Os melhores do Certame Pizza & Pasta

Durante todo o mês de outubro, o Certame Pizza & Pasta dominou os quarteirões da cidade, oferecendo o melhor da gastronomia e cultura italiana nos estabelecimentos mais tradicionais da capital mineira. O ONDEcomo acompanhou o festival para visitar e avaliar os pratos e seus respectivos criadores, publicando 6 críticas a respeito de 12 estabelecimentos. Listamos aqui os destaques dessa edição do festival, aqueles que se mostraram excepcionais e merecem uma reserva no finalzinho do mês para honrar o sensacional desempenho.

Domenico

www.domenicopizzaria.com.br
Rua Cláudio Manoel, 583 – Funcionários – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2516-2969

Pappardelle alla Maremmana (massa de grão duro, misto de linguiças artesanais ao molho de malbec): 5/5

Servida num ponto simplesmente perfeito, al dente de textura aveludada, o muitíssimo bem apresentado pappardelle era a personificação da tentação. Seu formidável molho de malbec, apesar de não muito farto, era servido na quantidade ideal apenas para molhar e acompanhar suas linguiças artesanais destroçadas. Linguiças que, inclusive, eram oferecidas até num possível exagero para a já elevada quantidade da massa, ofertando um saboroso toque caseiro e um sutil, porém jamais ignorável, tom apimentado. A carne era a verdadeira tentação para os amantes da iguaria, levando um cheiro inebriante, uma textura fantástica, e um tempero acentuado ao prato que, completado pelo elegante paladar do vinho, nada mais era que algo para se comer de joelhos. Um prato elegante e muitíssimo bem servido que, certamente, superava as expectativas, seja pelos seus selecionados ingredientes ou por sua minimalista composição.

La Traviata

www.restaurantelatraviata.com.br
Avenida Cristóvão Colombo,  282 – Funcionários – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3261-6044      

Pizza de Queijo Taleggio e Cogumelo Paris: 5/5

Esta posso chamar de surpresa do festival. Com uma massa fininha e muito bem assada, a casa dava o pontapé inicial no ângulo. Seu pequeno disco gritava artesanal de uma maneira simplesmente soberba, mostrando certo “descuido” controlado em seu preparo e um paladar final simplesmente único. Se você acompanha o site com certa frequência, vivenciou em dado momento uma talvez por demais exacerbada (e que pode ser conferida aqui) defesa a respeito da importância de relembrarmos nosso passado através do paladar. Bastava um pequeno e simples pedaço para imediatamente sermos arremessados dentro das recordações, para nos encontrarmos vacilantes numa cadeira de maneira onde sequer conseguiríamos encostar os pés no chão, envoltos de toda nossa família que, nesse ponto, discutia alegremente qualquer assunto em nada inerente à nossa única preocupação de se esbaldar naqueles formidáveis pedaços de pizza que vinham sendo servidos prato a prato pelo garçom.

Bom, devaneios de lado, muito me surpreende encontrarmos justamente no centro da savassi, no reboliço belo horizontino das novidades e das diferentes tribos, e ainda por cima durante um festival da tradição italiana, a verdadeira pizza brasileira. Sim, surpreendam-se com uma escolha fora do por demais aclamado (e desgastado) eixo Mangabeiras/Pizzarella! A verdade é simples e muito clara, é justamente aqui, no segundo andar de uma antiga casa dentro do coração da Savassi, que podemos encontrar a simples, básica e extremamente bem feita pizza brasileira. Bom, novamente, e agora sim, deixando de lado os devaneios, voltemos à pizza: Sua massa, ainda que aparentemente pré-assada, evitava o ponto excessivamente duro oriundo deste preparo. Seu nomeado queijo taleggio não tinha um gosto tão diferenciado assim, e por mais que a curiosidade do cliente fosse aguçada ao se deparar com um nome tão incomum, a frustração vinha em igual proporção à medida que o paladar desse se aproximava significativamente de uma simples mussarela. Seu segundo ingrediente, os cogumelos paris, eram simplesmente inexistentes dentro do formidável disco, transformando então esta prometida pizza diferenciada numa simples e básica marguerita com azeitonas. O resultado era soberbo, definitivamente uma excelente pizza, mas jamais uma pizza de taleggio com cogumelos.

Villa Roberti

Av. Celso Porfírio Machado, 1.520 – Belvedere – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2534-7714      

Capellini al pomodoro (massa fresca longa elaborada com molho tradicional de tomate fresco e manjericão): 5/5

O Villa Roberti optou por um prato simples e tradicional, escolhendo um minimalismo do qual admito ser muito fã. O diferencial de se escolher uma combinação clássica é ter total abertura para mostrar sua execução, já que seus paladares são tão bem conhecidos. É também uma chance de se ousar e colocar um pezinho para fora da caixa, utilizando um tempero diferenciado ou um ingrediente inusitado em uma combinação padrão. O capellini que, conforme pedido, estava num ponto al dente, era delicioso, tinha uma massa lindamente cozida, solta e com o molho perfeitamente incorporado, como se os dois pertencessem um ao outro. Seu sabor era presente, acentuado pelos vários tomates cereja bem distribuídos e muito bem feitos, dissolvendo na boca com sabor permutando entre o adocicado e o leve ácido da fruta. Tanto sua temperatura quanto seu visual eram soberbos, seu queijo polvilhado antes do prato vir à mesa se mostrava elegantemente derretido e sua textura aveludada e puxenta simplesmente atribuíam ao resultado uma sensacional brincadeira de sensações. Os únicos questionamentos eram oriundos da pequena porção de manjericão que, adicionados ao molho antes deste vir à mesa, acabavam perdendo um pouco de sua vistosa cor e sua textura mais rígida, e da nula intenção da casa de se mostrar soberana em sua gastronomia, oferecendo o clássico do clássico sem qualquer toque realmente diferenciado, exceto por seus muito bem selecionados ingredientes. Ah, e é claro, ficou o indagamento a respeito da opção de uma casa tão bem vista em temperar suas massas com muçarela, e não com um queijo mais duro e elegante como um bem produzido grana padano de vinte meses.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres

Anúncios

2 Respostas para “Os melhores do Certame Pizza & Pasta

  1. Prezados Eduardo Boaventura e Path Tôrres,

    Que bom que vocês nos visitaram mais uma vez! Ficamos muito contentes! E também adoramos a nota do nosso Capellini. Obrigado!

    Gostaríamos apenas de esclarecer um ponto importante, uma vez que somos apaixonados por queijos e muito criteriosos na seleção do tipo e das marcas que utilizamos em nossos pratos. Não utilizamos o queijo muçarela em nenhum prato principal de massa.

    A massa Capellini al Pomodori em questão é finalizada com o Parmigiano – Reggiano que também está presente no Ravioli di Pere, Ravioli di Pollo, e em algumas das nossas saladas. Já para o Gnocchi, elegemos o Brie, para o Pappardelle e Agnolloti, o Grana Padano, para o Pansotti, o Pecorino Romano, e para o Linguine, a Burrata.

    No Villa Roberti, a muçarela utilizada é a de búfala, presente nas pizzas e na berinjela, pastine e strozzapreti, que são opções de miniporções para acompanhamento de pratos principais de grelhados.

    Voltem sempre! Serão sempre muito bem-vindos!

    Abraços,
    Equipe do Villa Roberti

    • Olá! Agradecemos o comentário, e realmente nosso texto deixou uma dupla interpretação a respeito dos queijos que deve ser esclarecida.

      Quando indagamos que vocês temperavam sua massa com muçarela, nosso questionamento não era a respeito do queijo adicionado ao prato ainda durante seu preparo, que certamente varia de acordo com a massa escolhida, era sim a respeito do queijo oferecido pela casa à mesa, como um adicional ao prato.
      Aquele era, certamente, uma simples e muito decepcionante muçarela.

      Abraços e continuem sempre melhorando!
      Equipe ONDEcomo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s