2013

os melhores 2013

Em 2013 nós continuamos nossa saga pelos novos e velhos estabelecimentos de Belo Horizonte. Fomos mais longe, experimentamos alguns exóticos e continuamos tentando levar aos nossos amados leitores o melhor da gastronomia dessa nossa simpática capital.

Cobrimos festivais, circuitos, pegamos estrada e, como sempre, nos surpreendemos com inúmeras casas. Como sempre, e frente a tantas garfadas, elegemos os melhores do ano, aqueles estabelecimentos que ganharam nosso selo de aprovação, que fizeram mais que o dever de casa e, em seu tradicionalismo, perfeccionismo ou mesmo em sua informalidade conseguiram ganhar nossos corações através de uma cozinha verdadeiramente diferenciada! Segue então a esperada lista com os Indicados ONDEcomo de 2013.

Deliciem-se!

Os Melhores de 2013

Categoria Churrascaria, Parrilla:

A boa e velha vermelha, Arantes Gourmet

NOTA GERAL:  4.4/5

Rua Marília de Dirceu,  177 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3337-3764

Quando decidimos entrar na arejada casa no Lourdes, mal sabíamos a agradável surpresa que ela nos reservava. O simpático lugar de carnes nobres encanta com sua fusão entre o sofisticado e o rústico, tudo bolado sobre um cardápio feito de maneira a combinar as melhores opções de carne com várias divertidas guarnições, saindo até em algumas opções daquele clichê dos demais estabelecimentos do ramo em BH. Um estabelecimento perfeito para se ir bem acompanhado, fazer o tempo passar devagar e de deliciar da boa gastronomia. São várias opções deliciosas para petiscar enquanto se delicia de um belo chope, todas com um toque Arantes de se preparar, criando uma memorável refeição muito bem completada pela extrema cordialidade dos garçons, sempre super simpáticos e solícitos, aparentemente curtindo a casa tanto como nós.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOSSA VISITA
 

Categoria Culinária Contemporânea:

A mais colorida novidade, CMYK

NOTA GERAL: 4.3/5

Rua Alvarenga Peixoto, 378 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3245-1745

Em um ponto sutilmente mais afastado encontramos um estabelecimento interessante, que só no nome já nos chama a atenção. Uma agradável menção à paleta de cores que, na verdade e para nossa alegria, escondia um restaurante delicioso, com novas propostas e um preço de fato atraente. Elaborado com uma decoração estilosa que casa muitíssimo bem com a defesa de seu nome CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) o estabelecimento se torna sofisticado, chique e muito atraente, sem em momento algum se tornar brega e nem pomposo demais.

Para completar o visual um cardápio interessante, redentor de petiscos (excelente para grupos que vão à noite para conversar e beber) e  um menu enxuto de pratos principais, tendo ainda versões vegetarianas de muitos dos pratos da casa. Para aqueles clientes de primeira viagem recomendamos o Lombinho ao aroma de tangerina com purê de taioba, que apresenta um molho de comer se de joelhos e uma combinação do porco com o creme simplesmente formidável. Uma excelente opção para pequenos grupos de amigos ou casais, em qualquer hora do dia.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

Culinária com Paixão, Glouton

NOTA GERAL: 4.1/5

Rua Bárbara Heliodora, 59 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3292-4237

Localizado na simpática casa onde outrora se encontrava o clássico Santa Sofia (uma das falecidas casas que já teve a melhor seleção de grãos da cidade), o Glouton manteve muito do estilo Café, incrementando um pouco a decoração e buscando algo mais vanguardista. Modificado para que sua cozinha se torne um aquário de delícias, a casa apresenta um super reduzido cardápio que, para nosso delírio, é ainda sazonal. Para nossas visitas, no entanto, manteve-se o padrão de 5 opções distintas, com carnes e guarnições bem diferentes, trazendo a oportunidade de provarmos quase tudo da casa em uma sentada. Um estabelecimento promissor, que apesar de um atendimento levemente vacilante merece destaque pela boa gastronomia. Ah, se ainda disponível experimentem o carro chefe da casa, a Papada de porco com mil folhas de mandioca, o prato que faz qualquer um entender o porquê do símbolo do local ser um porco.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

Categoria Culinária Francesa:

O “Oh-meu-Deus-o-suflê”, Taste Vin

NOTA GERAL: 4.2/5

www.tastevin-bh.com.br | Rua Curitiba, 2105 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3292-5423

O tradicional premiado em Belo Horizonte mostrou que é digno de sua fama. Montado sob uma casa de um estilo interiorano europeu, com varandas bucólicas e decoração romântica, o restaurante mantém o padrão de graciosidade não apenas em sua ambientação, mas também em seu atendimento que, super atencioso, justifica – além é claro de uma boa gastronomia – o detalhe deste estabelecimento ter tantos clientes tão bem fidelizados.

O legítimo francês tem um cardápio muito selecionado, oferecendo ingredientes diferenciados e os modos de preparo tão típicos dessa cultura tão voltada para a culinária. Sugerimos começar com os clássicos suflês, sem dúvida o grande diamante da casa, que devem ser divididos como uma entrada, uma vez que sozinhos certamente se tornarão enjoativos. Para os pratos, que tal utilizar-se de sua criatividade escolhendo qualquer um dos clássicos preparos oferecidos, sem é claro se esquecer de deixar um espacinho para o clássico Crème brûlée, que graças à sua execução se torna a pedida perfeita para a noite francesa. Definitivamente um restaurante para ocasiões especiais onde – mesmo que um pouco mais falidos – todos sairão sorrindo.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

Categoria Bares e Pubs: 

Para ir e ficar, Borracharia Gastropub

NOTA GERAL: 3.9/5

Avenida Afonso Pena, 4321 (dentro do Posto Ipiranga) – Serra – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2127-4321

Montada onde de fato se encontrava uma borracharia, o pub manteve a defesa de seu histórico para dar uma informalizada no ambiente, usando como decoração ferramentas típicas e pneus enormes. Com um espaço mais do que simpático e um cardápio de petiscos sublime a casa faz jus à sua definição de gastropub, fugindo do básico filet com fritas e mergulhando em delícias como a Costelinha de porco confitada com laranja, mostarda dijon e mel, ou então a encantadora Linguiça artesanal c/ mandioca. Para completar o deleite um atendimento atencioso e incrivelmente bem informado, sempre sugerindo e dando aquela ajudinha na hora de escolher qualquer uma das delícias da casa.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 
Categoria Pizzaria:

Tímido e conquistador, Villa da Pizza

NOTA GERAL: 4.0/5

Rua Képler, 382 – Santa Lúcia – Belo Horizonte, MG | Tel: (31) 3344-5599

Escondido numa pequena casa do Santa Lúcia, a Villa da Pizza é um estabelecimento com ar caseiro e um maravilhoso cheiro de queijo derretido. O espaço simples e intimista tinha, em nossa primeira visita, poucas mesas cheias, porém muitos clientes satisfeitos. Bastou no entanto um par de meses para que em nossa segunda visita a casa se encontrasse abarrotada de clientes, talvez dessa vez já nem tão satisfeitos assim.

Mantendo a mesma qualidade gastronômica de nossa primeira visita, e agora único fator para que esta merecesse o título de indicado, o estabelecimento aumentou seus preços e reduziu substancialmente a qualidade de seu atendimento. Sua diferença no entanto está no esmero e na cuidadosa execução de cada um dos discos. Enquanto vemos tantas pizzarias com defesa “gourmet” que não cumprem o que prometem, a Villa da Pizza consegue fazer uma pizza com carinho, bons ingredientes e uma excelente proporção de recheio e massa, além de criar um cantinho bem aconchegante para a clientela que busca uma refeição simples e um bate papo agradável.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s