Gusto Osteria – RW 2013, 2ª edição

Em sua segunda edição nesse ano, o Restaurant Week traz 29 opções para almoço e 47 opções para jantar em uma seleção de variadas casas da cidade. O festival acontece entre os dias 26 de agosto e 8 de setembro, mantendo seu menu degustação (entrada, prato principal e sobremesa) com o preço de R$34,90 para a opção diurna e R$47,90 para a noite. Vale lembrar que esse ano, sabe-se Deus porque, existe um tema na Week: “Frutas e Flores”, portanto os menus deverão ter sua criatividade um pouco mais canalizada para cumprir este novo desafio. Durante o festival, nos manteremos dentro de um modelo mais simples de publicações para que vocês possam conferir o maior número possível de casas.

NOTA GERAL: 2.4/5

Menu ALMOÇO

Sobre a Gusto:

A Gusto Osteria é uma pequeníssima casa localizada no bairro de Lourdes, bem próxima ao seu mais tradicional irmão, o restaurante BenVindo. Seu ambiente é simpático e bem reduzido, com pouco espaço interno e algumas mesas externas, traduzindo numa casa acolhedora e muito bem planejada. Já visitamos o estabelecimento anteriormente e vocês podem conferir nossas impressões aqui.

Gastronomia:

A Osteria tem cardápio prioritariamente italiano, com várias massas e algumas carnes para acompanhá-las. Sua cozinha se mostrou um pouco lenta, delongando por demais o início do menu mesmo quando seu movimento era extremamente baixo. Ainda assim, e para nossa surpresa, uma vez iniciado o menu a casa conseguia imprimir uma agradável fluidez aos passos, quase nos fazendo esquecer da inexplicável demora inicial. Para o festival, a Gusto mostrou um pouco de tudo, oferecendo opções com saladas, brusquetas, risotos, massas, e os clássico adocicados da pannacotta e do semifreddo.

Entradas:

Brusqueta de linguiça e funghi: 3/5

Brusqueta de linguiça e funghi

A pequena entrada foi servida com um pão no ponto, feito a partir de uma devidamente crocante e agradável baguette e portanto resultando numa torrada crocante mas de miolo ainda macio. Seu recheio, feito com cogumelos e uma linguiça destroçada, formava uma combinação excelente, com duas texturas ótimas e um paladar forte muito bem pontuado. Seu porém fica por conta de sua finalização, um gratinado de queijo parmesão, que, além de não muito bem executado, encobria os sabores de um possível boa carne e fungo. Um prato bom e de volume ínfimo, que serviria bem como um agrado do chefe, mas não como entrada.

Pratos principais:

Fettuccine à carbonara: 2/5

Fettuccine à carbonara

O bem servido prato era feito com um macarrão muito bonito, porém também muito além do ponto desejado. Seu bacon, praticamente processado em micro pedaços, se tornava quase inexistente e pouco sensível ao conjunto, perdendo sua textura característica e a oportunidade de ressaltar o prato com alguns picos salgados e seu paladar intenso, deixando o prato num tom consideravelmente monótono. Para completar a massa, um bechamel com uma porção avantajada de ovos igualmente processados, resultando num carbonara ralo de sabor fraco.

Risoto de bacalhau com tomatinho, azeitona preta e manjericão: 3/5

Risoto de bacalhau com tomatinho, azeitona preta e manjericão

Feito a partir de um risoto de sabor bom, a quase clássica combinação do peixe com o toque dos tomates e das azeitonas era, na medida do possível, eficiente. O prato, feito a partir de um arroz num ponto aquém do correto, era bem temperado e tinha sabor forte dos acompanhamentos, mas polpava tanto no ingrediente principal, o pescado, que quase poderia ser considerado uma opção vegetariana da casa. Definitivamente uma boa ideia, que se perdia em seu preparo e, talvez, na vontade de se economizar nos ingredientes.

Picadinho de filé e cogumelos com risoto parmegiano: 2/5

Picadinho de filé e cogumelos com risoto parmegiano

Com uma boa carne apresentada num volume patético, o prato era um amontoado de tropeços pouco digno da casa. A pequena porção de seu picadinho era temperada por um saboroso, porém muito ralo molho de cogumelos, que, apesar de desperdiçar à oportunidade de agregar ao prato uma textura mais elaborada, tinha paladar eficiente para sua dualidade com a carne. Tudo era então acompanhado por um risoto de queijo num ponto muito, muito, muito distante do correto, perdendo toda a sensação da mordida única que este arroz poderia proporcionar. Para completar, seu já não muito bem visto arroz era temperado por uma porção de açafrão que faria até os mais desavisados questionarem se este havia sido corretamente montado, uma vez que no parmigiano, o tempero em questão não faz parte do prato. O resultado então era um arroz distante, perdido dentro do conjunto e que, além de não combinar em nada com a carne, não conseguia surpreender em seu preparo.

Sobremesa:

Panna cotta de baunilha com redução de morango: 2/5

Panna cotta de baunilha com redução de morango

Para começo de história, assim como o risoto parmigiano não era exatamente um parmigiano, a panna cotta da casa não era exatamente uma panna cotta. A sobremesa era sim um manjar de côco (que poderia ser uma surpresa desagradável para os não tão fãs dessa iguaria, tão diferente da que foi descrita no cardápio), com textura aceitável, abusando do incremento da gelatina e das raspas da fruta. Tudo era então finalizado com uma calda de morangos e alguns pedaços da fruta que, apesar de perdidos numa sobremesa que sinceramente poderia ter sido produzida de alguma maneira industrial, estava simplesmente sensacionais!

Dicas:

Um menu simplesmente preguiçoso. A casa não quis inovar e nem mostrar nada diferente do padrão, se mantendo naquela mesmice pouco criativa de um cardápio padrão sem conseguir qualquer diferenciação através de uma possível e mais elaborada execução. Nossa dica é simples, prefiram o estabelecimento fora de festivais, preferencialmente num dia calmo onde o movimento não influencia muito na qualidade da comida e do atendimento.

post and review by Eduardo Boaventura e Path Tôrres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s