2014

dicomo melhores 2014

2014 foi um ano movimentado. O brasileiro não parou quieto com eventos como o carnaval tardio, a Copa do Mundo (que sediamos) e as eleições, que mostraram um país politizado porém ainda assim bipolar. De qualquer forma, política e futebol não são nossos assuntos e, por mais que tenhamos curtido a pitada estrangeira que experienciamos durante os jogos, mantivemos nosso querido blog de vento em popa! Admitimos que os anos estão se tornando cada vez mais atribulados e comer fora de casa está ficando cada vez mais caro (o que nos levou até mesmo a reduzir o número de postagens semanais), mas, com tantas opiniões erradas e mídias compradas, ficamos felizes de nos manter honestos e levar a vocês uma opinião REAL, baseada em uma experiência anônima, e isenta de politicagem e favoritismo.

Nesse ano, conhecemos lugares que nos fidelizaram, talvez não trazendo o melhor ambiente ou a melhor comida, mas trazendo novidades muito saborosas com excelente custo/benefício. Entre os que consideramos os melhores – privilegiando SEMPRE a nota gastronômica, porém sem desconsiderar ambiente, atendimento e custo/benefício – estão estabelecimentos novos, velhos e outros que só deram as caras em 2014 e já se foram. Algumas de nossas casas favoritas fecharam, como acontece com frequência, e outras anormalidades abriram e fizeram um sucesso absurdo, o que nos faz confirmar que muitas vezes status supera qualidade, e modinha supera inovação.

Mas, de qualquer forma, aqui nos preocupamos com o que os foodies dessa BH procuram. Comida boa e um lugar simpático, e isso não significa chique, popular ou sequer premiado. Estão aí, sem mais delongas, os melhores do ano de 2014! (Lembrando que o ano retrata a data da postagem, e não da inauguração do estabelecimento.)

Enjoy!

Os Melhores de 2014

Categoria Contemporâneo, Mineiro:

Mineiro na medida, Trindade

NOTA GERAL:  4.6/5

Rua Alvarenga Peixoto, 388 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2512-4479

O Trindade é um restaurante simpaticíssimo, localizado em uma parte um pouco mais reservada do Lourdes. Sua decoração é um amor, com uma arejada varanda em formato de deck, um ambiente interno claro e de cores quentes, com adornos e pinturas tão delicados e bucólicos que dão uma sensação maravilhosa em meio a um espaço tão bem caracterizado. Os garçons são praticamente proprietários, visto seu vasto conhecimento da casa e dos pratos. E um dos proprietários, o talentoso Felipe Rameh, está sempre perambulando as mesas para bater um papinho, conhecer seus clientes e pegar um feedback fresco! Seu cardápio é focado na gastronomia contemporânea com um maravilhoso ar local, utilizando sempre ingredientes típicos mineiros e buscando preparos internacionais para incrementar e evoluir os sabores mais clássicos. Para completar, a melhor característica é a fuga da eterna impressão pesada que a comida mineira tem, oferecendo sempre opções bem balanceadas e levinhas.

A dica é ir de qualquer forma, com amigos ou em pares, e provar de tudo que a casa oferece. Destaque para a entradinha de Surubim defumado, creme azedo no d’antan, um simpático canapé com um carpaccio de peixe levíssimo, e um toque azedinho incrível. Para os pratos principais, ganharam nossos corações o Arroz de polvo com brócolis, e o Peixe do dia (no caso, dourado) com palmito assado, legumes verdes e purê de banana, que, em meio a uma simplicidade maravilhosa, soube se destacar na execução de seu peixe e legumes e na verdadeira perfeição da textura, e no sabor do purê de banana, motivo que por si só já vale uma volta à casa. Lembre de finalizar a noite com o ritual da Academia do Café, outra delicinha bem mineira presente na casa! ❤

CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOSSA VISITA
 

Categoria Culinária Italiana:

As saudades da casinha da vovó, Nonna Carmela

NOTA GERAL: 4.4/5

Rua Antônio de Albuquerque, 1.607 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3243-6754

A maravilhosa surpresa de 2014, que descobrimos graças ao Chefs Club! O Nonna Carmela é aquele estilo casinha da vovó italiana, com mesas grandes e estilo rústico, perfeita para uma reunião de mil primos e tios para um jantar daqueles! Seu ambiente é aconchegante e gostoso, com toque quente e decoração elegante, sem ostentação e luxo. A localização é uma delícia, discreta porém central, num quarteirão de pouco movimento e com tranquilidade para estacionar e curtir a casa sem o barulho do caos.

Seu cardápio tradicional oferece opções maravilhosas de carnes, peixes, risotos e, é claro, massas (entre opções artesanais e outras marcas muito bem escolhidas) servidas puras ou com algum acompanhamento simpático. Destacamos a Lasanha Verde à Bolonhesa com Linguiça (que serve 2 ou até mesmo 3 com uma entradinha caprichada), com massa artesanal e um molho estupendamente bem temperado pelas carnes, e também o nosso favorito da casa, o queridíssimo Spaguetti Piemonte. A massa maravilhosamente al dente é servida com mini polpetones e grandes nacos de queijo minas. Uma delícia sem igual, que vai super bem com as torradinhas que acompanham e com o incrível queijo ralado da casa. A questão é, o Nonna é um lugar para ir correndo! Se você tiver o Chefs Club, melhor ainda, pois o custo/benefício que já é excelente fica ainda mais apetitoso com 30% off (aproveite e clique aqui para assinar o Chefs Club agora!).

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 
 
Categoria Cafeterias

O aguardado lanchinho da tarde, Duo Studio Gourmet

NOTA GERAL: 4.0/5

Rua Felipe dos Santos, 451, loja 2 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3275-0527

Essa é uma novidade que AMAMOS. A cafeteria é um espaço super descolado, pequeninho e muito bem decorado, no estilo hype que vem fazendo sucesso em BH há algum tempo. Seu ponto é super estratégico, em uma galeria em frente à Praça Marília de Dirceu. Mesmo estando no segundo andar, sua fachada é bem visível, mas não o suficiente para virar main stream demais. 🙂

No seu interior, temos um balcão com algumas delícias prontas e um cardápio com sandubas e opções variadas de cafés. Nas paredes, as prateleiras agrupam várias opções para levar pra casa, como os saquinhos de cookies, os mini-bolos e até mesmo um pote de vidro com uma mistura de cookie para fazer em casa! Para a tardinha ou para a manhã (já que a casa infelizmente só funciona até as 19h) são vários tipos de lanchinhos, como os sanduíches no brioche caseiro, as quiches, pães de queijo e os bolos. Destacamos a incrível Quiche de bacon, com um sabor super maravilhoso do porco, e uma massa no ponto ideal. Vale falar também do Bolo de Maçã e Nozes, uma opção macia, fresquinha, crocante e não muito doce, perfeita para um fim de tarde. Enfim, um lugar mágico, para ir correndo!

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

Categoria Bares e Pubs:

O bistrô-bar que prometia e não ficou pro bolo, Baviera

NOTA GERAL: 3.9/5

Rua Rio de Janeiro, 2101 – Lourdes – Belo Horizonte – MG

O Baviera era, como diria o ditado, uma alegria de pobre: durou pouco. Seu ponto, onde provavelmente foi enterrada uma cabeça de burro, é estrategicamente localizado em Lourdes, então ficamos chocados com o fato de que nada funciona ali. Já vimos bons lugares abrirem e fecharem, prova que ou o espaço é amaldiçoado, ou que o Albano’s (logo em frente) suga toda a demanda por bares do local. Seu ambiente era todo aberto, com mesas na calçada e simpático balcão interno onde são preparadas as bebidas.

Seu cardápio tinha petiscos para a mesa – num estilo espanhol de tapas que condizia com o lugar -, pratos individuais, e bebidas como chopp, drinks elaborados e até mesmo Sangrias! Alguns dos pratos grandes vinham em belos rechauds e eram finalizados na mesa, garantindo um pequeno espetáculo para os clientes e mantendo a iguaria quente. Destacamos o Peito de frango recheado com brie enrolado no presunto parma, aspargos branqueados, polenta de parmesão, e o Salmão grelhado, batatas rústicas, vagem e tomate cereja assados no molho de manteiga e ervas. A dica era provar os pratos, bem melhores que os petiscos, porém não faz muito sentido darmos essa dica agora, né? :/

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

Categoria Bares e Pubs:

Para zerar o cardápio, Armazém Parmeggiano

NOTA GERAL: 3.8/5

Rua Senhora das Graças, 16 – Cruzeiro – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 9943-1414

Na área mais residencial do Cruzeiro surgiu uma casinha que definitivamente vai virar mania nossa daqui para frente. O ambiente é de estilo rústico, remetendo bastante à ideia de um simpático e elaborado armazém interiorano. Seus toques antigos como as panelas de ferro penduradas, as torneiras de chopp em tom enferrujado e outros elementos de decoração como um lampião, uma ferradura, uma lata de leite, um velho baleiro, dentre muitos outros, reforçam aquela sensação de que bastava cruzar a enorme porta do estabelecimento para deixarmos uma vida corrida de cidade para traz. A “nova” casa do Alemão, o excelente chef que já passou pelo Duke’n’Duke e pelo Der Famous, é especializada em uma coisa que todo brasileiro (ou quase todo) adora: Parmegianas! ❤ A delícia servida com queijo derretido e molho vem com todos os tipos de carne (boi, frango, lombo) e até mesmo berinjela para os vegetarianos! Para acompanhar, o maravilhoso purê de batatas pode ser substituído pelas batatas rústicas (as gigantonas fritas como as do Duke), por purê de moranga ou mesmo por arroz (só que não né gente?).

Destacamos o INCRÍVEL Parmeggiano de lombo (empanado em farinha especial do armazém, molho de pimenta biquinho e cebolinha cristal e queijo canastra maçaricado). O mais diferente dos pratos vem com um empanado exclusivo, um molho super bem temperado que compensa toda a discrição do lombo, e um queijo canastra semi-derretido que é superior a qualquer queijo muçarela que acompanhe a iguaria por aí. Ah, e lembre-se que agora a casa ainda oferece porções individuais (já que antes tudo servia 2)! E, por favor, não poderíamos esquecer a maravilha que o Alemão levou com ele: o estupendo Rocambole de Nutella. Puro amor em forma de rodelinhas, a sobremesa é a mistura perfeita para um excelente fim de noite. Nossa dica é ir mais cedo ou em dias de semana, já que o lugar é pequenininho, e pedir a provoleta de entrada, o lombo com purê de principal e claro, o rocambole, para sair feliz da vida.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 
post and review by Eduardo Boaventura & Path Aun Tôrres
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s