2011

Em abril de 2011, foi criado o ONDEcomo, um blog belohorizontino de dicas gastronômicas, rankeando os estabelecimentos da cidade baseado em qualidade, conforto, preço e entretenimento.

Em apenas 9 meses, cobrimos 3 festivais, praticamos 83 visitas em 82 restaurantes diferentes (entre bares, pubs, lanchonetes e cafeterias), escrevemos e publicamos 66 críticas, e demos nota em mais de 200 pratos. Tivemos um crescimento de mais de 1000% no nosso número de visitantes, e esperamos um número cada vez maior de seguidores em 2012.

Decidimos eleger então, no final desse primeiro ciclo, os melhores estabelecimentos de 2011, aqueles que sem sombra de dúvidas recomendamos e assinamos embaixo, criando nossa própria lista de lugares para se comer antes de morrer. Para garantir as eventualidades e uma possível boa impressão de um estabelecimento mediano, todas as casas aqui indicadas foram visitadas mais de uma vez pela nossa equipe, para sempre garantirmos a vocês, leitores, a confiabilidade de uma experiência realmente diferenciada.

Começaremos por menus tradicionais, ou seja, aqueles que não se enquadram em nenhum festival ou circuito dentre aqueles que participamos.

Os Melhores de 2011

Categoria Bares e Pubs:

Padrão acima de tudo,

Devassa Cervejaria

NOTA GERAL: 4.0/5

www.devassa.com.br | Av. Getúlio Vargas, 809 – Savassi | (31) 3223-2356

Vá em grupo! A Devassa é um local desinibido, ousado, amplo e pede confraternizações. Além disso, os pratos são grandes e feitos para serem divididos, o que é uma ótima forma de experimentar várias das opções do cardápio.

Dê preferência aquilo que vem nas chapas! E para quem aprecia um bom chopp, experimente a Ruiva que é o destaque da casa. Experimente também as batatas fritas com cheddar que são criativas e mostram como uma boa batata pode se tornar um excelente petisco.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOSSA VISITA
 

Diferente e inusitado,

Barracão Butiquim

NOTA GERAL: 4.0/5

www.barracaobutiquim.blogspot.com | R. Antônio Justino, 438 – Pompéia |
(31) 3481-0624

Se você não conhece muito bem a região, vá preparado, de preferência acompanhado por alguém que já tenha ido, ou com algum mapa. Ainda assim vá, de qualquer forma, com amigos, família ou em casal. Ah! E vá com tempo para curtir. O lugar é caseiro, divertido e aconchegante, dando vontade de passar a noite tagarelando e comendo de tudo que está na carta. O problema são só os bancos, que cansam um pouco as costas.

A casa ficou conhecida pela sua grande variedade de batatas rostie presentes no cardápio, mas o destaque gastronômico fica mesmo por conta do frango frito, do chutney de banana (que acompanha alguns pratos, inclusive o frango) e do quiabo na manteiga. Pedidos quase inusitados que vão te fazer amar o lugar.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Buteco de smoking, Recanto da Macaca

NOTA GERAL: 3.8/5 

Rua Guerra Junqueiro, 72 – Santa Branca | (31) 3495-4928 

Se não estiver confiante de como chegar, dê uma olhada no Google maps, e em seguida vá provar os quitutes da Macaca. Aproveite e vá com tempo, desfrute da noite, peça uma bebida estupidamente gelada que é tão especial nos butecos de toda a cidade e, claro, se delicie com uma gastronomia de extrema qualidade num preço justo.

Ainda que com nota abaixo da média para ser indicado, a Macaca entra na lista alavancada fortemente pela qualidade e primor na elaboração de seus pratos. O estabelecimento oferece elegantes porções como seu filé recheado com brie e suas inigualáveis porpetas de picanha, pratos que exemplificam seu objetivo de mesclar comida de qualidade e bebida gelada.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Aprumado, Bar Berga 8

NOTA GERAL: 4.4/5

 www.berga8.com.br | R. Campanha, 11 Loja B – Carmo | (31) 3286-2416

Acompanhado ou sozinho experimente as delícias gastronômicas do Berga 8! Se for jantar, peça e divida uma entrada, os pratos que experimentamos não eram suficientes para servir uma pessoa e possivelmente o seu não será diferente. Se for só petiscar, há muitas opções que parecem apetitosas no cardápio, divirta-se escolhendo as que mais vão lhe agradar. Só tome cuidado para a localização de sua mesa nas noites musicais oferecidas pelo estabelecimento, ou aquilo que deveria ser mais um ponto a favor poderá se tornar algo realmente desagradável.

Busque opções simples e criativas que irão superar suas expectativas pelo primor no preparo, e se divirta durante um excelente Happy Hour. Busque ficar antenado, o Berga 8 é um bar que vive relacionado às mídias digitais, oferecendo boas oportunidades para aqueles que procuram opções mais acessíveis de pratos já existentes na carta assim como novidades feitas especialmente para a ocasião.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Categoria Culinária Chinesa:

Oriental, Macau

NOTA GERAL: 4.1/5

www.restaurantemacau.com.br | Av. Olegário Maciel, 1767 – Lourdes
(31) 3337-3685

A casa dimensiona suas porções para um grupo considerável de pessoas, portanto vá com amigos e familiáres. Também vá com tempo, ou chegue com antecedência, para evitar uma (frequente) fila de espera que já faz parte da decoração da casa.

As opções tradicionais de entrada e de sobremesa são realmente deliciosas, e marcam a experiência gastronômica do lugar. Sendo assim, peçam o rolinho primavera e a banana caramelada, dois pedidos essenciais da sua visita ao Macau. Para os pratos principais busque carnes com molhos mais presentes (dica para mel ou gengibre), e não se esqueça de pedir algum acompanhamento (arroz ou batatas) para compor o conjunto.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Categoria Culinária Contemporânea:

Simplicidade que encanta,

Cantina Piacenza

NOTA GERAL: 4.4/5

www.cantinapiacenza.com.br | R. Aimorés, 2422 – Lourdes | (31) 2515-6092

Vá acompanhado! Por amigos, parceiros, família, não importa, mas não vá sozinho. O ambiente pede companhia, conversa, e tempo para saborear os pratos. Vá para o almoço e para o jantar,  cada um dos diferentes menus tem seus charmes específicos. Se existir alguma dúvida utilize da oportunidade de um atendimento mais personalístico e converse diretamente com o chef, afinal quem melhor que ele para te dar dicas sobre os pratos e as possíveis combinações?

Aproveite bastante seu tempo na casa que acolhe os clientes. Escolha entradas sensacionais como o simples e delicioso capeletti brodo ou o extremamente elaborado carpaccio de picanha, e finalize sua refeição com um, quase sempre excelente, café expresso aromatizado. E para o prato? Bom, use e abuse de sua criatividade, sabendo sempre que, em caso de dúvidas, basta perguntar para o chef proprietário que está o tempo todo por perto.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Minimalismo, Café e Bistrô Sagrado

NOTA GERAL: 4.0/5

www.sagradomaison.com.br | R. Santa Catarina, 1481 – Lourdes 
(31) 3291-0082

Vá com tempo, o garçom avisa que os pratos demoram e não é atoa. Ainda assim vale a pena esperar, especialmente se você for acompanhado. Caso você tenha um nível de ansiedade elevado, passeie pelo local enquanto espera sua comida; você vai encontrar acessórios, objetos de cozinha, roupas de cabaré… Ou então fume um narguilé (que está no menu) para dar uma boa relaxada e curtir sua prolongada estadia.

Peça a degustação de pães sagrado, entrada maravilhosa que se torna um pedido frequente para aqueles que já a experimentaram. Opte por qualquer prato, a verdade é que, durante nossas visitas, todos os pratos foram maravilhosos e mereciam individualmente uma ida especial só para degusta-los. E vá informado que, todo o cuidado minimalista, do bigode estiloso do garçom vindo diretamente da tela de um desenho Disney até o lento preparo dos pratos, são agregados no valor final da conta.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Cozinha para todos os gostos, BenVindo

NOTA GERAL: 4.0/5

www.restaurantebenvindo.com.br R. São Paulo, 2397 – Lourdes 
(31) 2515-8883

Ligue antes para fazer reserva, ainda mais quando em datas especiais ou durante algum festival, pois o pequeno restaurante pode ficar bem concorrido. Busque mesas que não são diretamente afetadas pelo ar condicionado e sempre confira se existe a opção de “menu degustação”, afinal além de extremo bom gosto são mais em conta e oferecem uma variedade de pratos para o deleite do cliente.

Ainda que em nossa segunda visita tenhamos tido alguns problemas pontuais com a demora no atendimento, a casa esbanja simpatia e mostra que você pode sim, comer um menu de três passos com preço de um prato executivo. Dê preferência às opções no estilo menu degustação, com destaque especial para o “Menu du Jour” – oferecido durante o dia – e se delicie num ambiente simples e aconchegante.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Categoria Culinária Francesa:

Um prato, L’entrecôte

NOTA GERAL: 4.1/5

Rua Marília de Dirceu, 116 | (31) 3275-0250

Se disposto a gastar um valor mais elevado, desfrute da enorme quantidade de vinhos e cervejas da carta, que sem sombra de dúvidas vão muito bem com o prato. A frase: “L’entrecôte et Frites tous les jours” escrita na porta da casa deixa clara a idéia de se comer L’entrecôte com fritas todos os dias.

As opções dos pratos da carta então se resumem a uma, o famoso filé com molho especial da casa acompanhado de fritas. Ah! É claro que, se você preferir, peça aos garçons para substituir sua salada (entrada que acompanha o prato) por uma simpática porçãozinha de batatas fritas (única possível modificação do cardápio). Uma casa que sem sombra de dúvidas vale experimentar, e, certamente, repetir.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Categoria Culinária Italiana:

Tradicional, Vecchio Sogno

NOTA GERAL: 4.1/5

www.vecchiosogno.com.br | R. Martin de Carvalho, 75 – Santo Agostinho (31) 3292-5251

Vá com tempo, acompanhado das pessoas mais queridas para você. Se ficar com qualquer dúvida, pergunte aos garçons ou até mesmo ao chef que frequentemente circula a área. Se alguma coisa não é de seu agrado converse com o chef, ninguém melhor que ele para opinar ou até mesmo trocar alguma coisa de seu prato. Desfrute seu tempo e escute a música ao vivo de excelente qualidade.

Experimente o risoto de açafrão, que companha uma variedade de pratos, e é exemplo de como um verdadeiro risoto deve ser. E vá intencionado de se alimentar da verdadeira, tradicional e bem feita comida italiana.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Criativo e cuidadoso,

L’astigiano Ristorante

NOTA GERAL: 4.0/5

www.ristorantilastigiano.blogspot.com R. Paraíba, 941 – Funcionários
 (31) 3261-7329

Fomos ao L’astigiano com a boca cheia d’água, na esperança de degustarmos (e falarmos à respeito) do incrível festival de Gnocchi della Fortuna, servido todo dia 29, mas por problemas técnicos não estavam servindo o menu do festival na ocasião. Aproveitem a casa que é aconchegante e vá em pares (a meia-luz e a harmonização dos pratos e vinhos deixam o ambiente bem romântico), ou em pequenos grupos de amigos que desejem apreciar um bom jantar.

Para a nossa segunda visita tivemos a oportunidade de experimentar o festival de Gnocchi, servido apenas durante os dia 29. O resultado? Uma indicação para que todos vocês possam ir (correndo) ao chamado Festival de Gnocchi della Fortuna e assim se deliciarem com aquele que é um verdadeiro gnocchi combinado com molhos excepcionais.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Categoria Culinária Japonesa:

Alta gastronomia, Rokkon

NOTA GERAL: 4.4/5

www.rokkon.com.br R. São Paulo, 2164 – Lourdes | (31) 3275-2940

Ideal para grupos pequenos ou casais. O ambiente mais sóbrio do Rokkon pede um requinte e serenidade, não uma festança e bate papo em elevado volume. Se delicie com qualquer prato, quente ou frio, e saboreie sem pesar a maravilhosa culinária que lhe é oferecida. Vá com tempo e curta sua companhia, os pratos demoram um pouco, mas isto é só um reflexo do cuidado que o restaurante tem.

Opte por alguma Robata de entrada, como a de lula recheada com shimeji. Depois escolha dentre as duas vias existentes no menu japonês, os pratos frios e quentes. Para os pratos frios, complete sua refeição com um prato abarrotado de peixes frescos, ou, para os quentes (muitas vezes melhor aceitos pelos brasileiros) de alguma das espetaculares (e únicas) opções de panquecas japonesas, as okonomiyakis da casa.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Categoria Culinária Mineira:

Mineiríssimo, Restaurante Xapuri

NOTA GERAL: 4.4/5

www.restaurantexapuri.com.br | R. Mandacarú, 260 – Pampulha
(31) 3496-6198

Um bom lugar se você está fazendo um passeio turístico ou trazendo alguém de fora da cidade, do estado ou do país. Primeiro pela localização num bairro que é cheio de programas de lazer (zoológico, parque ecológico, passeio na lagoa, etc), e segundo pelo enorme número de cartões postais que se encontram na região da Pampulha (entre eles, a famosa igrejinha do Niemeyer e o jardim de Burle Marx). Além disso, é uma grande demonstração da cultura mineira, tanto no ambiente, quanto na gastronomia.

Experimente os bolinhos de mandioca recheados e peça o feijão tropeiro! Seja ele como um extra ou substituindo algum acompanhamento já existente. Tenha sempre em mente que as porções são bem servidas. Quando falam “individual” leia “para um casal faminto”. Quando falam “para duas pessoas” leia “para sua família feliz”.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Categoria Hamburgueria:

O melhor hambúrguer, Duke’n’Duke

NOTA GERAL: 4.8/5

www.dukenduke.com.br R. Alagoas, 1470 – Savassi | (31) 3264-9857

A casa é pequena e enche fácil, portanto chegue cedo ou se prepare para enfrentar alguma fila. Tome cuidado com as bebidas alcoólicas, que são extremamente caras, para não ter uma surpresa desagradável no final. Sua proposta não é ser a “lanchonete da moçada”. Prova disso é que a bebida chefe não é o milk-shake, é o chopp Guinness, que é encontrado em pouquíssimos lugares da cidade. A carta de bebidas na verdade é bem vasta, englobando cervejas, chopps, e spirits de todo tipo. É um lugar para ir com poucos e bons amigos para curtir a noite, a companhia e a comida de extrema qualidade.

Indicar um sanduíche é uma tarefa complicada visto que todas as opções experimentadas durante nossas (variadas) visitas eram, no mínimo, excelentes. Então a dica fica por conta da visita, e não daquilo que se deve pedir durante essa, sabendo que tudo feito no pequeno estabelecimento é elevado à perfeição.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Sem pontas soltas, Café com Tango

NOTA GERAL: 4.4/5

R. Santa Catarina, 1147 – Lourdes  | Tel: (31) 3293-5817

Não invente de ir no Café com Tango a qualquer hora. A simpática hamburgueria infelizmente não funciona todos os dias, e tem horários praticamente comerciais. Informe-se antes de dar com a cara na porta. Não peça catchup, ou se pedir prepare-se para ter a orelha puxada pela proprietária. Experimente as diferentes combinações da carta que são todas muito bem boladas e saborosas.

As opções do cardápio são de extremo bom gosto, e nada servido no estabelecimento exagera nas proporções, mantendo sempre uma harmoniosa relação entre os ingredientes. Ainda assim, se você quiser incrementar seu sanduíche com outros sabores, não tenha medo, aproveite. Ah! Se preferir, peça um suco da enorme lista de sabores, são deliciosos e são preparados na hora para acompanhar seu prato.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Categoria Pizzaria:

Inovadora e sincera, Domenico Pizzeria

NOTA GERAL: 4.4/5

www.domenicopizzeria.com.br | R. Cláudio Manoel, 583 – Funcionários | (31) 2516-2969

Um restaurante que, como vocês podem conferir na integra da visita, é complicado de se explicar. Não porque existem defeitos e probleminhas demais, pelo contrário, porque tudo aquilo que é englobado no pacote de um restaurante (ambiente, atendimento, gastronomia), em especial suas pizzas, chega num ponto tal que não joga mais com o paladar e sim com o psicológico dos clientes. Sendo assim, sem muitas delongas, desfrute de um ambiente elegante, de um atendimento personalístico e de uma gastronomia sensacional.

Vá então correndo e peça a pizza intitulada de Torino (quatro queijos), ou qualquer outra de sua preferência.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

3 Respostas para “2011

  1. Equipe ondecomo,

    Parabéns pelo trabalho do último ano! este ano estou separando ao menos uma vez por mês passeios aos locais indicados por vcs, valendo a partir de agora!rs

  2. Gostaria de parabenizar pelo site! As descrições dos pratos, ambientes e atentimento estão muito benfeitas e detalhadas, creio que transmitindo de forma quase completa a experiência de cada um dos locais visitados. Vou pegar um tempo para seguir algumas das dicas que com certeza são valiosas. Continuem o ótimo trabalho de compartilhar! Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s