Teve início no dia 1º de outubro o Certame Pizza & Pasta, um festival gastronômico italiano que promete deixar os mineiros por conta de visitar os 29 estabelecimentos participantes. São restaurantes, cantinas e pizzarias que figuram juntas em uma iniciativa da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, com o intuito de difundir não só a culinária, mas também a cultura do país em Belo Horizonte. Para participar basta adquirir o guia de cupons em qualquer estabelecimento autorizado, que garante 100% de desconto no prato do acompanhante. O festival vai até o final do mês, portanto corra para aproveitar o máximo do que há de melhor da comida italiana na capital mineira.
Cantina Piacenza
www.cantinapiacenza.com.br Rua Aimorés, 2422 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2515-6092Sobre a Cantina:
Um lugar agradabilíssimo, intimista e bem decorado, com uma estrutura em madeira quente e aconchegante. A Cantina Piacenza é conhecida por suas deliciosas massas e pelos exóticos azeites, encantando sempre até os clientes mais exigentes com seu minimalismo e extremo esmero no preparo dos pratos. Já visitamos a casa noutra oportunidade, portanto para os mais interessados basta clicar aqui e conferir uma muito mais elaborada descrição de todo o estabelecimento. Para o festival a Piacenza optou por uma combinação um pouco incomum na capital mineira, mostrando a todos a qualidade de suas massas artesanais.
Fagotini de bracciola ao sugo: 2/5
Feito com essa que acredito ser a mesma massa utilizada pela casa em sua lasanha, o prato inicia sua degustação de maneira formidável. Basta um pequeno exemplar de sua elegante “pasta” para sentir o padrão de qualidade aferido à produção artesanal da casa. Para completar, uma bem executada bracciola desfiada e um muito apimentado molho de tomate. De textura elegante e tom firme, o prato tinha principio sólido e muito bem alinhado, com um único porém inicial, referente a uma inexplicável força exagerada para se conformar a suave carne desfiada, desperdiçando uma ótima oportunidade de uma adicional textura suave e perdendo todo aquele sensacional tom suculento da iguaria. O resultado então era uma elegante massa, terrivelmente recheada por um pequeno pedregulho, que se apoiava por demais num molho de tomate alguns pontos mais temperados que o aceitável. O conjunto então adquiria um paladar muito enjoativo à medida em que o prato se desenvolvia, atribuindo um resultado final muito aquém da qualidade de uma digníssima cantina.
Antonucci
Rua Cláudio Manoel, 778 – Funcionários – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2551-5570Sobre o Antonucci:
Um lugar agradável, amplo e muito bem localizado em uma parte mais calma do Funcionários. O ambiente é bem decorado, com pé direito duplo e um simpático papel de parede que realmente combina com a casa. O Antonucci é famoso por suas pizzas em estilo gourmet (massa fina e recheio pouco farto composto de ingredientes selecionados) e por sua carta de vinhos. Assim como a Cantina Piacenza, já visitamos a casa noutra oportunidade, portanto para os mais interessados basta clicar aqui e conferir uma muito mais elaborada descrição de todo o estabelecimento. Para o festival, optou-se por uma pizza pesada e de sabor forte, apostando em ingredientes diferenciados e muitíssimos bem selecionados.
Pizza Itália (mozzarella, molho de tomate, presunto parma, linguiça picante, azeitona preta, champignon, parmesão e orégano): 2/5
Feita muito distante do padrão mineiro das pizzas, a casa criou uma combinação distinta e abaixo das expectativas. A verdade era simples, apesar de formada a partir de uma ótima massa e um correto molho de tomate, a pizza simplesmente colecionava deslizes. Iniciando pelas quantidades extremamente avantajadas de seu lado carnívoro, tanto o parma quanto a calabresa massacravam o paladar dos demais ingredientes, especialmente da praticamente inexistente camada de queijo. Passamos então para certa falta de cuidado durante a etapa de “mise en place”, ofertando fatias muito espessas de sua calabresa e um padrão de altura digno de uma pessoa pouco experiente com a cozinha. O prato era uma infinidade de forças puxando deliberadamente cada uma para seu lado, e, se de certa forma seus cogumelos conseguiam se sobressair juntos das azeitonas, por outro o gosto residual fortíssimo do parma e o apimentado não muito elaborado da linguiça não condiziam com o padrão proposto pela casa. Em cima de tudo aquilo que já não ia bem, a opção do estabelecimento em ordenar seus recheios acolchoando suas carnes com o queijo novamente atrapalhava, já que com a proteção desta fina camada tanto a calabresa quanto o parma não fritavam em seu forno, proporcionando ao conjunto certo gosto residual desagradável de uma carne pouco assada.
post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres
Opa, valeu pela dica! Mas é preciso pegar o guia nos restaurantes? Li em algum lugar que era no Mart Plus…
Olá Olga!
Sim, os guias estão disponíveis no Mart Plus! Corra para aproveitar alguns dos excelentes restaurantes participantes e confira nossas dicas!
Obrigada pelo seu contato.
Atenciosamente,
Equipe ONDEcomo