Villa da Pizza

NOTA GERAL: 4.0/5

Rua Képler, 382 – Santa Lúcia – Belo Horizonte, MG | Tel: (31) 3344-5599

Localização e Ambiente: 3/5

A Villa da Pizza é uma pequena e simpática casa próxima ao também singelo Shopping Falls. Sua fachada vermelha e suas amplas janelas em vidro podem não ser imponentes, mas com certeza chamam a atenção pelo aconchego e pelo esmero em sua agradável decoração. Internamente, são apenas 8 ou 9 mesinhas para quatro pessoas, emparedadas por um comprido balcão que abriga uma cozinha aberta de fora a fora. Ali são montadas e assadas todas as pizzas, à vista do cliente, permitindo que ele se depare com o cuidado do pizzaiolo, a constante atenção do gerente (e talvez proprietário) e, é claro, que ele se inebrie com os cheiros deliciosos dos ingredientes assando.

Atendimento: 5/5

Nosso atendente era um exemplo que todos os garçons e gerentes de Belo Horizonte deveriam seguir. Graças às limitações físicas da casinha, ele estava sempre por perto, mas não era isso que o torna tão especial. Na verdade, a cortesia e REAL preocupação desse colaborador nos fizeram acreditar que ele era deveras o proprietário do lugar (e talvez realmente seja), tamanho o seu esmero com o conforto e constante bem estar de seus clientes. Éramos constantemente questionados sobre o sabor e a temperatura dos pratos, com perguntas específicas, como ponto da massa, combinação dos sabores, tamanho de recheio, entre tantos outros detalhes.

Gastronomia: 4.6/5

A pizzariazinha servia sabores variados, em sua maioria tradicionais e conhecidos por nós, mineiros. A massa era fina, muito gostosa e bem aerada, com uma boa elasticidade. A quantidade de recheio condizia com a massa, sem exageros, dando total abertura para as combinações.

À moda: 4/5

A pizza à moda da casa é sempre um bom começo, permitindo ao cliente conhecer a dosagem e o padrão dos ingredientes do estabelecimento. A pizza era então leve, bem temperada, com pedaços grandes de pimentão, um presunto muito bem assado, quentinho e levemente crocante nas bordas, além é claro da sempre muito bem derretida mussarela. O resultado era um elegante disco muito bem disposto, que deixava claro o cuidado da casa na apresentação de sua especialidade, combinando muito bem uma quantidade de recheios não exagerados com a levíssima massa.

À moda e Brasileira

Frango com catupiry: 5/5

O clássico sabor brasileiro era cremoso, com massa crocante e sabor muito original. O estabelecimento usa um frango não ressecado, provavelmente temperado artesanalmente pela própria casa, dando a formidável possibilidade do estabelecimento criar algo verdadeiramente único dentro de uma pizza tão clássica. Para acompanhar a carne, um catupiry aveludado com aparência de frescor, na proporção ideal para não afogar o frango e nem mascarar seu sabor, compondo a pizza como somente um complemento de textura diferenciada e maravilhosa. O disco acabava com uma sensação leve, combinado com a massa fina e a borda altinha e biscoitada (com perdão da invenção da palavra), tornando-a uma boa opção para se pedir até sozinha, já que não era nada enjoativa ou pesada.

Carne seca com catupiry: 4/5

O sabor tradicional da mineirada estava bom “demais da conta”. A carne estava bem avermelhada e era servida em fios separados, ao invés de aqueles infelizes blocos de carne (que normalmente são difíceis de dividir e acabam causando uma péssima distribuição da carne ao longo da pizza). O gosto era forte e presente, com toque defumado delicioso, contrapondo lindamente o catupiry leve e quase adocicado, causando uma combinação difícil de ser superada. Ainda que a carne em questão não tenha todas as características artesanais do frango supra citado, o conjunto continuava merecendo seu destaque, especialmente pelos pequenos detalhes, como, nesse exemplar específico, uma dosagem quase excessiva do queijo. Tal incremento conseguia então manter seu sabor uma vez pareado com uma carne tão forte, evitando que a paixão mineira fosse eventualmente mascarada. Se tal combinação foi proposital? Bom, isso eu ainda não sei, mas que a surpresa era certamente formidável, ah sim, isso era.

Carne seca com catupiry e frango com catupiry

Brasileira: 5/5

O exemplar era feito de queijo, presunto, azeitonas e catupiry, numa deliciosa combinação forte e ainda assim equilibrada. As fatias de azeitona eram pequenas e muito bem distribuídas, derramando homogeneamente seu magnífico azeite sobre os lençóis de queijo e presunto de sua base. Seu queijo, muito bem derretido, vinha então completar o conjunto enquanto a suavidade do presunto, muito bem assado, permitia uma fusão de sabores modestos e equilibrados. Uma pizza simples e muito bem executada, que, por incrível que pareça, não é tão comum de se encontrar ao longo das inúmeras pizzas da cidade.

Banana com leite condensado e canela: 5/5

Banana com canela e leite condensado

O sabor doce da casa era simplesmente MARAVILHOSO. Uma pizza que serviu para elevar ainda mais o nosso conceito com relação ao Villa da Pizza. Sua massa ficou crocante por fora e macia por dentro, sua canela, que acredito ter sido misturada com algum outro tempero, levava um cheiro enlouquecedor para o ambiente e sua quantidade era perfeita para o conjunto. Tudo era arrematado então pela maravilhosa textura fibrosa e quase derretida das bananas, complementada pelo doce cremoso do leite condensado aquecido. Uma pizza sem deslizes, perfeita para encerrar magnificamente uma surpreendente refeição.

Custo Beneficio: 3/5

As pizzas são servidas em tamanho brotinho e gigante, nesse último caso partidas em 8 fatias. Os sabores são vários e o preço é único, respectivamente R$14 e R$40. Ainda que o valor seja ótimo para a qualidade da comida, a pizzaria se posiciona num bairro relativamente afastado dos altíssimos aluguéis da cidade, sua equipe é extremamente enxuta e seu acabamento é por demais simples para o valor empenhado. Ainda assim, o resultado final é bom, e a sensação continua sendo a de uma ótima refeição que não deixou à desejar. 

Dicas:

Corra até lá! O lugar é pequeno simpático e pelo que vimos, ainda não lota. A casa é um diamante bruto da zona sul, de cardápio pequeno e opções limitadas, produzindo seus pratos com um amor bastante caseiro, em sabores que não fogem aos gostos mais quadrados da nossa cidade. A sensação então não poderia ser melhor, é como se adentrar no único Café com Tango (que para quem já visitou, sabe quão formidável é), mas aqui, especializado em pizzas.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres

Anúncios

Uma resposta para “Villa da Pizza

  1. Boa tarde,gostaria de elogiar e agradecer essa dica gastronômica.
    Verifiquei também que o número correto da casa é rua Kepler 382 e não 452.Peço que façam essa correção pois fiquei um pouco perdida. Concordo com tudo que foi escrito ,o lugar é um aconchego só .Obrigada !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s