Antica Trattoria – RW 2012, 2ª edição

Teve início o maravilhoso festival de origem nova iorquina que tanto apreciamos: o Restaurant Week. Nessa edição (que vai de 27 de agosto a 09 de setembro de 2012) teremos 66 restaurantes participantes, com algumas novidades no cenário belo horizontino que mal podemos esperar para conhecer. Portanto, nas próximas semanas voltaremos ao nosso modelo mais frequente de postagens, colocando os estabelecimentos no site à medida que são visitados, para que vocês tenham a oportunidade de experimentarem os melhores menus que estão sendo servidos. Claro, se você tiver alguma sugestão de visita para o ONDEcomo, deixe seu comentário, mande um e-mail no ondecomo@gmail.com ou ainda entre em contato pelo Facebook ou Twitter especificando a casa que você sugere e o menu (almoço ou jantar). O valor dos menus é o mesmo da última edição: R$31,90 no almoço e R$43,90 no jantar, incluindo entrada, prato principal e sobremesa.

NOTA GERAL: 3.8/5

Menu ALMOÇO

Sobre a Antica Trattoria:

A Antica Trattoria é o novo nome da Trattoria Via Destra, que visitamos durante o último week. Por isso, nossas impressões sobre ambiente e atendimento você pode conferir clicando aqui. Vale ressaltar que dessa vez ficamos na parte externa da casa, num espaço muito semelhante a um jardim interno, coberto por telhas entreabertas. Com um ambiente agradabilíssimo, fresco e iluminado de forma natural, a casa mantém o satisfatório padrão já vivenciado em nossa antiga visita. Seu atendimento se mostrou ágil durante todo o intervalo de almoço, com uma única excessão para as sobremesas que, um pouco distantes do padrão de tempo descritos pelos demais passos do menu, demoraram consideravelmente mais para serem servidas. Ainda assim, nada que demonstrasse um verdadeiro descuido da casa, apenas uma pequena cambaleada dentro de uma muito bem executada refeição.

Gastronomia:

O italiano serve massas, pães e risottos de todos os tipos e sabores, tendo opções muito variadas porém ainda assim bem tradicionais. Para o week temos uma boa amostra das especialidades da casa, encantando e deixando seus clientes com um agradável gosto de quero mais.

Entradas:

Alici al verde (Azeite aromatizado com anchovas, alho e ervas, acompanhada de pães): 4/5

A entrada era composta de um raso recipiente devidamente preenchido com um muito bem temperado azeite. De paladar elegante e muito bem dosado, o exemplar exalava um cheiro e, claro, um gosto considerável das anchovas – o alici brasileiro – e de outras poucas especiarias pouco relevantes de corpo de fundo. Sua textura era deliciosa, e poderia até mesmo servir como um perfeito acompanhamento para alguma salada ou outro tipo de entrada proposta pela casa; mas sua combinação com os pães, talvez uma escolha simplória demais, já era suficiente para arrancar suspiros de prazer. A realmente pequena cestinha, que na foto era equivalente a uma dupla porção, estava simplesmente deliciosa, exibindo elegantemente variados sabores oriundos de uma aparentemente aleatória seleções dos pães da casa (ervas, queijo, gergelim, etc). Um início simples porém eficaz, com sabores complementares que deixavam qualquer um desejando mais, especialmente, dos maravilhosos pães.

Dello chef (Pasta de queijo ao whisky, berinjelas alla Antica, giardiniera alla nona e pães): 5/5 

Muito semelhante à opção oferecida durante nossa última visita à casa, a entrada formada por três pastas era um verdadeiro charme. Com um sensacional paladar, a pasta de tonalidade avermelhada era, basicamente, composta de um molho de tomate, ervilhas e pontuais temperos. Seu adocicado sabor removia completamente o ácido característico dos tomates, se mostrando como uma excelente opção para ser degustada sozinha ou complementada pelos igualmente bem pontuados pães. A segunda opção, com base de conserva de berinjela, era a perfeita contraposição com a primeira, com seu sabor forte e gosto muito presente de vinagre, tornando seu toque mais ácido e sua degustação mandatória de algum acompanhamento. Por fim, uma pasta mais clara, feita de queijo e ervas, mostrando um bom ponto de calmaria entre as duas cores mais vivas e presentes. Seu descrito whisky atribuia uma pequena, suave e elegante combinação com o queijo, se portando mais como um agradável fundo do que um verdadeiro ingrediente. Uma pasta simples que se misturava muito bem com ambas as opções previamente descritas, criando uma combinação mais linear entre os sabores muito bem destacados.

Pratos principais:

Sogliola in salsa di porri (Linguado espanhol ao molho de alho poró acompanha salada de verão): 5/5

Um peixe com um empanado perfeito, um crocante pra lá de saboroso e um molho simplesmente de comer de joelhos. Molho inclusive que surpreendia em todos os possíveis termos, sua textura era aveludada e seu sabor perfeito para completar seu válido gosto de pescado e seu extremamente temperado empanado, sem se tornar ignorável ou enjoativo. Para acompanhar o prato uma pouco usual combinação, uma elegante salada de folhas devidamente decorada com lascas do maravilhoso queijo Grana Padano e, ainda, enormes e perfeitas azeitonas pretas. Dotado de uma simplicidade exemplar, o conjunto, que de extremamente diferente tinha apenas seu molho, era capaz de fidelizar imediatamente qualquer cliente.

Filletto tagliato in salsa scura e risotto di formaggio fuso (Escalope de filé grelhado com molho do Chef e risoto de queijo fundido): 3/5

A carne era perfeita, realmente ao ponto, altinha, suculenta, gostosa e macia, preparada com maestria e servida bem quente, inebriando todo o restaurante com seu cheiro. Seu molho parecia ser feito a partir de uma base de manteiga que acabou queimando suavemente, fornecendo um gosto um pouco fora do compasso para a combinação, mas ainda assim agradável quando em conjunto com tal formidável preparo do escalope. Tudo era devidamente acompanhado de um apenas aceitável risoto, servido num excelente ponto mas numa deveras insatisfatória textura, e, portanto, ferindo sua melhor característica, a cremosidade única e sua possibilidade de completar, perfeitamente, uma mais firme carne. Ainda assim a combinação do prato era harmoniosa, ao menos ao que se diz respeito dos sabores, sendo muito bem acabada por simpáticos cubinhos de queijo coalho que ajudavam a quebrar o padrão monocromático realizado pela casa.

Sobremesas:

Pannacotta (Doce italiano a base de creme de leite, servido gelado): 5/5

Para nosso deleite, a pannacotta estava idêntica àquela provada na última edição! Se existe uma coisa que a Via Destra soube fazer com perfeição foi sua pannacota, e agora, para nosso mais íntimo prazer, a Antica Trattoria conseguiu manter tamanho padrão de qualidade. Uma sobremesa simples, suave e de paladar perfeito, que varia entre o leite e o açúcar, e que, já em sua primeira garfada, se mostra perfeitamente capaz de fazer qualquer pessoa fechar os olhos e apenas curtir o momento.

Cornetto alla sicilia (Cone com recheio à base de limão siciliano): 1/5

Essa opção de sobremesa, devo dizer, era tão ruim quanto a pannacotta era boa. Composta de muito pouco limão e alguns doces aleatórios de frutas muito picadas, a sobremesa que só tinha de bom a massa de seus canudinhos, decepcionava muito. Seu sabor padrão, muito semelhante ao de um creme de leite azedado era simplesmente um terror, e sua combinação com um toque levemente alcoólico conseguia, ainda mais, piorar a já não muito agradável experiência. O resultado era um doce muito pouco adocicado, que variava diretamente entre seus paladares, azedo e amargo, evitando todo e qualquer contato com alguma bem pontuada suavidade.

Dicas:

Um excelente lugar para ir em família e aproveitar do week, conhecendo as delícias da casa por um preço módico. Nossa dica é simples e única, ainda que exista uma preferência de alguns pratos em relação à outros, o importante do menu de almoço é que não se esqueçam, de sempre, sempre, optarem pala pannacotta como sobremesa.

post and review by Eduardo Boaventura e Path Tôrres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s