Bar do Primo

NOTA GERAL: 3.9/5

Rua Santa Catarina, 656 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3335-6654

Localização e Ambiente: 2/5

O Bar do Primo – também conhecido como Petisqueria do Primo – está localizado bem próximo ao Diamond Mall, numa esquina de Lourdes relativamente bem frequentada, porém não tão abarrotada de bares como em outras partes do bairro. Sua decoração é simples, na verdade, tão simples que parece até intencionalmente largada para demonstrar a idade do local. O tradicionalíssimo boteco é um dos poucos estabelecimentos gastronômicos da cidade que podem se gabar de estarem funcionando a não menos que sessenta anos. Suas mesas de madeira são montadas na parte externa e interna da casa enquanto toda sua prataria mantém um simpático ar caseiro. O resultado é uma casa com ar de um digníssimo boteco, sem muitas firulas, mas com bastante história.

Atendimento: 5/5

Os garçons do Bar do Primo são tão simpáticos quanto o próprio lugar. Conhecem o cardápio de cor e salteado, fazendo sugestões bem explicadas e defendidas. São bem experientes e tentam fazer tudo o mais rápido possível, sempre com um olhar sorridente e muito, muito atento. É muito difícil, mesmo com o bar cheio, que um aceno passe despercebido, o que fez com que nossa noite fluísse de maneira mais do que adequada. Para completar o prazer, sua cozinha também não deixava por menos, com pratos rápidos e sempre muito quentinhos, mantendo a mesa bem servida e os clientes extremamente satisfeitos.

Gastronomia: 4.3/5

O cardápio é repleto de petiscos, pratos e todos os tipos de porções. Se encontra de tudo um pouco, fritas, batatas portuguesas, queijo pachá, pé de porco, dobradinha, língua recheada e por aí vai. Temos os petiscos tradicionais e alguns mais exóticos, tudo bem abrasileirado e com um toque a mais do estabelecimento. Pode até haver dúvida na hora de escolher mas, com certeza, não há risco de desagradar. 

Filet à palito e batata portuguesa: 3/5

Filet à palito e batata portuguesa

Uma das promoções da casa contemplava esses dois petiscos (se você comprasse o filet à palito, ganhava as simpáticas batatinhas), ambos super adorados em Minas, e super compatíveis. Embarcando então nesta opção que conseguia unir o útil ao agradável, sua porção de filet era muito bem servida, de bom corte e excelente tamanho para um tira-gosto. Ainda que o elemento não prezasse por uma exacerbada qualidade, o nível atingido pela carne era satisfatório para um boteco, e seu tempero acentuado pelos fartos anéis de cebola que coroavam o prato traziam um cheirinho característico para a mesa. Para acompanhar, simpáticas batatinhas portuguesas, que nada mais são aquele famoso modelo chips, finíssimo, fresquinho e gostoso. O conjunto agradava mas não surpreendia, fosse pelo seu molho simples, sua combinação simplória ou suas batatas levemente engorduradas, o resultado era de um prato apagado perante a diversidade oferecida pelo estabelecimento.

Mini almôndega: 5/5

Mini-almôndegas

Uau, uau, UAU! As pequenas bolinhas de carne eram um exemplo de perfeição. Servidas semi-imersas em um mar de um maravilhoso caldo, com gosto muito presente da carne e picos suaves porém perceptíveis de seu maravilhosos tomates, pimentões e cebolas igualmente submersos, o prato era uma explosão. Cada uma das bolinhas simplesmente desmanchava na boca, deixando um gosto divino e, com certeza, um desejo de quero mais. Um prato direto e muito bem elaborado, com um molho forte e presente maravilhoso que era perfeito para acompanhar uma bela porção dos pães da casa que sorviam maravilhosamente aquela tentação.

Queijo pachá: 4/5

Queijo pachá

O queijo pachá do Bar do Primo, sem maiores delongas, concorre ao título de melhor da cidade!! Um queijo provolone de qualidade, idealmente salgadinho e muito macio, que era perfeitamente cortado em cubinhos, empanado e frito até o ponto perfeito, alcançando um lugar incrível onde seu exterior se estufava e descolava sutilmente do queijo de forma maravilhosa. Sua crocância contrastada com seu interior puxento e muito bem derretido fazia qualquer mineiro passar mal – no bom sentido – e sua porção apesar de farta acabava sendo devorada em poucos minutos. Um prato mandatório para os amantes da iguaria que, apesar de engordurado, vale cada um dos dia de vida que certamente serão deduzidos de seu montante.

Moelas: 5/5

Moelas

A carne de frango que vive uma relação de amor e ódio com os mineiros se apresentou de forma tão bem executada que merecia uma salva de palmas. Seu toque altamente tenro e sabor suave surpreendiam em vários sentidos, e sua porção generosa satisfazia muito bem uma mesa de 1 ou 2 pares. O prato se assemelhava muito às almôndegas que experimentamos – tão famosas na casa – vindo também mergulhado no mesmo molho soberbo que, aqui, tinha seu volume extremamente incrementado. Novamente um exemplar perfeito para acompanhar a opcional cestinha de pães.

Custo Benefício: 4/5

As porções giram na faixa dos R$30, valor extremamente justo considerando que são mandatoriamente bem servidas e ideais para serem compartilhadas. O bar também mantém suas bebidas dentro de um valor justo, tornando seu o ticket médio para uma boa noitada algo próximo dos R$40.

Dicas:

Vá cedo e acompanhado de amigos, optem por uma mesa grande de preferência na rua, para não se perder aquele característico ar de comida de boteco. Aproveitem para provar um pouquinho de tudo, saindo do simples e padrão e aterrissando numa formidável ousadia, sem se esquecerem, é claro, do queijo pachá.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Tôrres
Anúncios

2 Respostas para “Bar do Primo

  1. Obrigado Eduardo e Path pelos e-mails. Hoje vou no Bar do Primo, que tinha ouvido falar no festival de Comida de Buteco, que ainda não conheço. Com suas dicas animei, hoje vou lá experimentar o pachá. 1 abç. Warner

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s