2014

dicomo melhores festivais

2014 trouxe uma novidade no que se refere aos festivais. O chamado Burger Fest, um festival de hambúrgueres já bem conhecido em outras cidades do Brasil, teve sua primeira edição mineira, trazendo uma nova empolgação aos belo-horizontinos. Foram várias casas, entre hamburguerias clássicas e restaurantes tradicionais, que resolveram arregaçar as mangas e trazer um empilhado de carne e pão bem sedutor. Houveram algumas falhas neste festival, até por estar em sua primeira edição e ser uma espécie de laboratório, que você pode conferir no post número 1 clicando aqui. Ainda assim, provamos um dos melhores hambúrgueres do mundo – pretencioso, não? – que você irá conferir nesse post.

Avaliamos também, como é de praxe, clássico Restaurant Week, que esse ano contou com entrevistas maravilhosas com o organizador do festival no Brasil e ainda com um dos melhores chefs da capital, sr. Guilherme Melo (que comanda a cozinha do Hermengarda)! Como sempre, as duas edições do festival mais democrático do país (e também de outros países) foram super badaladas, com momentos altos e outros… nem tanto.

Nesta página, listamos quem brilhou nos festivais de 2014, e quem merece uma visita urgente para apresentar suas delícias caprichadas.

Restaurant Week 2014

O Kabuto – RW 1ª edição

NOTA GERAL: 4.4/5

www.kabutorestaurante.com.br | Rua Pium-í, 736A – Sion – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3225-3522

Caviar de tapioca no sashimi de atum - tapioca cozida e temperada com molho ponzu e sashimi de atum semigrelhado

O Kabuto é um restaurante japonês com filiais em Nova Lima e Sion, com estilo temático encantador e um cardápio variado digno de bons suspiros. Visitamos a unidade Sion, composta por um longo deck em madeira com mesas para quatro, com uma decoração feita por lanternas japonesas, quadros e vários elementos em tons de vermelho e preto. Seu cardápio ofereceu uma culinária inovativa e extremamente bem desenvolvida, com pratos orientais em versões inusitadas e muito, muito interessantes. Sua perfeita execução parece não ter sido ainda sentida pela conservadora clientela belohorizontina, motivo pelo qual acreditamos que o estabelecimento ainda seja subestimado na capital, mas ainda assim sempre uma boa surpresa de se visitar. Para completar, o Kabuto tem um atendimento simpaticíssimo, com garçons e garçonetes muito solícitos, entendidos do cardápio e extremamente educados, não faltando motivos para correr até lá e degustar sem pressa, aproveitando e conhecendo a fundo as maravilhas do cardápio.

Confira nossa visita à casa durante o festival.

Oak Wine Bar – RW 2ª edição

NOTA GERAL: 4.3/5

Rua Curitiba, 2164 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2511-6694

mousse-de-creme-de-avelc3a3s-com-farofa-de-avelc3a3s-e-chocolate-meio-amargo

Outra delicinha da cidade, que em raros momentos ficou abaixo da nossa expectativa, sempre trazendo pratos lindos e sobremesas de se comer com os olhos. Muito bem localizado no pólo gastronômico de Lourdes, o Oak, diferente da nossa primeira indicação, se encontra no olho de todo o movimento e badalação da cidade. De decoração simpática e nobre, com troncos imensos de carvalho caracterizando o lugar e uma agradável varanda para tomar um drink e pedir uma das entradas maravilhosas da casa, o restaurante tem a receita simples para o sucesso: Um visual elegante, um atendimento excelente, com garçons bem informados, educadíssimos e bem humorados e, é claro, uma boa comida. Outro destaque sempre bem vindo fica por conta da agilidade de sua cozinha, que quase sempre impressiona, conseguindo principalmente durante festivais como o week, imprimir o ritmo perfeito para uma degustação.

Destacamos na casa as sobremesas, sempre elaboradas e perfeitas. No nosso coração fica marcada a Bouillabaisse mineira dessa edição que, como sempre, estava maravilhosa.

Confira nossa visita à casa durante o festival.

Hermengarda – RW 2ª edição

NOTA GERAL: 4.2/5

www.hermengarda.com.br | Rua Outono, 314 – Carmo – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3225-3268

arroz-de-rapariga-arroz-com-frango-costelinha-linguic3a7a-ervilha-milho-verde-ac3a7afrc3a3o-da-terra-limc3a3o-e-ovo-cozido-ralado

O que podemos dizer? A casa é uma das nossas favoritas e sempre se esforça durante os festivais para continuar em tal posição de destaque. De localização levemente afastada dos principais centros, o restaurante se encontra num ponto bem estratégico do bairro, se disfarçando dentre as residências de temperamento mais calminhas (mesmo sendo circundado por ruas movimentadíssimas e barulhentas). Seu ambiente vive cheio, mas ainda assim existem horários tranquilos no começo da semana, quando você pode ir para conhecer evitando todo o caos intrínseco dos dias mais movimentados (e acredite, você vai querer voltar no dia seguinte para pedir os pratos que ainda não provou).

Seu menu é uma mistura do calor mineiro com o rebuscado internacional (mas, ainda bem, sem muitas frescuras), mostrando sempre excelência na execução e maestria nos preparos. Os ingredientes são selecionados a dedo (mesmo!) e cada prato remete ao caderninho de receitas da sra. Hermengarda e a um cantinho do mundo. Dentre os destaques que já provamos desta edição do festival, estão o Nhoque de ervas e o Arroz de rapariga. Tudo de comer de joelhos.

Confira nossa visita à casa durante o festival.

Flores – RW 1ª edição

NOTA GERAL: 4.2/5

www.floresrestaurante.com.br | Rua Oriente, 609 – Serra – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3227-6760

Bacalhau em crosta de mostarda em grãos, purê rústico de moranga e couve na manteiga

O local é super simpático, numa rua estreita da Serra, numa parte prioritariamente residencial do bairro. Seu ambiente é reservado e intimista, com decoração bucólica e romântica, tanto na parte interna quanto externa. Um espaço ideal para encontros a dois e pequenas reuniões de amigos. A casa mantém um cardápio variado, com toques internacionalizados e nuances bastante brasileiras. Para o week, o Flores apresentou um menu de pura simpatia, quebrando alguns costumes sem deixar de dispor itens brasileiros e contemporâneos com criatividade e minimalismo. Foram mostrados pratos com queijo, costela, rúcula, moranga e batata doce, escolhendo um menu com picos de sabor típico do Brasil e o melhor dos preparos contemporâneos, trazendo à mesa nada mais nada menos que o melhor dos mundos.

Confira nossa visita à casa durante o festival.

Burger Fest 2014

Trindade

NOTA DO BURGER: 5/5

Rua Alvarenga Peixoto, 388 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2512-4479

Cabra Macho – brioche, cordeiro, queijo de cabra Sr. Onivaldo, alface romana, cebola roxa, hortelã, coalhada seca à parte

Cabra Macho – brioche, cordeiro, queijo de cabra Sr. Onivaldo, alface romana, cebola roxa, hortelã, coalhada seca à parte: 5/5

O recanto mineiro num cantinho fofo de Lourdes é um abrigo para a comida brasileira de verdade, assinada pelo querido chef Felipe Rameh. O espaço é amplo e super aconchegante, composto por uma varandinha bem arejada, um salão aprumado e uma vendinha de produtos artesanais e utensílios bem estilo interiorano. Sem sombra de dúvidas o melhor sanduíche do festival, que em termos de sabor (único quesito julgado aqui) marcava um verdadeiro home-run. Se ele tinha defeitos? Claro, alguns, como seu tamanho mínimo, seu preço exorbitante e até sua quase inexplicável demora (próxima do par de horas) para ser servido, mas ainda assim, em termos de sabor e unicamente sabor: O melhor do festival. Ah sim, tínhamos também umas amorosas batatinhas artesanais para completar, mas sinceramente, quem liga pra elas perto de tamanho carro principal.

Confira nossa visita à casa durante o festival.

Dub

NOTA DO BURGER: 4/5

Rua da Bahia, 1148, Edifício Maletta – 2º andar – Centro – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3234-2405

PimpBurguer

PimpBurguer – pão com gergelim preto, hambúrguer artesanal de 220g, bacon crocante, requeijão de raspa, jalapeño confit, pickles de cebola roxa e maionese de alho poró: 4/5

Para quem não conhece, o Dub é um dos deliciosos barzinhos do Maletta, um de nossos recantos favoritos na cidade. O prédio comercial no centro de BH abriga uma gastronomia deliciosa, e uma galera muito descolada. Um dos dois únicos sanduíches verdadeiramente bons que experimentamos dentro do festival, e provavelmente quando pensamos em uma relação de custo benefício (não considerada em nossas notas), o de longe melhor candidato para levar o troféu para casa. Só nos resta esperar que a casa adote (ou mantenha) essa maravilha em sua carta praticamente exclusiva de drinks.

Confira nossa visita à casa durante o festival.

post and review by Eduardo Boaventura & Path Aun Tôrres

2 Respostas para “2014

  1. Vocês são uns pretensiosos, pensam que podem avaliar os outros e não sabem nada de nada. Não são formadores de opinião e além de tudo não dão o sangue para um empreendimento dar certo. Covardes!!!!

    • Boa tarde Rodrigo.

      Uma pena que você pensa assim, e compartilha deste comentário justamente numa publicação onde estamos falando apenas bem de inúmeros estabelecimentos merecedores de todos os nossos elogios. Você, como conhecedor do assunto, deveria entender melhor que ninguém que nossas críticas são consideravelmente completas, bastante extensas e buscam alimentar um feedback bem elaborado justamente para que as casas visitadas tenham um relato daquilo que está acontecendo em seu salão, para aí sim poderem trabalhar em seus pontos fracos e continuar seu processo de melhoria dia a dia.

      É importante ter consciência que nosso objetivo jamais é o de denegrir a imagem de algum estabelecimento, mas sim o de mostrar a visão de clientes conhecedores do assunto para que os estabelecimentos saibam o que vem acontecendo de errado. É também igualmente importante ressaltar que praticamente todas as empresas de sucesso recebem muito bem as nossas críticas (e quaisquer outras críticas também), e utilizam destas como propostas de melhoria. Apoiamos os estabelecimentos que assumem seus defeitos e não tentam escondê-los do público, acreditando que `sua clientela é capaz de distinguir aquilo que está certo daquilo que não está.

      Se ainda assim algo não lhe deixou satisfeito, o ONDEcomo realiza trabalhos de consultoria especializada em restaurantes, e podemos conversar quando quiser através de nosso e-mail ondecomo@gmail.com.

      Atenciosamente,
      Equipe ONDEcomo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s