetta, azeitonas pretas): 3/5

Boa, porém não esplêndida. A pizza que não é membro permanente do menu da casa, não brilhava em nenhum dos pontos destacados pela sua descrição. Com um mix de ingredientes geralmente associados a um sucesso certo, o exemplar não obtinha destaque de nenhum sabor além do gosto supremo, constante e enjoativo dos muito adocicados tomates cereja. Aliás, vale frisar que esses tomates não tinham nenhum resquício de vinho, seja ele branco, tinto ou sabe-se lá o que, criando um gosto residual forte apenas do característicos tomatinhos. O resultado então foi apenas uma pizza sem graça e de sabor bobo, onde todos os ingredientes não cooperavam para um resultado extremamente agradável, transformando o conjunto em apenas um exemplar ok.

Custo Beneficio: 3/5

As pizzas variam de R$35 a R50, servindo dignamente duas pessoas com pouca fome. Talvez, para aqueles mais famintos, uma entrada deixe as quantidades mais satisfatoriamente agradáveis. Seu preço é válido, porém muito alavancado pela localização, que garante a casa um público constante de extremo alto nível.

Dicas:

Delicie-se com as pizzas, em especial, para os menos tradicionalistas, da fantástica Fantástica! A casa é um bom lugar para pequenas e mais íntimas comemorações, oferecendo uma boa pizza, um lugar agradabilíssimo, um bom preço e uma boa carta de vinhos.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s