De 8 a 28 de setembro (sim, faz um tempinho) o Restaurant Week passou por BH, trazendo menus gostosos e neutros, criativos e repetidos, inovadores e tradicionais, vegetarianos e carnívoros, porém com uma coisa em comum: um preço excelente. Os 52 restaurantes participantes ofereceram menu degustação de almoço a R$37,90 e de jantar a R$49,90. O tema proposto foi a Gastronomia Fusion, uma intenção de inspirar os chefs a misturarem ingredientes e preparos de lugares variados ao redor do mundo.
Esse ano tivemos dois destaques que vão além do menu. Descolamos para nossos leitores uma entrevista exclusívissima com o adorável Fernando Reis, organizador do Restaurant Week Brasil, e também com um de nossos chefs favoritos, o simpaticíssimo Guilherme Melo, comandante da cozinha do Hermengarda. Além desses, listamos abaixo os melhores cardápios dessa edição, aqueles que entregaram uma boa dose de delícias, com criatividade, cuidado e muito profissionalismo, mostrando a cara que o festival deveria ter: o melhor de BH (isso mesmo, sem economizar nos quitutes como vemos por aí) por um precinho muito amigo.
E claro, caso tenham curtido ou mesmo detestado algum menu dessa edição do week, comentem em nosso Facebook, aqui no blog, ou mesmo por e-mail, através do ondecomo@gmail.com. Somos sempre famintos, críticos e curiosos! ;D
Hermengarda
NOTA GERAL: 4.2/5
www.hermengarda.com.br | Rua Outono, 314 – Carmo – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3225-3268
O que podemos dizer? A casa é uma das nossas favoritas e sempre se esforça durante os festivais para continuar em tal posição de destaque. De localização levemente afastada dos principais centros, o restaurante se encontra num ponto bem estratégico do bairro, se disfarçando dentre as residências de temperamento mais calminhas (mesmo sendo circundado por ruas movimentadíssimas e barulhentas). Seu ambiente vive cheio, mas ainda assim existem horários tranquilos no começo da semana, quando você pode ir para conhecer evitando todo o caos intrínseco dos dias mais movimentados (e acredite, você vai querer voltar no dia seguinte para pedir os pratos que ainda não provou).
Seu menu é uma mistura do calor mineiro com o rebuscado internacional (mas, ainda bem, sem muitas frescuras), mostrando sempre excelência na execução e maestria nos preparos. Os ingredientes são selecionados a dedo (mesmo!) e cada prato remete ao caderninho de receitas da sra. Hermengarda e a um cantinho do mundo. Dentre os destaques que já provamos desta edição do festival, estão o Nhoque de ervas e o Arroz de rapariga. Tudo de comer de joelhos.
Confira nossa visita à casa durante o festival.
Oak Wine Bar
NOTA GERAL: 4.3/5
Rua Curitiba, 2164 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2511-6694
Outra delicinha da cidade, que em raros momentos ficou abaixo da nossa expectativa, sempre trazendo pratos lindos e sobremesas de se comer com os olhos. Muito bem localizado no pólo gastronômico de Lourdes, o Oak, diferente da nossa primeira indicação, se encontra no olho de todo o movimento e badalação da cidade. De decoração simpática e nobre, com troncos imensos de carvalho caracterizando o lugar e uma agradável varanda para tomar um drink e pedir uma das entradas maravilhosas da casa, o restaurante tem a receita simples para o sucesso: Um visual elegante, um atendimento excelente, com garçons bem informados, educadíssimos e bem humorados e, é claro, uma boa comida. Outro destaque sempre bem vindo fica por conta da agilidade de sua cozinha, que quase sempre impressiona, conseguindo principalmente durante festivais como o week, imprimir o ritmo perfeito para uma degustação.
Destacamos na casa as sobremesas, sempre elaboradas e perfeitas. No nosso coração fica marcada a Bouillabaisse mineira dessa edição que, como sempre, estava maravilhosa.
Deixe um comentário