2012

Os melhores 2012

ONDEcomo, nosso querido site de dicas gastronômicas, próximo de seu segundo aniversário, levantou, ao longo de milhares de garfadas e posts, os melhores estabelecimentos da cidade, sempre com avaliações criteriosas, e levando em consideração não só a gastronomia, mas também toda a experiência gastronômica oferecida pelos estabelecimentos.

Até hoje, foram cobertos 8 festivais, visitados mais de 200 estabelecimentos  180 publicações. Esperamos cada vez mais nos tornar uma referência, para que o ONDEcomo possa auxiliá-los como um formidável guia gastronômico em Belo Horizonte, funcionando como um catálogo virtual de pratos e lugares desta tão especial capital mineira.

Assim como feito em nosso primeiro ano, encerraremos então este maravilhoso 2012 com uma formidável lista dos melhores estabelecimentos visitados ao longo do ano, nossas recomendações para toda e qualquer ocasião. Esses são os lugares que nos marcaram e marcaram a história da gastronomia belo horizontina, contando com atendimento diferenciado, ambiente customizado e, é claro, uma culinária não menos que espetacular.

Os Melhores de 2012

Categoria Culinária Francesa:

A formidável Baguete, Demi Baguette

NOTA GERAL: 3.9/5

www.demibaguette.com.br | Rua Antônio Aleixo, 240 – Lourdes | (31) 3054-8888

A casa que aparentemente encerrou suas atividades no final do ano entra entra merecidamente na lista como uma triste menção honrosa. Comandada por um dos mais simpáticos chefs/proprietários de Belo Horizonte o estabelecimento fechou suas portas num regime que, espero intimamente eu, seja apenas temporário. Entrando na lista dos poucos estabelecimentos que conseguem juntar todas as pontas de uma refeição, o Demi Baguette oferecia em seu pequeno cardápio desde aquele que ouso dizer ser o melhor couvert da capital mineira até as tão tradicionais sobremesas francesas. Um lugar que, se algum dia reabrir suas portas, entra para a lista daqueles que certamente devem ser visitados.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOSSA VISITA
 

Categoria Culinária Variada:

Sofisticado e cortês, Villa Roberti

NOTA GERAL: 3.7/5

Rua Celso Porfírio Machado, 1520 – Belvedere – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2534-7714

A casa se enquadra num dos poucos estabelecimentos da capital que evoluíram assombrosamente com o tempo. Em nossa primeira visita, que certamente não renderia sequer uma menção ao estabelecimento nesta lista, a casa parecia débil e sem foco, se portando confusa e oferecendo uma culinária variada que englobava uma forneria, chopperia, parrilla e restaurante italiano. Um triste semblante muito semelhante ao de um restaurante de hotel, que, apesar da finesse, busca agradar a todos os tipos de pessoas e culturas que passam pelos seus quartos, muitas vezes prejudicando sua qualidade gastronômica pela ausência de uma especialidade em seus preparos. O porém aqui fica por conta de nossas demais visitas, realizadas alguns meses após a primeira, que mostravam um completo reposicionamento do estabelecimento, agora sim situado como um especialíssimo italiano, entregando aos seus clientes uma primorosa culinária, além, é claro, de uma nova e EXTREMAMENTE agradável cordialidade no atendimento.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

O franco-italiano, Gomide

NOTA GERAL: 4.0/5

www.gomiderestaurants.com/gomide/ Rua Tomaz Gonzaga, 189 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3292-4928

Com um menu que, como sugerido por nosso título, abriga fusões da culinária francesa e italiana, a casa oferta elaboradas combinações dentro de um elevado ticket médio. Mantendo-se dentro de um excelente padrão, uma excelente cozinha e uma excelente ambientação a casa se estabelece como uma das melhores opções da capital para uma ótima noite romântica. Sem sombra de dúvidas um estabelecimento que imprime em sua cozinha um ótimo e rígido padrão de qualidade, perfeito para ser desfrutado em seu salão interno, rodeado de glamour, ou em seu deck externo, aproveitando o frescor de uma noite quente belo horizontina.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Franguinho sem defeitos, L’esperto Galeteria

NOTA GERAL: 4.5/5

www.lespertogaleteria.com.br Avenida Cristóvão Colombo, 550 – Savassi – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3227-8044

Com um toque descontraído e ainda assim familiar a casa não é menos que acertiva em sua proposta, oferecendo uma opção ótima de refeições para todas as ocasiões. Definitivamente um excelente lugar para um almoço em família, para um happy hour ou para uma descontraída tarde de seu final de semana com os amigos! As porções são fartas, as opções agradam qualquer idade e o ambiente é muitíssimo condizente com a proposta, tudo isso ainda é acompanhado de uma não menos que excepcional relação custo/benefício! E então, o que vocês estão esperando?

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

Categoria Culinária Árabe:

Refúgio dos aromas encantadores, Casa de Abrahão

NOTA GERAL: 4.5/5

www.bistroarabe.com | Rua Dois, 29 – Retiro do Chalé – Brumadinho – MG | Tel: (31) 3575-6084

A Casa de Abrahão não funciona como um restaurante comum do centro da cidade, o intuito de seus clientes não é o de subitamente decidir sair para comer e por ventura acabar lá. A proposta aqui é outra: reúna seus amigos ou sua família, ligue e reserve seu lugar (afinal nada mais ingrato que viajar por uma hora para descobrir que a casa está lotada), coloque todo mundo no carro e pegue estrada rumo à casa árabe mais simpática de toda a região.

Vá com muito tempo para falar sobre tudo ou sobre nada, aproveite a companhia de amigos, família ou cônjuge, degustem de tudo e estendam seu tempo para poder comer com calma, podendo até, para os amantes do habito, fumar um narguilé. Coma quantos pães folha puder – acredite, você vai ficar desejando um fornecimento próprio mais tarde – e escolha um bom vinho para acompanhar sua refeição.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

Categoria Bares e Pubs 

Do almoço ao happy hour, Djalma Mercearia

NOTA GERAL: 3.9/5

Rua Jornalista Djalma Andrade, 14/22 – Belvedere – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2514-1400

O Djalma, em meio a restaurantes e pizzarias carérrimas do Belvedere, é um achado. Muitíssimo bem localizado, ao lado da Lagoa Seca, o bar tem qualidade e um ambiente por vezes mais requintado que o padrão, retendo suas características boêmias, porém nunca num estilo copo sujo. Especializada em embutidos (tema de vários itens decorativo muito simpáticos da casa) e carnes em geral a casa é uma boa pedida tanto do almoço ao happy hour, contendo diversos pratos preparado com esmero e um agradável toquinho caseiro.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

Sulista e boêmio, Dorival Bar & Parrilla

NOTA GERAL: 3.9/5

Alameda da Serra, 891 – Vila da Serra – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3643-4311

O Dorival muito se assemelha a seu primo, o Djalma, também indicado aqui entre os melhores de 2012. Porém o estilo mercearia/salumeria aqui é substituído por uma parrilla uruguaia, provendo estilos mais gaúchos ao lugar. As sugestões e pratos do dia são escritos nos quadros negros distribuídos por todo o salão, conferindo um quê de armazém que combina, e muito, com a proposta. Com um cardápio abarrotado de iguarias para agradar a todos, desde variadas carnes e suas inúmeras opções de acompanhamentos, até os mais típicos petiscos e entradinhas, com direito às tradicionalíssimas empanadas.

Para o Dorival então a dica é chegar cedo para poder escolher um lugar e não precisar esperar na fila. Preferencialmente desprenda um belo tempo de seu dia para curtir uma maravilhosa estadia, degustando de tudo um pouco e, é claro, harmonizando seu almoço ou jantar com formidáveis cervejas especiais.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

Categoria Culinária Contemporânea:

Criativo e elegante, O Dádiva

NOTA GERAL: 4.1/5

www.odadiva.com.br | Rua Curitiba, 2202 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3292-9810

Numa das mais famosas esquinas do Lourdes, o local do O Dádiva não poderia ser melhor. Seu ponto é nobre, movimentado, e de enorme visibilidade e imponência. Seu ambiente também não fica atrás, misturando toques clássicos com modernos, desde suas paredes de vidro num pé direito duplo até as enormes cortina brancas, passando, é claro, pela sua igualmente bela adega. Servindo massas, frutos do mar, carnes e aves muito bem preparadas, sempre bem acompanhadas de molhos ou guarnições mais ou menos tradicionais, a casa ganha pontos com um cardápio variado e bastante inovador sem, é claro, perder todo o cuidado de um ótimo preparo.

Nossa dica então é apara uma visita acompanhada, a casa é animada e um excelente local para se comemorar uma data ou colocar a conversa em dia. Escolha o que mais lhe apetecer e deguste da maestral execução de seus pratos, não se esquecendo jamais da presença do maitre, que é perfeitamente capaz de recomendar e explicar qualquer um dos pratos.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
 

Cultura e gastronomia, Café do Museu

NOTA GERAL: 4.0/5

www.cafedomuseu.com.br
Avenida Prudente de Morais, 202 (Mezanino) – Cidade Jardim – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3291-5320

Clássico e bem posicionado o Café do Museu se encontra dentro do Museu Histórico Abílio Barreto, podendo ser uma ótima opção de programa para toda uma tarde culturalmente apetitosa. Servindo uma gastronomia ítalo-contemporânea o formidável estabelecimento é ideal para ser degustado à dois, aproveitando-se bastante de seu ambiente romântico e de sua avantajada carta de vinhos, ou então, usufruir de sua localização privilegiada para uma excelente refeição com amigos ou família, antes ou depois de uma visita ao museu.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Revelação, Ephigênia Bistrô

NOTA GERAL: 4.1/5

Rua Grão Pará, 20 – Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2535-3065

Com uma decoração de saltar aos olhos que exala extrema simpatia, abarrotada de cores variadas muitíssimo bem mescladas a casa não é menos que aconchegante, deixando sua ambientação muito bem pontuada e levemente alternativa. Para completar o visual deslumbrante e inusitado ela ainda oferece um cardápio extremamente bem montado, com uma ampla variação de ingredientes e preparos, deixando aqueles mais indecisos com severas dúvidas do que se degustar. Só tomem então certo cuidado com as quantidades, uma vez que alguns pratos foram suficientemente bem servidos enquanto outros decepcionaram em sua quantidade, portanto, talvez dividir uma entrada que não o couvert seja uma excelente opção.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

O surpreendente, Café de la Musique

NOTA GERAL: 3.9/5

www.cafedelamusiquebh.com.br
Rua Bárbara Heliodora, 123 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2512-3852

Detalhes pontuais conferem uma nobreza sem igual ao lugar e deixam claro para todos ali as intenções da casa que, após as doze badaladas, se transforma numa muito bem elaborada boate. Se de um lado seu ambiente muito focado para seu funcionamento das altas horas pode gerar questionamento para aqueles interessados apenas em sua gastronomia, do outro, basta abrir seu menu para compreende quão sério e direto são seus ideais. Oferecendo uma reduzida e altamente bem selecionada gama de opções para seus clientes, o Café de la Musique e seu sempre inovador chef Bruno Faro buscam misturar vertentes de gastronomia molecular com ingredientes da culinária mundial, sem, é claro, se esquecer de certa predileção pelos exóticos itens mais abrasileirados.

Um estabelecimento ideal para aqueles que buscam um jantar de qualidade em um ambiente muitíssimo bem elaborado, perfeito para uma noite elegante com amigos e parceiros que, caso seja de interesse de todos, pode ser prolongado até as altas horas, finalizando sua noite com muita dançando e diversão.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Crocante e saboroso, Casa 2

NOTA GERAL: 4.2/5

Rua Antônio de Albuquerque, 1354 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 2531-1142

Se lembram do B Bistrô, uma hamburgueria no Lourdes, que avaliamos aqui no site? Pois bem, ela foi dividida em três ambientes, um deles que permanece servindo hambúrgueres, outro que funciona na sobreloja servindo brigadeiros gourmet de segunda à sexta e finalmente o último, que se tornou a Casa 2, com um menu mais tradicional de restaurante. Seu cardápio um pouco voltado aos petiscos e aos drinks oferece inúmeras opções de entradas e alguns poucos pratos bem servidos, todos bem executados e simpaticamente temperados.

Para a experiência então recomendamos dividir uma ou mais entradas, escolher um prato principal e algum drink para acompanhar, passar algum tempo papeando com amigos sobre a vida e degustar de um estabelecimento maravilhoso e com um preço justo, talvez até, apara os mais aventureiros, encerrando também sua refeição com uma sobremesa do andar de cima, como o Petit Gateau de Brigadeiro.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Bruschettas e vinho, Bruscato

NOTA GERAL: 4.1/5

www.bruscatobh.com | Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3291-0188

Estabelecido num imóvel não muito grande, porém muito vistoso, de pé direito duplo, e com mesas externas muito agradáveis o Bruscato é um achado das noites boêmias da cidade. Seu planejamento, especialmente em sua área externa, consegue criar um ambiente perfeito para se bater papo, degustar suas brusquetas e beber um bom vinho.

Seus sabores são inúmeros, e nossas sugestões moldáveis para cada individuo, porém uma coisa é certa, seja optando por se aventurar nos pratos oferecidos que também são excelentes, ou se mantendo em suas entradas tão especiais, o estabelecimento se encontra no ponto perfeito para se curtir um ambiente agradável em boa companhia com excelente gastronomia.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA

Categoria Culinária Portuguesa:

Para a família, Verde Gaio

NOTA GERAL: 4.1/5

www.verdegaio.com.br  | Rua Santa Catarina, 778 – Lourdes – Belo Horizonte – MG | Tel: (31) 3275-4122

O tradicional português da capital fica numa das regiões antigas da cidade, mantendo em sua construção detalhes históricos muito simpáticos e agradáveis. Há de se convir que os mineiros hão de ficar mais confortáveis em um restaurante que é tão conservador, e gosta de evidenciá-lo desde sua fachada até sua decoração. Seu cardápio agrupa uma coleção de preparos e acompanhamentos de bacalhau, desde sua versão de entrada, em simpáticos e não tão pequenos bolinhos fritos, até uma grande porção que serviria até mesmo uma família de 4 pessoas. Em geral, todas as porções são bastante bem servidas, e o restaurante ainda serve algumas opções para os não tão fãs do peixe de cheiro forte.

Um lugar ideal para um almoço ou jantar, seja ele em família ou em grupos grandes, com um atendimento simplesmente sensacional. Recomendamos provar algum dos tradicionais peixes da casa, com algum arroz ou outra guarnição de sua preferência. Aproveite a aconchegante ambientação e o excepcional atendimento dos garçons, e desfrute de uma belíssima refeição num dos mais tradicionais estabelecimentos de Belo Horizonte que, felizmente (e diferente de muitos outros), merece todo o prestígio que tem.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NOSSA VISITA
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s