L’Esperto Galeteria

NOTA GERAL: 4.5/5

www.lespertogaleteria.com.br
Avenida Cristóvão Colombo, 550 – Savassi – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3227-8044

Localização e Ambiente: 4/5

Bem localizado entre a Savassi e o bairro de Lourdes, o L’Esperto ocupa uma avantajada esquina em desnível, preenchendo seu interior com um alongado balcão e várias mesas ao longo de dois ambientes internos. Externamente a casa também posiciona algumas mesas cobertas por ombrellones brancos, boas para um dia mais quente ou para uma agradável tarde com amigos e familiares. Sua decoração é extremamente simpática e condizente com a defesa do lugar, figurada por galetos coloridos e estampas caseiras, deixando sua ambientação com um toque descontraído e ainda assim familiar. Apesar de simples, a casa é acertiva em sua proposta, oferecendo uma opção ótima de refeições para todas as ocasiões. Um porém, no entanto, é a habilidade de estacionamento dentro dos horários comerciais, que certamente, além de complicado, renderá no mínimo uma folha de rotativo.

Atendimento: 5/5

A casa oferece um excelente atendimento do começo ao final de sua refeição. Com atendentes extremamente dispostos e muitíssimo animados, conferindo seus pedidos e a qualidade daquilo que estava sendo degustado com frequência, o estabelecimento não poderia entregar mais, especialmente quando a logística da casa, que oferece uma extensa visão de praticamente todas as mesas da casa de qualquer ponto de seu balcão, possibilita que seus garçons atendam seus clientes ao menor aceno. Outro sucesso foram as diversas sugestões de petiscos à sobremesas, completando este delicado e dedicado atendimento de qualidade.

Gastronomia: 4.3/5

Especializada em galetos, a casa tem uma maneira toda especial de temperar e servir o franguinho, agregando um sabor de vó que é simplesmente incomparável. O cardápio, portanto, é recheado de opções de acompanhamento para o galeto, entre batatas, saladas, tipos de arroz e etc, em porções individuais ou para dois, sempre muito bem servidas. Existem também porções de petiscos que podem muito bem servir como entradas, dependendo da intenção do cliente de almoçar/jantar ou somente beliscar.

Manjubinhas empanadas e molho tártaro: 5/5

Manjubinhas empanadas e molho tártaro

Definitivamente um começo com o pé direito, com uma entrada feita para se diferenciar da massa. O peixinho era interessantíssimo, pequeno e cortado ao meio, aberto como uma folha. Seu empanado era extremamente seco e seu sabor presente harmonizava maravilhosamente bem com o gosto forte de pescado. Tudo era minimalisticamente planejado, de sua textura fibrosa, e consequentemente maravilhosa, até seu jogo de paladares robustos e muito diferentes do filé de tilápia com molho tártaro servido em qualquer casa da cidade. Molho, inclusive, que conseguia se equiparar ao toque de inovação da casa ao optar por esta extremamente brasileira opção de carne, com seu toque suave de limão, um nível presente de conserva, que acredito ser de pepino, e um sutil porém incerto teor de iogurte. O resultado então era um paladar que incentivava o frescor conseguindo se tornar simplesmente único.

Galeto L’Esperto (Galeto servido com arroz à grega, vinagrete de tomatinho sweet grape, batata frita e farofa de ovos. Acompanha pãozinho de sal e manteiga.): 4/5

Galeto L'Esperto (Galeto servido com arroz à grega, vinagrete de tomatinho sweet grape, batata frita e farofa de ovos. Acompanha pãozinho de sal e manteiga.)

Muito bem servido e com um frango estupidamente bem temperado, ressaltando o gosto da carne mas atribuindo mais sabor ao prato, o conjunto era digno de elogios. O primeiro era oriundo de seu arroz, bem feito, soltinho e muito bem agregado de legumes e passas, gerando a combinação ideal para o temperado frango e para um conjunto com um pé na roça. O segundo, por sua farova de ovos, muito molhada e, novamente, com toques pesados de algo artesanalmente feito no interior; e, para finalizar, suas batatas, que já agregadas ao menu tradicional brasileiro, serviam como um escape clássico do terceiro acompanhamento. O único porém do prato era de responsabilidade de seu circunstancial vinagrete, que, apesar de gostoso, não era um par ideal para uma combinação de ingredientes já relativamente molhados, além de suas ditas torradas, que apesar de listadas como membro do prato, jamais chegaram até nossa mesa.

Galeto Yankee (Galeto servido com molho barbecue, batatas fritas e legumes na manteiga.): 5/5

Galeto Yankee (Galeto servido com molho barbecue, batatas fritas e legumes na manteiga.)

Após a versão abrasileirada do galeto, partimos para a versão steak house da iguaria. Com a mesma incrivelmente saborosa carne supracitada, o exemplar aqui era acompanhado de um igualmente formidável molho barbecue. Molho que, apesar de descrito como artesanal, parecia muitíssimo uma opção industrializada de extrema qualidade que, uma vez comprada pronta, era batizada na casa dando aquele toque caseiro tão querido por todos. Ainda assim, e artesanal ou não, a verdade é simples e direta: o processo de produção não é tão relevante quando o ingrediente se encaixa de maneira tão formidável ao conjunto. A pele da ave era a perfeita combinação para o toque adocicado do barbecue, especialmente quando servida num ponto não menos que excelente, e a dupla era muitíssimo bem acompanhada das também bem elaboradas batatinhas fritas. Para finalizar, uma porção de legumes salteados muito bem selecionados que, apesar de saborosa, acabava funcionando mais como uma tentativa de alívio de consciência para aqueles imergidos no turbilhão de sabores de seus demais ingredientes, além, é claro, de comporem muitíssimo bem o prato, trazendo a ele certa cor e alegria.

Parfet de chocolate com pé de moleque: 3/5

Parfet de chocolate com pé de moleque

Uma grande sobremesa, que, apesar de não parecer tão farta, DEVE ser dividida entre pelo menos duas pessoas. O descrito como “parfet” se distanciava debilmente da expectativa e do padrão não menor que estonteante impresso até então pela casa. Sua textura muito distante de um parfait, se assemelhava ao que se derivaria de um exacerbado envelhecimento de uma mousse de chocolate. O resultado era uma base nada cremosa e até quebradiça de chocolate que, muitíssimo terrosa, conseguia se salvar primordialmente pelo seu paladar de chocolate. O gosto doce era praticamente impossível de se errar, especialmente quando a combinação era tão bem composta por uma farofa de pé de moleque adicionada ao topo da taça instantes antes de ser servida e, consequentemente, atribuindo crocância e um toque caramelado à sobremesa. Com essa overdose de açúcar, a sobremesa acabava se tornando enjoativa e pouco surpreendente, além de destruir aquilo que um digno parfait realmente brilha em ter, uma formidável textura.

Custo Benefício: 5/5

Extremamente justo! Os galetos custavam em média R$30 por pessoa sendo extremamente bem servidos. Suas porções para dois conseguem ser até mais econômicas que as versões individuais e suas entradas mantém uma precificação não menos que digníssima. O ticket médio da casa acaba ficando em torno dos R$45, um custo/benefício altamente válido para um menu extremamente bem servido de três passos, principalmente considerando toda a expertise da casa.

Dicas:

Um excelente lugar para um almoço em família, para um happy hour ou para uma descontraída tarde de seu final de semana com os amigos! As porções são fartas, as opções agradam qualquer idade e o ambiente é muitíssimo condizente com a proposta, tudo isso ainda é acompanhado de uma não menos que excepcional relação custo/benefício! E então, o que vocês estão esperando?

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres
Anúncios

Uma resposta para “L’Esperto Galeteria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s