Certame Pizza & Pasta – Casa Bonomi e La Traviata

Teve início no dia 1º de outubro o Certame Pizza & Pasta, um festival gastronômico italiano que promete deixar os mineiros por conta de visitar os 29 estabelecimentos participantes. São restaurantes, cantinas e pizzarias que figuram juntas em uma iniciativa da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, com o intuito de difundir não só a culinária, mas também a cultura do país em Belo Horizonte. Para participar basta adquirir o guia de cupons em qualquer estabelecimento autorizado, que garante 100% de desconto no prato do acompanhante. O festival vai até o final do mês, portanto corra para aproveitar o máximo do que há de melhor da comida italiana na capital mineira.

Casa Bonomi

Rua Cláudio Manoel, 460 – Funcionários – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3261-8334 

Sobre a Bonomi:

Em uma charmosa esquina do Funcionários, a Bonomi é uma aconchegante casinha que exala um aroma de pães fresquinhos durante todo o dia. Seu interior, completamente envolvido na áurea dos cheiros mais deliciosos do mundo, é dividido em uma mini padaria com uma vitrine pecaminosa de doces, e um espaço bistrô, com algumas poucas mesinhas e uma longa mesa comunitária. Famosa pelo seu simpático café da manhã, composto por pães, bolos e geléias realmente sensacionais, a casa agora busca também diversificar suas opções com alegres menus sazonais de almoço. Com um atendimento leve e um ar calmo, a pequena casinha de esquina é o bastante para acalmar até mesmo os mais estressados de seus clientes, especialmente numa bela manhã de seu final de semana.

Ravioli tricolore de canastra e tomate fresco: 4/5

A massa era boa, preparada com cuidado e servida no ponto correto. Sua disposição nas três cores da bandeira italiana se portava apenas como uma não muito bem sucedida brincadeira, afinal, a variação de paladar agregado pelas massas coloridas era por demais sutil, perdendo inicialmente a oportunidade de se jogar com diferentes recheios e paladares e, é claro, desperdiçando suas chances de se criar um prato verdadeiramente belo, já que sua composição com o molho de tomate sobre os simpáticos quadradinhos, transformava tudo numa pouco criativa releitura da obra Desvio para o vermelho. Se por um lado seu visual era consideravelmente entediante e pouco elaborado, seu recheio, aparentemente feito de queijo canastra e especiarias, era delicioso, leve, sutil e nada exagerado. Sua combinação era perfeita para uma massa suave e um bem feito molho de tomate com manjericão que, saboroso e de boa textura, completava o prato elegantemente, mesmo com um tom azedo um pouquinho além do aceitável.

La Traviata

www.restaurantelatraviata.com.br
Avenida Cristóvão Colombo,  282 – Funcionários – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3261-6044

Sobre a La Traviata:

Um lugar agradável, simpático e amplo, com um tino familiar e estilo retrô muito realista. Na verdade, o restaurante realmente é uma relíquia. Completando 25 anos de tradição, o La Traviata tem uma decoração simples que não se tornou antiquada com o tempo. Seu longo balcão foi modernizado e acrescido de uma arte singela em tubos luminosos, que apesar de ainda levar um toque dos anos 80 em suas cores, consegue atribuir certa contemporaneidade ao local. Com um atendimento atencioso e ágil, mostrando um rol de garçons experientes e bem treinados, a casa consegue justificar sua longa existência e seus clientes de todas as idades, muito diferente de uma certa exclusividade da alta idade normalmente vivenciada em casas mais antigas. Para o festival, o La Traviata foi de pizza, escolhendo alguns ingredientes menos tradicionais numa renomada combinação, para encantar qualquer clientela.

Pizza de Queijo Taleggio e Cogumelo Paris: 5/5

Esta posso chamar de surpresa do festival. Com uma massa fininha e muito bem assada, a casa dava o pontapé inicial no ângulo. Seu pequeno disco gritava artesanal de uma maneira simplesmente soberba, mostrando certo “descuido” controlado em seu preparo e um paladar final simplesmente único. Se você acompanha o site com certa frequência, vivenciou em dado momento uma talvez por demais exacerbada (e que pode ser conferida aqui) defesa a respeito da importância de relembrarmos nosso passado através do paladar. Bastava um pequeno e simples pedaço para imediatamente sermos arremessados dentro das recordações, para nos encontrarmos vacilantes numa cadeira de maneira onde sequer conseguiríamos encostar os pés no chão, envoltos de toda nossa família que, nesse ponto, discutia alegremente qualquer assunto em nada inerente à nossa única preocupação de se esbaldar naqueles formidáveis pedaços de pizza que vinham sendo servidos prato a prato pelo garçom.

Bom, devaneios de lado, muito me surpreende encontrarmos justamente no centro da savassi, no reboliço belo horizontino das novidades e das diferentes tribos, e ainda por cima durante um festival da tradição italiana, a verdadeira pizza brasileira. Sim, surpreendam-se com uma escolha fora do por demais aclamado (e desgastado) eixo Mangabeiras/Pizzarella! A verdade é simples e muito clara, é justamente aqui, no segundo andar de uma antiga casa dentro do coração da Savassi, que podemos encontrar a simples, básica e extremamente bem feita pizza brasileira. Bom, novamente, e agora sim, deixando de lado os devaneios, voltemos à pizza: Sua massa, ainda que aparentemente pré-assada, evitava o ponto excessivamente duro oriundo deste preparo. Seu nomeado queijo taleggio não tinha um gosto tão diferenciado assim, e por mais que a curiosidade do cliente fosse aguçada ao se deparar com um nome tão incomum, a frustração vinha em igual proporção à medida que o paladar desse se aproximava significativamente de uma simples mussarela. Seu segundo ingrediente, os cogumelos paris, eram simplesmente inexistentes dentro do formidável disco, transformando então esta prometida pizza diferenciada numa simples e básica marguerita com azeitonas. O resultado era soberbo, definitivamente uma excelente pizza, mas jamais uma pizza de taleggio com cogumelos.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s