Oak Wine Bar – RW 2013, 2ª edição

Em sua segunda edição nesse ano, o Restaurant Week traz 29 opções para almoço e 47 opções para jantar em uma seleção de variadas casas da cidade. O festival acontece entre os dias 26 de agosto e 8 de setembro, mantendo seu menu degustação (entrada, prato principal e sobremesa) com o preço de R$34,90 para a opção diurna e R$47,90 para a noite. Vale lembrar que esse ano, sabe-se Deus porque, existe um tema na Week: “Frutas e Flores”, portanto os menus deverão ter sua criatividade um pouco mais canalizada para cumprir este novo desafio. Durante o festival, nos manteremos dentro de um modelo mais simples de publicações para que vocês possam conferir o maior número possível de casas. Caso vocês desejem que visitemos algum restaurante específico do festival, deixe seu recado ou mande um e-mail para ondecomo@gmail.com, e não se esqueça de falar qual menu (noturno ou diurno) você gostaria que fosse avaliado.

NOTA GERAL: 4.0/5

Menu ALMOÇO

Sobre o Oak:

O Oak é um contemporâneo que não é tradicional, porém que já é parte indispensável do cenário gastronômico de BH. Já visitamos o estabelecimento em outras edições do week assim como também fora dos festivais, e podemos dizer que ele nunca decepcionou, trazendo sempre combinações criativas ou até mesmo simplistas, com execuções altamente cuidadosas. Sua localização privilegiada, seu ambiente aconchegante e atendimento cuidadoso, além de um cardápio super atraente, foram os pilares definitivos para sua consolidação na cidade. Confira nossas primeiras impressões clicando aqui.

Gastronomia:

O menu do Oak contempla diferentes tipos de carnes e massas, em montagens criativas e feitas com delicadeza. Para o week a casa escolheu entradas que fogem da clássica e barata saladinha, trazendo queijos e lagostim, seguidas de peixe ou carne de porco, e finalizando com uma tortinha de banana muito bem apresentada.

Entradas:

Queijo coalho glaceado com rapadura, chutney de manga e rúcula baby: 4/5

Queijo coalho glaceado com rapadura, chutney de manga e rúcula baby

Para começar bem o almoço, fomos surpreendidos por uma apresentação simpática de cubinhos de queijo coalho. Queijo que, por acaso, estava muito bem feito, com uma casquinha firme que beirava o queimado e um interior borrachudinho como deveria ser. O fato de ser glaceado com uma calda de açúcar, um pouco distante do sabor complexo esperado de uma rapadura, deixava seu gosto equilibrado, balizando o salgado do queijo no toque adocicado da calda e do chutney, além de agregar certa viscosidade à sua textura. Para completar, um chutney de manga que se fundia muito bem com a rúcula baby, opção mais suave que a tradicional que, muito bem picada, facilita a degustação de todos os ingredientes como um todo. Um prato simples, elegante e saboroso, que brincava com a criatividade sem sair por demais dos clássicos sabores de minas.

Creme de moranga com lagostim sautée e requeijão do norte: 4/5

Formado com base num creme pra lá de saboroso, temperado por um bem colocado fio de azeite, a entrada não era menos que uma agradável surpresa. O prato mantinha um presente sabor de pescado, que era ainda mais reafirmado pela existência de mínimos pedaços do lagostim ao fundo, contemplando uma textura mais firme e um paladar não tão linearizado ao conjunto. Para completar, seu sabor da abóbora era delicado e, como colocamos, muito bem temperado pelo suave azeite. Uma pena que, ao menos em nossa porção, o prometido requeijão do norte simplesmente não aparecia, nos fazendo até questionar sua verdadeira existência.

Pratos principais:

Lombinho de porco recheado com damasco e panceta servido com risoni de duas mostardas: 3/5

Lombinho de porco recheado com damasco e panceta servido com risoni de duas mostardas

Composto por uma por demais avantajada porção de risoni, uma massa de macarrão em forma de arroz, e pequenas fatias de um excelente porco recheado, o prato era um amontoado de bons sabores servidos em péssimas proporções. Sua cama de uma massinha super cozida, que acabava ficando mole e bastante sem graça, era temperada por um molho branco sem muita elaboração, que finalmente era deveras distante do sabor esperado pela prometida dualidade das mostardas. O resultado então era uma avantajada porção de massa sem paladar forte o bastante para se criar qualquer contraponto com sua carne, dando a entender que sua existência era exclusiva para se encher aqueles dispostos a conhecer o prato. Uma verdadeira pena, uma vez que a não tão simpática massa era combinada por uma fabulosa carne que isoladamente era muitíssimo eficaz. Seu recheio trazia ao conjunto o adocicado e ao mesmo tempo ácido único do damasco que fazia um contraponto ao salgado da panceta.

Sobremesas:

Tortinha quente de banana e canela farofa de mascavo e parfait de doce de leite e chocolate amargo: 5/5

Tortinha quente de banana e canela farofa de mascavo e parfait de doce de leite e chocolate amargo

A tortinha de banana que se assemelhava a um pudim era deliciosa, molinha e muito saborosa. Seu parfait era, como o nome já diz, de fato perfeito, com predominância do chocolate, porém uma presença nítida do doce de leite para dar uma quebrada no toque amargo e adicionar uma textura ainda mais puxenta. Textura, inclusive, que combinava de forma quase surreal com a suavidade do pudim, sendo completada por um infelizmente frito creme de chocolate. Ah, sim, e é claro sua farofa de mascavo, que coroava o prato com um crocante, fechando com chave de ouro uma excepcional sobremesa.

Dicas:

O Oak é um restaurante que deve ser provado várias e várias vezes, preferencialmente em diferentes ocasiões. Pode servir para um almoço de família, um encontro a dois, ou uma saída com amigos mais próximos. Caso queira experimentar no week, talvez seja melhor ir no jantar, já que o estabelecimento mantém as entradas e sobremesas (já estabelecidas como sensacionais) e modifica somente os pratos principais que, para o menu de almoço, infelizmente se tornaram o ponto baixo da experiência. E lembrem-se de chegar cedo, pois, é claro, a casa lota.

post and review by Eduardo Boaventura e Path Tôrres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s