Oak Wine Bar – RW 2014, 2ª edição

Voltou a BH, depois de copa e a tempo para as eleições, o delicioso Restaurant Week, democratizando a gastronomia, como sempre, e trazendo novidades. A edição contou com 52 restaurantes, que ofereceram cardápios de R$37,90 no almoço e R$49,90 no jantar, ambos válidos para o menu degustação de três partes: entrada, prato principal e sobremesa. Portanto, de 8 a 28 de setembro (lembrando que a primeira semana foi exclusivamente para clientes Mastercard Black e Platinum) foi possível conhecer algumas das melhores casas da cidade por um preço bem amigo! Ah, claro, devemos ressaltar que nesta edição a temática escolhida pelo festival foi a de Gastronomia Fusion.

Vale lembrar que de acordo com nossa recente entrevista com o adorável Fernando Reis, organizador do Restaurant Week Brasil, não é obrigatório que os restaurantes façam cardápios unicamente dentro do tema escolhido (até mesmo para manter o teor democrático do festival), porém ele serve para incentivar a criatividade dos donos e cozinheiros, mantendo o festival sempre novo e diferente. Para o festival nosso estilo de postagem é sempre mais resumido, para garantir dinamismo na cobertura. Caso tenham conhecido alguma casa e gostado (ou não) durante o Week, não deixe de comentar em nosso Facebook, aqui no blog, ou mesmo por e-mail, através do ondecomo@gmail.com. Estamos loucos para ouvir suas opiniões! 🙂

NOTA GERAL: 4.3/5

Menu JANTAR

Sobre o Oak:

O Oak é um contemporâneo delicioso, muito bem localizado em Lourdes, no centro do pólo onde todos querem comer mas ninguém consegue estacionar. Para quem ainda não conhece, o Oak é um dos “novos clássicos” da cidade, apresentando uma culinária contemporânea criativa e uma execução cuidadosa e autêntica. O atendimento é sempre muito bom, seja na pressa ou na calmaria, é a experiência tem sempre um saldo positivo. Caso queira conferir nossas impressões mais completas, clique aqui.

Gastronomia:

Entrada:

Bouillabaisse mineira: consomê de peixes mineiros com açafrão e legumes: 4/5

Bouillabaisse mineira consomê de peixes mineiros com açafrão e legumes

Pedimos esse prato com certa insegurança, temendo que ele fosse uma mistura estranha de sopa e moqueca. A simpática apresentação nos deixou um pouco mais esperançosos e, sinceramente, o cheiro exalado pelo prato era motivo para que todas as mesas ao redor apontassem e pedissem exatamente a mesma coisa. Na panelinha de cerâmica um molho de açafrão, legumes e peixe, tudo muito bem picado e envolto num creme aveludado e espumoso. Ao lado, em uma colher de sopa, uma porção maravilhosa de mostarda, adjacente a duas pequenas torradinhas. Isoladamente os membros do prato eram apenas bons, de sabores presentes e texturas agradáveis, porém quando unidos o resultado evoluía anormalmente, tornando o prato um verdadeiro vício. A solução aqui para qualquer desproporção de volumes era apenas a de pedir mais torradinhas, montando você mesmo pequenos canapés de amor.

Prato principal:

Galantine de frango com bacon e damasco e musseline de couveflor com roquefort: 4/5

Galantine de frango com bacon e damasco e musseline de couveflor com roquefort

Um prato simples e bastante francês com toques bem abrasileirados. A carne que dá nome ao prato eram rolinhos de frango relativamente ressecados, devidamente recheados de uma generosa porção de damasco e apenas um cheiro de bacon, intensificando muito bem o sabor de sua carne branca. Sobre o prato principal um formidável molhinho – praticamente decorativo – a base de vinho e um pequeno amontoado de legumes sutilmente salteados para incrementar certo frescor ao todo. Para completar o prato, um creme de couveflor e roquefort forte, talvez até muito forte para uma carne tão fraca, mas ainda assim agradável, completando as texturas do todo e acrescentando aquele sabor de queijo que nós de minas tanto amamos. Novamente, como a experiência da entrada, os itens individuais eram no geral normais, porém cresciam quando combinados, trazendo um sabor e um prato delicioso à mesa do week.

Fettuccine de mostarda com ragu de costelinha defumada e agrião: 4/5

Fettuccine de mostarda com ragu de costelinha defumada e agrião

Um prato SUPER bem servido, algo infelizmente raro no week, graças à economia de algumas casas. A massa estava um pouquinho além do ponto, tornando-se relativamente macia demais, mas ainda assim, saborosa. A carne era deliciosa e estava em demasia, permitindo acompanhar toda a massa com seu sabor e textura. Banhando todos os filetes da massa, um molho sutil com sabor apagado de mostarda tinha não apenas a consistência perfeita para o prato, como também o sabor cortante de vinagre na proporção ideal para a carne de porco.

Sobremesa:

Mousse de creme de avelãs com farofa de avelãs e chocolate meio amargo: 5/5

Mousse de creme de avelãs com farofa de avelãs e chocolate meio amargo

A mousse era bem consistente, parecendo mais um pudim do que a promessa aerada de sua descrição. O sabor, no entanto, estava afiadíssimo! O chocolate do creme se completava pelo achocolatado mais forte da decoração e ia de ótimo encontro com as avelãs maceradas dentro da sobremesa. Uma sobremesa nada enjoativa, com toques bem harmonizados que poderiam durar para sempre, e uma inacreditável quebra provocada pelos amendoins torrados, que traziam uma linda interrupção nos sabores mais doces.

Dicas:

O Oak é um lugar que deve ser não só provado, como frequentado. É uma das casas que realmente investe no week, trazendo pratos criativos, bem executados e em quantidade relevante, mostrando bastante da cara da casa e ainda conseguindo aproveitar dos temas para trazer surpresas agradáveis ao público. Se ainda havia dúvida sobre a qualidade do Oak, pra nós ela acaba aqui, quando a casa sai do seu comum e triunfa magnificamente.

post and review by Eduardo Boaventura e Path Aun Tôrres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s