ONDEcomo e a entrevista exclusiva com Fernando Reis, organizador do Restaurant Week!

O ONDEcomo teve a honra de conversar com o organizador de um dos mais importantes eventos da gastronomia brasileira. O simpaticíssimo Fernando Reis, a cara por trás do maravilhoso Restaurant Week Brasil, nos concedeu uma entrevista EXCLUSIVA falando sobre o festival, que já acontece há 7 anos no país e 4 anos em BH. Desses 4 anos, o ONDEcomo cobriu 3, levando sempre os destaques de cada edição para nossos adorados leitores.

Vamos conferir o que ele nos contou?

FernandoReis

ONDEcomo: FERNANDO, COMO SÃO ESCOLHIDOS OS RESTAURANTES?

Quando começamos, listamos os restaurantes da cidade que tinham ticket médio de 60 a 70 reais, agrupando também algumas das casas mais conhecidas, e mostramos a proposta do evento. Conseguimos várias casas interessantes, e algumas delas estão conosco até hoje nas edições do week. Atualmente, procuramos também incluir os restaurantes recém-inaugurados, para aproveitar da visibilidade do festival.

ONDEcomo: COMO É FEITA A DIVULGAÇÃO DO FESTIVAL?

Contamos com uma excelente assessoria de imprensa, que consegue uma divulgação segmentada e com credibilidade. Estamos também nas principais redes sociais, entre Twitter, Facebook, Instagram e Google Plus. Ao todo temos 1 milhão de seguidores, que nos ajudam compartilhando vários de nossos conteúdos. Anunciamos também nos festivais de cada cidade e, claro, não podemos nos esquecer da importância do boca a boca. Hoje, acredito que também posso chamar de boca a boca a divulgação dos blogs locais, que é super importante para o festival.

ONDEcomo: ACOMPANHAMOS O WEEK EM BH DESDE 2011 E VEMOS QUE ALGUMAS CASAS BUSCAM VISIBILIDADE – QUE ACREDITAMOS SER TODO O PROPÓSITO DO FESTIVAL – ENQUANTO OUTRAS BUSCAM LUCRO. COMO VOCÊS CONSEGUEM FILTRAR ESSES PERFIS PARA MANTER O FESTIVAL COM A QUALIDADE E A IDEIA COMO FOI CONCEBIDO?

Essa é uma questão muito importante. O Restaurant Week não é uma promoção, que oferece um desconto X por um prato. A grande maioria dos restaurantes cria um menu específico para o festival, o que lhes dá a oportunidade de mostrar o que a casa tem de melhor, conseguindo ainda rentabilidade e aumento significativo de público. Oferecemos um preço democrático, onde dá para ganhar e ser criativo ao mesmo tempo. O que diferencia um restaurante, como todos os preços são iguais, é o seu menu. Se este for bem feito o restaurante ganha visibilidade e mídia espontânea, sendo uma relação vantajosa para o festival e para a casa. Infelizmente, como é um universo grande, alguns querem se beneficiar de forma incorreta, sem qualidade, buscando lucrar sem oferecer nada em troca para o cliente. Isso gera comentários ruins e o restaurante acaba não tendo sucesso. Portanto, acreditamos que os próprios clientes eliminam os participantes que não se enquadram no conceito do festival.

Nossa ideia é quebrar alguns paradigmas, pois vemos que as pessoas as vezes tem receio de alguns restaurantes por causa do preço. O preço fixo leva segurança a essas pessoas, que se aventuram a conhecer novos lugares que podem se tornar seus favoritos.

ONDEcomo: VOCÊ TEM ALGUMA ESTIMATIVA DE PÚBLICO E DO AUMENTO DO MOVIMENTO NO PERÍODO DO FESTIVAL?

Em média, os restaurantes participantes tem um aumento de 30 a 40% no seu público, enquanto aumentam de 20% a 30% o seu faturamento. De acordo com nossas estimativas, temos em média 2.000 pessoas por restaurante, portanto com 52 restaurantes em, esperamos nessa edição um público de 100.000 pessoas. Para esse público, apostamos em 80.000 menus vendidos, pois nem todos que frequentam pedem o menu do Week.

ONDEcomo: OS RESTAURANTES E CHEFS COSTUMAM DAR UM FEEDBACK APÓS O FESTIVAL?

Gostaríamos que mais restaurantes dessem, para termos números mais corretos em nossas pesquisas. Ao final do festival, enviamos uma pesquisa para cada um dos participantes, pedindo algumas informações de público, faturamento, menus e etc, e temos um retorno de somente 10 a 20% dos restaurantes. Nessa edição, estamos fazendo pesquisas com um instituto na região sudeste, o que vai deixar nossos números ainda mais apurados.

ONDEcomo: O RESTAURANT WEEK DURANTE MUITOS ANOS FOI LIVRE, PORÉM RECENTEMENTE O FESTIVAL SE TORNOU TEMÁTICO. COMO SURGIU ESSA IDEIA?

Na verdade o festival continua sendo livre, pois somos a favor da democratização da boa gastronomia, de forma a não limitar nada. O tema é somente proposto pela organização, mas não é obrigatório. Nossa ideia era apimentar ainda mais o evento. Vimos que alguns estabelecimentos eram sempre mais criativos que outros, e nossa ideia era tentar fazer com que todos se inspirassem. Acredito, como falei anteriormente, que os restaurantes se destacam pela qualidade e diferenciação do menu, então quisemos propor um tema que tornasse o Week ainda mais desafiador, buscando que os chefs pudessem se orientar de alguma forma. Como todos têm o mesmo preço, a escolha vem do menu que chamar mais a atenção.

ONDEcomo: COMO SURGIU A IDEIA DE VINCULAR AO EVENTO A UM PROPÓSITO SOCIAL COM AS DOAÇÕES DE 1 REAL?

Desde a primeira edição é um propósito democratizar a gastronomia a favorizar inclusão gastronômica, e estava de acordo com nossos objetivos o de ajudar instituições locais e sociais. Nossa ideia é conseguir R$1.000.000 em arrecadações por ano. Até hoje, conseguimos R$500.000 no principal ano. Para atingir essa meta, mudamos o formato, para facilitar as doações. Antigamente usávamos um cofre, que por vezes era esquecido, ou estava em uso por um garçom quando ao mesmo tempo que o outro precisava. Além disso, as pessoas não costumam andar mais com trocados, já que pagam tudo com cartão, o que impedia algumas pessoas de doarem. A partir dessa edição, incluiremos o valor na conta, otimizando o número  de doadores e ficando mais próximos do nosso objetivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s