O Kabuto – RW 2013, 2ª edição

Em sua segunda edição nesse ano, o Restaurant Week traz 29 opções para almoço e 47 opções para jantar em uma seleção de variadas casas da cidade. O festival acontece entre os dias 26 de agosto e 8 de setembro, mantendo seu menu degustação (entrada, prato principal e sobremesa) com o preço de R$34,90 para a opção diurna e R$47,90 para a noite. Vale lembrar que esse ano, sabe-se Deus porque, existe um tema na Week: “Frutas e Flores”, portanto os menus deverão ter sua criatividade um pouco mais canalizada para cumprir este novo desafio. Durante o festival, nos manteremos dentro de um modelo mais simples de publicações para que vocês possam conferir o maior número possível de casas. 

NOTA GERAL: 4.0/5

Menu JANTAR

Sobre o Kabuto:

O Kabuto é um restaurante japonês localizado em Nova Lima que recentemente abriu uma unidade no Sion, encantando a todos com sua simpaticíssima decoração. Seu exterior é composto por um longo deck em madeira com mesas para quatro, cortado por um corredor de entrada, onde do lado esquerdo podemos ver o sushi bar e parte da cozinha, revestida em vidro, onde estão expostos alguns dos peixes e frutos da casa. Internamente há um balcão, e várias mesinhas com confortáveis sofás. Com uma decoração feita por lanternas japonesas, quadros e vários elementos em tons de vermelho e preto, a casa consegue aquele ar mais do que caracterizado para aquilo que é servido, não deixando dúvidas para ninguém, nem mesmo para aqueles que passam brevemente pela porta, de que tipo de comida é servida ali. Seu atendimento é exemplar com garçons mais do que simpáticos, além de profundos conhecedores do cardápio.

Gastronomia:

A casa é especializada na culinária oriental, e tem uma longa carta contendo todos os tipos de sushis, sashimis, harumakis, yakisobas e etc. Para o week o estabelecimento conseguiu ousar e se manter fiel ao tema – detalhe que geralmente está sendo completa ou parcialmente ignorado pelas demais casas participantes – começando com um tartare de várias frutas e peixes, seguindo com uma seleção de sashimis dispostos em flores e sendo finalizado com uma sobremesa mais que pertinente e, claro, de dar água na boca.

Entrada:

Tartare de robalo (Robalo, kiwi, pêra, cebolinha, nabo e ovas de capelim com molho ponzu e capuchinha): 4/5

Tartare de robalo (Robalo, kiwi, pêra, cebolinha, nabo e ovas de capelim com molho ponzu e capuchinha)

Uma entradinha que conquista pelo esmero em seu preparo e pela lindíssima apresentação. Boa, bem montada e combinada, o prato não era menos que sensacional. Sua combinação de pescado com kiwi era formidável, especialmente quando devidamente temperados pelo excelente molho shoyu batizado com sucos cítricos (limão e laranja, acredito) e um pouco de óleo de gergelim. Seu porém ficava então apenas por conta das peras que, apesar de adocicadas e diferentes, eram por demais fortes para o restante dos ingredientes, roubando completamente seus paladares quando presente nas garfadas. Faltava também, e talvez aqui num toque mais pessoal, um quê apimentado, que poderia inclusive solucionar o problema do paladar forte das peras, colocando-as para marinar numa solução suave de pimentas e conserva, suavizando-as de forma elegante e única.

Prato principal:

Tirashizushi de frutos do mar (Arroz de sushi, diversos frutos do mar enfeitado com capuchinha): 5/5

Tirashizushi de frutos do mar (Arroz de sushi, diversos frutos do mar enfeitado com capuchinha)

Com uma apresentação de tirar o fôlego, o clássico japonês era simples e eficiente. Mantendo seus peixes elegantemente dispostos sobre uma porção agradável de arroz, sobreposto pelo sempre bem vindo sunomono, o prato era um ótimo exemplar da boa relação entre a carne e o grão, dando ao cliente uma experiência completa dentro de um prato tão simples. Seu arroz, inclusive, estava num ponto não menos que perfeito, mantendo o sabor suave do grão sem perder suas mandatórias características avinagradas e adocicadas, pareando-se muito bem com a carne mais forte e com o sempre bom molho de soja. Um prato que como já foi nomeado, era simples e eficiente, dotado de saborosos peixes muito bem cortados e com uma decoração alegre e descontraída, tudo perfeito para todos aqueles já fãs da culinária em questão ou até para os mais aventureiros.

Sobremesas:

Cheesecake de tofu (cake preparado com tofu, queijo, rum, limão, coberto de geleia de pétalas de rosas): 3/5

Cheesecake de tofu (cake preparado com tofu, queijo, rum, limão, coberto de geleia de pétalas de rosas)

Gostoso, criativo e bastante diferente. Três palavras que buscamos – várias vezes em vão – em todos os restaurantes que visitamos. Composto sobre uma massa saborosa, mas de sabor por demais forçado para a maisena, a sobremesa tinha início apenas aceitável. Como recheio, uma pasta de queijo que tinha dificuldades para expressar a suavidade muitas vezes sem graça do tofu, resultando num sólido creme com paladar por demais amanteigado e distinto. Finalmente, mas não menos importante, uma primorosa geleia de flores, adocicando o conjunto até então sem graça e adicionando uma textura caramelada e suavemente granulada ao prato. Suas pétalas davam um sabor a mais ao conjunto, além de trazer uma textura inovadora e puxenta, elevando o nível do simpático encerramento e o transformando em algo no mínimo curioso de se experimentar. Um prato que quebrava a exagerada simplicidade do passo anterior, e mostrava que nem só de segurança vivia a casa, se tornando um ótimo encerramento para um menu tão bem montado.

Dicas:

Um restaurante para se provar correndo! A criatividade, extremo cuidado no preparo e execução exemplar fazem do Kabuto um lugar para se degustar lentamente, dentro ou fora deste tão criativo menu.

post and review by Eduardo Boaventura e Path Tôrres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s