Cantina do Lucas

NOTA GERAL: 3.1/5

www.cantinadolucas.com.br
Avenida Augusto de Lima, 233 – Lj 18 – Edifício Maleta  – Centro – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3226-7153

Localização e Ambiente: 3/5

Informal e interiorano, o ambiente era simples, funcional e com toque de casa. Uma das paredes era revestida com azulejos estampados, enquanto o longo ambiente era dividido em duas áreas separadas por uma longa divisória em madeira escura. Para deixar o lugar ainda mais simpático, inúmeras garrafinhas pendiam do teto e enfeitavam as quinas do ambiente mais rústico. A Cantina do Lucas, como sabem, fica localizada dentro do Edifício Maleta, motivo pelo qual as mesas externas não são tão externas assim, dando vista para lojas de fantasia, sebos e, é claro, outros bares do local. Vale dizer que o prédio é uma simpatia, especialmente à noite, abrigando não só utilidades em geral, mas também pontos gastronômicos deliciosos e um público extremamente animado e sem barreiras.

Atendimento: 2/5

O atendimento no local é apressado na medida da demanda, o que significa que, num domingo de almoço, os garçons têm poucos segundos de atenção para ceder a cada cliente. Fomos atendidos por mais de uma pessoa, mas a casa deixava claro que suas mesas eram marcadas para garçons distintos. Logística que, por vezes, gerava um atendimento falho, de um garçom cansado e certamente sobrecarregado que passava direto das mesa, chegando até a evitar acenos para não ter que atender mais alguma pessoa naquele momento. Inúmeras foram as vezes que solicitações simples foram esquecidas, como pedidos de condimentos, gelo, limão ou qualquer outro item que não fosse devidamente precificado no cardápio. Um atendimento longe do ideal para lugar algum, mas ainda assim um atendimento que conseguia imprimir um ritmo satisfatório à casa e sua cozinha.

Gastronomia: 3.8/5

A Cantina do Lucas é um bar informal e também um restaurante de família. Ou seja, tem uma carta de petiscos apetitosa e um cardápio de almoço e jantar com porções altamente fartas, feitas para serem divididas por toda a mesa. Seus itens são bem abrasileirados, variando entre carne de boi, frango e peixe, além de massas como o tagliatelli e a lasanha.

Entrada:

Carne de Sol Desfiada com Pimentão, Provolone e Torradas: 3/5

Carne de Sol Desfiada com Pimentão, Provolone e Torradas

Um prato bem apresentado, e, como esperávamos, grande! O petisco que também serve de entrada era repleto de uma deliciosa carne de sol desfiada, muitíssimo bem temperada e dessalgada, e é claro, contornada por um fabuloso queijo provolone igualmente desfiado. O prato era na medida do possível um charme, sendo extremamente bem acompanhado do gosto das cebolas e dos pimentões preparados em conjunto com a carne. Ao final o enorme petisco era acompanhado de torradinhas verdadeiramente dispensáveis, ou melhor, de segunda categoria, que, uma vez largadas de lado deixavam o prato pra lá de satisfatório.

Bolinho de Mandioca (Recheado c/ carne – 08 unidades): 5/5

Bolinho de Mandioca (Recheado com carne - 08 unidades)

Tentamos resistir aos bolinhos de mandioca – que geralmente são terceirizados – mas perdemos todo o nosso argumento quando nos informaram que estes eram artesanais. E acreditem quando digo que não houve um pingo de arrependimento nessa decisão, porque os bolinhos… UAU! Eram simplesmente muito bem feitos, muito bem fritos e muitíssimo bem temperados! Os deliciosos bolinhos de aipim eram perfeitamente montados e macios com uma mandioca extremamente bem feita e sem o gosto típico de farinha que essa iguaria pode levar. Sua carne era boa (infelizmente não tão boa quanto sua massa) e seu resultado, um charme!

Prato principal:

Peito à Surprise (peito de frango à milanesa, recheado com presunto e mozarela, risoto, banana, batata frita e dois ovos): 3/5

O frango era bom, bem feito, bem empanado e muito bem recheado. Seu recheio também evitava que sua carne ressecasse, mantendo-a durante todo o tempo suculenta e gostosa. O tal risoto de risoto não tinha nada, faltando liga, queijo e, claro, o arroz carnarolli ou arbóreo que deveria compor essa iguaria. Este que na verdade era uma variação de um arroz à grega, poderia até ser considerado um risoto “às antigas”, uma vez que tal variação do arroz à grega era de fato nomeado como risoto há um par de dezenas atrás. Ainda assim, e deixando de lado os nomes optados pelo restaurante, a combinação do arroz com nacos de frango, acrescido do frango que o prato já provia, tornava o conjunto algo como a expressão “chover no molhado”. Para completar a baixa genialidade das combinações, o prato era acompanhado de batatas fritas, uma carne recheada, empanada e frita, ovos fritos e, acreditem, uma banana empanada que, é claro, também era frita. Ainda assim um bom prato, com gosto de vó e saudades da infância.

Sobremesa:

Strogonoff de chocolate: 4/5

Strogonoff de chocolate

Essa pedida foi mais de curiosidade do que tudo. Afinal, o que seria um strogonoff de chocolate? Descobrimos, por fim, que a sobremesa era composta de uma mousse de chocolate levemente alcoólica com sementes e raspas de chocolate ao topo. Uma combinação boa que, no início, poderia até parecer um pouco esquisita, mas que uma vez acostumada a boca, transformava-se em algo incrível, fazendo seu degustador começar a raspar o prato avidamente buscando cada vez mais.

Custo Benefício: 3/5

Um ótimo custo benefício, considerando-se o tamanho colossal das porções. Os petiscos têm um preço normal e aceitável, e os pratos para dois ficam em torno dos R$60, sendo que servem 3 ou 4 quando pedidos junto a uma entrada. Um ticket médio de R$30 por cabeça, extremamente válido.

Dicas:

Um lugar gostoso, com preço justo, em um ambiente mais que simpático. Nossa dica é ir com a família, preferencialmente num almoço de domingo. Lembre-se sempre que os pratos são colossais, então vá sempre em pares para não sobrar (tanto) no final.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s