Parrilla Urbana – RW 2012, 2ª edição

Teve início o maravilhoso festival de origem nova iorquina que tanto apreciamos: o Restaurant Week. Nessa edição (que vai de 27 de agosto a 09 de setembro de 2012) teremos 66 restaurantes participantes, com algumas novidades no cenário belo horizontino que mal podemos esperar para conhecer. Portanto, nas próximas semanas voltaremos ao nosso modelo mais frequente de postagens, colocando os estabelecimentos no site à medida que são visitados, para que vocês tenham a oportunidade de experimentarem os melhores menus que estão sendo servidos. Claro, se você tiver alguma sugestão de visita para o ONDEcomo, deixe seu comentário, mande um e-mail no ondecomo@gmail.com ou ainda entre em contato pelo Facebook ou Twitter especificando a casa que você sugere e o menu (almoço ou jantar). O valor dos menus é o mesmo da última edição: R$31,90 no almoço e R$43,90 no jantar, incluindo entrada, prato principal e sobremesa.

NOTA GERAL: 3.0/5

Menu JANTAR

Sobre a Parrilla Urbana:

A Parrilla Urbana é um restaurante relativamente novo que fica muito bem localizado no polo gastronômico de Lourdes. Seu maravilhoso ambiente remete a um elegante hotel, e seu atendimento também se espelha em tal padrão. Visitamos a casa há algum tempo, fora do festival, e vocês podem conferir nossas impressões completas sobre sua localização, ambiente e atendimento clicando aqui.

Gastronomia:

Como era de se esperar, a casa é um modelo mais sofisticado de parrilla. Para os frequentadores de Buenos Aires, há de se notar a semelhança com os restaurantes de Porto Madeiro, bairro nobre da capital “hermana”. Sua especialidade são seus variados cortes e tipos de carne, todos muito bem acompanhados de simpáticas combinações um pouco mais abrasileiradas. Para o week a casa optou por um caminho seguro, servindo opções simples e diretas, sempre se atendo à sua área de expertise.

Entradas:

Carpaccio de filé mignon regado ao molho de alcaparras e mostarda Dijon: 3/5

Composta de uma sensacional carne, perfeitamente vermelha e bem cortada, a entrada poderia até ser considerada numa quantidade exagerada para compor um menu individual. Seu tempero de ervas, azeite e queijo conseguiam manter o padrão esperado, trazendo um tom mais molhado e atribuindo um belo sabor ao prato. Seu porém fica justamente por conta de seu creme de mostarda, com sabor fraco e bastante ignorável, o simplório molhinho não era capaz de adicionar nada ao belo exemplar de carne. Tudo era ainda acompanhado de torradas que sequer poderiam ser consideradas aceitáveis, passadas  – e muito – do ponto esperado, se tornando exageradamente enrijecidas e quebradiças. Uma entrada que definitivamente poderia ser muito melhor aproveitada se bem acompanhada, especialmente pelo seu sensacional carpaccio que, em meio de tantos outros ingredientes não tão bem sucedidos acabava desperdiçado.

Linguiça calabresa com molho especial: 4/5

A entrada era basicamente composta de uma boa linguiça fatiada, muito bem temperada e com pouca gordura. No entanto ela realmente não passava de uma pequena porção de linguiça, sem nada além de um bom, porém singelo, molho chimichurri da casa. Uma entrada satisfatória que certamente se daria melhor como o acompanhamento de algumas tulipas de chopp do que como uma entrada de um menu degustação, empobrecendo e apresentando erroneamente o restaurante aos clientes que escolheram esta opção. 

Prato principal:

Bife Ancho servido com risoto Parmegiana: 3/5

Macia, gostosinha, e no corretíssimo ao ponto, a carne tinha paladar aceitável e clássicos filetes de gordura bem dispostos. O exemplar servido definitivamente cumpria sua função, especialmente em relação a seu presente paladar de defumado. Ainda assim, e infelizmente, o bife ancho não continha nenhum ponto espetacular que ultrapassasse a média esperada da carne, sendo apenas um delicioso pedaço de bife sem qualquer toque extraordinário. Sua harmonia então com o risoto era apenas acertada, advinda de um arroz aceitável, num ponto bom e com textura satisfatória, porém com certa economia de queijo e exagerada compensação de manteiga.

Sobremesas:

Dulce de Leche Argentino: 2/5

A sobremesa era apenas um doce de leite industrializado padrão, porém aqui de fabricação, teoricamente, argentina. Apesar de gostoso e bem doce, principalmente graças à escolha do paladar caramelo artificial, faltava, definitivamente, algo. A verdade é que a opção da casa por não combinar o doce com nenhum acompanhamento – apenas enfeitando o prato com uma fatiada fruta – acabava transformando esta que poderia ser uma excelente sobremesa numa infeliz e muito simplória pedida, do tipo que seria devorada a colheradas na casa da vovó, ao invés de finalizar a degustação de uma casa com posicionamento tão nobre.

Semifredo de chocolate com crocante de avelã: 3/5

Muito semelhante a uma mousse conformada, a sobremesa nada mais era que um creme de chocolate acompanhado de avelãs. Sua combinação, assim como seu preparo, não surpreendiam, e mais uma vez a escolha da casa por um caminho extremamente pouco criativo e básico não faziam jus ao padrão que esta tenta estabelecer. No geral uma solução preguiçosa para encerrar seu menu de três passos, e ainda que esta fosse melhor que a outra opção (na qual o estabelecimento simplesmente serviu um doce industrializado), ela não era o bastante sequer para formar uma agradável surpresa.

Dicas:

A casa optou pelo básico se esquecendo de que, sem algum esforço, o básico não é suficiente. Nossa sugestão então é visitar o Parrilla Urbana fora do festival, criando suas próprias combinações oriundas do menu tradicional da casa.

post and review by Eduardo Boaventura e Path Tôrres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s